A bordo do novo Kia Sportage:  tecnologia e design para interior premium

Notícias

A bordo do novo Kia Sportage: tecnologia e design para interior premium

A bordo do novo Kia Sportage:  tecnologia e design para interior premium

10 Novembro 2021

  • Habitáculo centrado no condutor foi concebido especificamente para o mercado europeu
  • Monitor curvo integrado, com tecnologia de ponta, exibe funções de condução e entretenimento em alta definição
  • Ergonomia de excelência: condução mais intuitiva graças a comandos dispostos de forma inteligente
  • Materiais cuidadosamente selecionados para uma sensação premium
  • Organização do interior resulta num ambiente amplo e relaxante
  • O novo Kia Sportage chega a Portugal no 1º Trimestre de 2022

 



 

10 de novembro de 2021 – Pela primeira vez na história de quase três décadas do Kia Sportage, a nova geração do mais bem-sucedido SUV da marca apresenta um interior especificamente desenhado de acordo com as preferências dos consumidores europeus. Centrado no condutor e dominado por novas tecnologias de bordo, o habitáculo do Kia Sportage é uma fusão de tecnologia avançada, equipamentos luxuosos, materiais de excelência e estilo moderno, garantindo que os ocupantes permanecem confortáveis, concentrados e ligados ao mundo em todas as viagens.

 

O interior do novo Sportage foi desenhado de forma a que todos os seus comandos possam ser acedidos de forma rápida e fácil. À entrada, o condutor é saudado por um marcante ecrã curvo integrado no tablier que dá acesso a dois monitores de alta definição de 12,3 polegadas e ajuda a proporcionar uma experiência quase cinemática. Localizado na linha de visão do condutor, o painel de instrumentos beneficia da mais recente tecnologia LCD para oferecer imagens precisas e nítidas. No centro, um ecrã tátil de alta tecnologia que satisfaz os requisitos do condutor e dos passageiros em conectividade, funcionalidade e facilidade de utilização.

 

O novo Sportage apresenta uma conectividade total, dando acesso à aplicação para smartphones Kia Connect, que permite aos utilizadores estabelecer ligações remotas com o veículo. Os condutores poderão sincronizar os seus calendários, planear viagens com a navegação online e aceder a funções de bordo fundamentais, como os avisos de trânsito, as informações sobre postos de abastecimento da região e os boletins meteorológicos, tudo em tempo real. Um simples toque na secção de Monitorização Remota da aplicação Kia Connect fará com que esta avise o condutor se este tiver deixado alguma porta ou janela mal fechadas, ou lhe indique o local onde o veículo ficou estacionado.

 

Comandos intuitivos

Todas as interfaces foram concebidas de modo a serem altamente intuitivas, tornando-se fáceis de comandar e de alcançar. Um sistema integrado de comando do infotainment e do ar condicionado torna o tablier mais simples e organizado, ao mesmo tempo que garante um acesso fácil aos comandos de ambos os sistemas, sem necessidade de navegação por vários menus. O travão de estacionamento eletrónico, equipamento de série em todas as versões, encontra-se localizado junto ao volante, ajudando assim a libertar espaço na consola central.

 

A conceção do habitáculo teve em conta a necessidade de garantir que os ocupantes teriam espaço para descontrair e apreciar cada viagem. Consoante a versão, a consola central apresenta um comando “shift-by-wire” da caixa de velocidades, fácil de ver e de alcançar, ao mesmo tempo que uma base para smartphones disponibiliza carregamento sem fios de alta velocidade (15 W). O sistema de ar condicionado de três zonas, por seu turno, permite aos ocupantes dos bancos dianteiros e traseiros adaptarem a temperatura interior, para maior conforto. Os equipamentos de conforto dominam o habitáculo, como é o caso dos carregadores rápidos USB, dos cabides multiusos na traseira dos encostos dos bancos, ou dos bancos traseiros parcialmente rebatíveis (40:20:40), que facilitam o transporte de objetos mais volumosos.

 

Materiais cuidadosamente selecionados

Levando em conta a enorme popularidade do Sportage na Europa, os designers da Kia pesquisaram os gostos dos clientes desta região antes de selecionarem as cores, os materiais e os padrões para os bancos e acabamentos. Foram escolhidos exclusivamente materiais da mais alta qualidade, suaves ao toque, altamente resistentes e capazes de criar uma sensação de luxo e exclusividade. Ao mesmo tempo, a iluminação ambiente “mood lighting” torna o habitáculo num espaço onde todos os ocupantes se sentem permanentemente bem-vindos.

 

As entradas de ar esteticamente detalhadas, inspiradas no alumínio, e a faixa de assinatura que se estende a toda a largura do tablier, prolongando-se pelos revestimentos das portas, ajudam a conferir uma aparência luxuosa ao novo Sportage.

 

Na versão GT-line, que ocupa o topo da gama, os acabamentos acentuam ainda mais a natureza dinâmica e desportiva deste SUV. A camurça e o couro pretos, de extrema qualidade, destacam-se no revestimento dos bancos. Também em preto, o forro do teto e as inserções decorativas de camurça reforçam a sensação intimista desta versão do Sportage. O volante desportivo e ergonómico, de fundo achatado e ostentando orgulhosamente o emblema GT-line, reforça a agilidade na condução e oferece ao condutor uma sensação de maior envolvimento.

 

Espaço interior inteligente

As proporções interiores do novo Sportage foram especificamente trabalhadas segundo os gostos dos clientes europeus, conjugando o carácter prático com a funcionalidade e a versatilidade. A distância entre eixos compacta, de 2680 mm, a largura de 1865 mm, o comprimento de 4515 mm e a altura de 1645 mm oferecem a este mais recente SUV da Kia um interior altamente espaçoso, tanto para os passageiros como para a respetiva bagagem.

 

O Sportage oferece ao condutor e ao passageiro dianteiro uma amplitude de espaço que os fará sentir-se verdadeiramente confortáveis, enquanto os ocupantes da segunda fila são presenteados com nada menos de 996 mm de espaço para as pernas, graças ao design desportivo e compacto dos bancos dianteiros. Tais dimensões não significam, contudo, um sacrifício da capacidade de carga, que se situa nos 591 litros (VDA) e pode chegar aos 1780 litros com os bancos traseiros rebatidos*.

 

Para além da versão equipada com motor de combustão interna (ICE), o novo Sportage também estará disponível nas versões híbrida (HEV) e híbrida plug-in (PHEV), oferecendo experiências amigas do ambiente sem comprometer o prazer de condução. A conceção dos HEV e PHEV foi pensada de forma a não sacrificar o espaço para os passageiros ou para a carga. No caso do Sportage HEV, a bateria está localizada sob a segunda fila de bancos, resultando num espaço para as pernas e num volume de bagageira semelhantes aos das versões ICE. Na versão PHEV, a bateria de alta tensão fica alojada na parte inferior da carroçaria, garantindo uma distribuição do peso equilibrada e um espaço interior prático, confortável e versátil.

 

Fabricado na Europa, o novo Kia Sportage chega a Portugal no 1º Trimestre de 2022.

 Fonte: Kia Portugal

voltar à listagem