Kia vence Campeonato FIA de Novas Energias

Notícias

Kia vence Campeonato FIA de Novas Energias

Kia vence Campeonato FIA de Novas Energias

14 Janeiro 2022

  • Kia vence na tabela dos Construtores do “E-Rally”
  • Espanhol Eneko Conde Pujana sagra-se campeão ao volante de um e-Niro

 

 

Lisboa, 06 de janeiro de 2022 – A Kia sagrou-se vencedora entre os construtores no Campeonato FIA de Novas Energias 2021, competição internacional inteiramente dedicada a veículos elétricos e que se desenrola em eventos de regularidade.

 

Na tabela de pilotos, o vencedor da temporada 2021 foi o espanhol Eneko Conde Pujana, que tripulou um Kia e-Niro.

 

Este campeonato, que tem a chancela da Federação Internacional do Automóvel (FIA), é exclusivo a veículos elétricos de produção, matriculados e sem qualquer tipo de modificação, permitindo assim que os concorrentes utilizem os seus automóveis destinados de condução quotidiana. Os protótipos também são permitidos, mas apenas se forem de uso diário pelos seus proprietários e homologados para circulação rodoviária dentro da UE.

 

O Campeonato, também conhecido como “E-Rally”, teve em 2021 um total de oito provas, em sete países europeus, entre os quais Portugal, onde se realizou o Oeiras Eco Rally. Eneko Conde Pujana venceu a tirada desta prova europeia no nosso país, tendo ainda levado o seu e-Niro ao primeiro lugar numa das duas provas realizadas em Espanha, assim como no evento da Eslovénia.

 

O Kia e-Niro é uma das faces visíveis da aposta da Kia na mobilidade sustentável, tendo merecido o reconhecimento com vários prémios nacionais e internacionais. Em Portugal, foi eleito “Carro Elétrico de Empresa” em 2020 pelos Prémios Fleet Magazine, fruto dos argumentos de versatilidade e da eficiente proposta de custos de operação em contexto profissional. A nova geração deste modelo deverá chegar a Portugal durante o segundo semestre deste ano.

 

A Kia, recorde-se, assumiu um compromisso, transversal, ao longo de toda a sua cadeia de valor, com a mobilidade sustentável e com a neutralidade carbónica, que pretende alcançar em 2045.

 Fonte: Kia Portugal

voltar à listagem