Kia integra projeto de larga escala  para limpeza dos oceanos

Notícias

Kia integra projeto de larga escala para limpeza dos oceanos

Kia integra projeto de larga escala  para limpeza dos oceanos

12 Maio 2022

  • Parceria global de sete anos com a The Ocean Cleanup
  • Apoio financeiro e material para operações de limpeza nos oceanos e construção de barreiras e filtração em rios
  • Marca pretende integrar plástico reciclado proveniente das recolhas no processo de fabrico dos seus modelos
  • Projeto insere-se em objetivo mais amplo de se tornar num fornecedor de soluções de mobilidade sustentáveis



10 de maio de 2022 - A exploração conjunta de soluções que contribuam para tornar mais eficaz a limpeza dos oceanos, contribuindo assim para um futuro mais sustentável, é o objectivo da parceria estabelecida entre a Kia e a The Ocean Cleanup, organização sem fins lucrativos sediada nos Países Baixos. Formalizando uma ligação de sete anos, o protocolo foi assinado na sede da Kia, em Seoul, pelo presidente e CEO da Kia Corporation, Ho Sung Song, e pelo fundador e CEO da The Ocean Cleanup, Boyan Slat.

 

A The Ocean Cleanup é uma organização que desenvolve e tecnologias capazes de remover plástico dos oceanos, através da sua captura a montante, ainda nos rios, bem como daquele que já se encontra acumulado no mar.

 

Para a captura direta no mar, a organização está a desenvolver sistemas de grande amplitude que permitem a sua concentração, preparando-o para remoção periódica. De forma a diminuir a quantidade de plástico que chega ao mar através dos rios, a The Ocean Cleanup desenvolveu uma solução filtrante designada Interceptor™, que captura e extrai objetos de plástico das águas fluviais, evitando que cheguem aos oceanos.

 

Enquanto parceiro global oficial, a Kia vai prestar apoio financeiro às operações de remoção de plástico dos oceanos e à construção de vários dispositivos Interceptor™. Paralelamente, a marca pretende criar um sistema de circulação de recursos que visa evitar que o plástico recolhido acabe novamente no ambiente, através da sua integração nos processos de produção.

 

No âmbito deste acordo, a Kia irá ainda fornecer quatro veículos elétricos (um EV6 e três Niro EV) à sede da organização, localizada nos Países Baixos. Por seu turno, a The Ocean Cleanup fornecerá à Kia uma parte do plástico recolhido e partilhará com a marca os resultados dos seus estudos e outros dados relevantes sobre a diminuição da poluição relacionada com aquele material.

 

A visão da Kia quanto a um futuro sustentável não reside apenas no desenvolvimento dos seus modelos e respetivas áreas de produção – foca-se também na promoção de transformações positivas para o planeta”, sublinhou Ho Sung Song. “A Kia vai continuar a apoiar movimentos inspiradores através de parcerias com entidades como a The Ocean Cleanup, que apresentem tecnologias e ideias inovadoras", acrescentou.

 

Boyan Slat, fundador e CEO da The Ocean Cleanup, afirma por seu lado que “o plástico não é intrinsecamente um material mau, mas devemos usá-lo de uma forma responsável. Além da limpeza propriamente dita, queremos demonstrar, em conjunto com a Kia, como o plástico reciclado pode ser usado de forma sustentável. Esperamos conseguir inspirar outras empresas e entidades a fazer o mesmo. O objetivo é garantir que o plástico que recolhemos não acaba novamente a poluir o ambiente e em simultâneo aproveitar o seu valor para apoiar ainda mais os nossos esforços de limpeza”.

 

 

Modelos da Kia com 20% de plástico reutilizado até final da década


Esta parceria é chave na visão empresarial da Kia, que tem por fim a sua afirmação como fornecedor de soluções de mobilidade sustentável. A marca planeia aumentar a sua percentagem de reutilização de plástico para os 20% até 2030, ao mesmo tempo que espera contribuir ainda mais para a proteção do ambiente através da criação e ativação de um "Ciclo de Reciclagem Virtuoso", que diminuirá o impacte ambiental do desmantelamento de veículos em fim de vida.


A Kia deu um importante passo no seu compromisso para um futuro mais sustentável aquando da apresentação do novo Niro, no Salão da Mobilidade de Seoul, em novembro de 2021. O novo modelo utiliza materiais sustentáveis desenvolvidos a partir de papel de parede reciclado, folhas de eucalipto e tinta à base de água para minimizar o seu impacte no ambiente e diminuir o desperdício. A Kia planeia expandir a aplicação de materiais amigos do ambiente a um crescente número de componentes dos seus automóveis, assim como deixar de utilizar couro de origem animal em toda a gama.



 

 

# # #

 

 

Sobre a The Ocean Cleanup         
A The Ocean Cleanup desenvolve e promove tecnologias que visam a eliminação do plástico existente nos oceanos. Para alcançar este objetivo, adota uma dupla abordagem: conter a chegada de plástico proveniente dos rios ao mar e limpar aquele que já se encontra acumulado nos oceanos. Fundada em 2013 por Boyan Slat e sediada em Roterdão, nos Países Baixos, a The Ocean Cleanup conta atualmente com uma equipa de colaboradores multidisciplinar, composta por aproximadamente cem elementos.

 

Mais informações disponíveis no website theoceancleanup.com ou através das redes sociais em @theoceancleanup.

voltar à listagem