Adeus “Kobi”, olá “EVA”:  Chegou o novo “chatbot” da Kia Portugal

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Adeus “Kobi”, olá “EVA”: Chegou o novo “chatbot” da Kia Portugal

Adeus “Kobi”, olá “EVA”:  Chegou o novo “chatbot” da Kia Portugal

05 Maio 2021

Depois do “Kobi”, vem a “EVA”: o novo “chatbot” da Kia Portugal adota uma nova identidade e surge com mais funcionalidades, tudo para reforçar e humanizar a experiência do contacto digital com a marca. Esta nova vida do “robô” de conversação online introduz uma avançada forma de interação e de venda de automóveis em ambiente digital.

 

A experiência da Kia Portugal com a interação digital via “chat” automatizado remonta a 2019, quando a marca lançou o “Kobi”, cuja recetividade levou à decisão de o fazer evoluir. A partir de agora, a janela de conversação é assegurada pela “EVA”, que passa a estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, na web da Kia, em www.kia.pt.

 

O nome diz (quase) tudo: “EVA” surge na sequência da denominação “EV” da nova geração de veículos elétricos da marca, cujo primeiro modelo, o EV6, já está disponível para pré-reservas no nosso país, antecipando a chegada em outubro. Mas há mais: a “EVA” introduz uma voz feminina, de acordo com o tom de comunicação da nova marca Kia, e permite uma maior humanização da experiência, fruto de um desenvolvimento mais avançado do algoritmo de conversação.

 

A “EVA” é também mais “expedita” que o “Kobi”… tudo porque pode resolver mais problemas ao cliente no imediato, como por exemplo fazer uma ligação direta ao site de e-commerce da marca, o Kia Vibe, quando o cliente procura um determinado modelo. Ou ainda fazer ligação direta para marcação de revisão. A “EVA” também está lá nos momentos difíceis, se for caso disso, porque também ajuda a fazer uma reclamação.

 

Na altura da despedida, honra seja feita ao “Kobi”: assegurou, em pouco mais de dois anos, 162 732 interações com clientes da Kia Portugal, e alimentou 63 359 conversações. Se não fosse o seu sucesso, não haveria “EVA”.

 

Os “chatbots” (do inglês “chat” – conversa; “bot” – robô) consistem em técnicas de software personalizadas que permitem a interação automatizada com visitantes dos websites, estabelecendo uma conversação dinâmica. Fruto dos avanços nesta área, é crescente a sofisticação e também o número de grandes companhias globais que aderem a estes “robôs” de software nas suas plataformas de contacto com o grande público.

O “chatbot” começa por identificar o visitante de modo a perceber se este já possui uma viatura ou se é um novo comprador. Esta seleção possibilita o alinhamento do seu discurso, consoante o tipo de visitante com quem está a interagir. Torna-se assim numa importante e dinâmica ferramenta digital, em constante evolução, que ajudará a impulsionar a estratégia digital da marca. O compromisso da Kia Portugal é o de que todos os consumidores tenham uma resposta imediata a qualquer questão, ou seja, uma experiência online cada vez mais eficiente e útil.

Fonte: Kia Portugal

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