Alfa Romeo F1 Team Stake ensaiou estratégia agressiva, mas ficou sem pontos no Grande Prémio de Singapura

Notícias

Alfa Romeo F1 Team Stake ensaiou estratégia agressiva, mas ficou sem pontos no Grande Prémio de Singapura

Alfa Romeo F1 Team Stake ensaiou estratégia agressiva, mas ficou sem pontos no Grande Prémio de Singapura

18 Setembro 2023

  • O aumento de ritmo na corrida por parte dos adversários, uma largada da via das boxes e um abandono, acabaram por deixar o Alfa Romeo F1 Team Stake fora dos pontos.
  • Contas feitas, Valtteri Bottas abandonou devido a problemas técnicos e Zhou Guanyu conseguiu recuperar até ao 12º posto depois de ter largado das boxes.

 

O Alfa Romeo F1 Team Stake correu ferozmente sob as luzes de Marina Bay, mas o aumento do ritmo no confronto de domingo não foi suficiente para trazer para casa os pontos. Zhou Guanyu teve uma boa recuperação após um arranque das boxes, correndo para os pontos graças a uma estratégia agressiva da equipa; no final, no entanto, teve de se contentar com o 12º lugar, fora dos dez primeiros. O seu companheiro de equipa, Valtteri Bottas, também esteve nas posições de pontos a meio da corrida, mas viu a sua prova terminar devido a um problema técnico antes das últimas voltas.

A equipa fará um balanço deste evento, antes de rumar ao Japão para a corrida da próxima semana em Suzuka: com o novo pacote de atualização a atingir a maturidade, o Alfa Romeo F1 Team Stake espera um passo em frente no desempenho.

 

Alessandro Alunni Bravi, Responsável da equipa: "Foi uma corrida difícil no final de um fim de semana exigente e acabámos por não atingir o nosso objetivo. Optámos por fazer extensas alterações no carro do Zhou para explorar mais opções de configuração e funcionou, trazendo mais ritmo para a corrida. O desempenho de Zhou foi sólido, ele estava na luta pelos pontos, mas o VSC tardio prejudicou a sua corrida. Valtteri teve uma corrida mais difícil: a decisão de começar com pneus duros deu frutos quando o Safety Car saiu e ele subiu para o 10º posto, mas no final não tivemos ritmo suficiente para manter a posição contra os monolugares com pneus novos. A sua corrida foi interrompida por um problema técnico e vamos ter de ir ao fundo da questão para perceber o que aconteceu. Agora temos alguns dias para nos prepararmos para Suzuka: voltar a correr é bom, pois temos a oportunidade de nos concentrarmos totalmente no nosso desempenho, numa pista que deve ser mais adequada ao nosso carro e às nossas novas atualizações. Não há frustração na equipa, apenas determinação para voltar a pontuar."

 

Valtteri Bottas (monolugar 77):

Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 03/Ferrari)

Classificação final: Abandono

Volta mais rápida: 1:38.075 (volta 51)

Pneus: Duros novos (40 voltas) – Médios novos (11 voltas)

"Sabíamos que tínhamos de fazer algumas apostas hoje, tendo em conta a nossa posição de partida e o ritmo que esperávamos ter. O momento do Safety Car não funcionou para nós - foi demasiado cedo - e não podíamos parar para mudar para os médios nessa fase, na esperança de os levar até ao final da corrida. Não estávamos a progredir muito e, eventualmente, a nossa corrida terminou com um problema técnico: tivemos de parar o carro por precaução e vamos ter de perceber o que aconteceu. Hoje não foi realmente o nosso dia, mas pelo menos aprendemos muito sobre as nossas atualizações: esperamos que nos ajudem mais em Suzuka, por isso vamos ter de otimizar o nosso pacote e transformar todos os dados que temos em desempenho. Estou ansioso por Suzuka: é a minha pista preferida e mal posso esperar por lá estar."

 

Zhou Guanyu (monolugar 24):

Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 03/Ferrari)

Classificação final: 12º

Volta mais rápida: 1:39.316 (volta 46)

Pneus: Macios novos (2 voltas) – Duros novos (18 voltas) – Médios novos (42 voltas)

"Sabíamos que tínhamos de tentar uma estratégia agressiva para recuperar terreno, por isso decidimos, como equipa, parar na segunda volta e colocar pneus duros, na esperança de beneficiar de um Safety Car mais tarde na corrida. A aposta quase funcionou, o SC veio, mas infelizmente demasiado cedo: o seu ‘timing’ era perfeito para os que começavam com pneus médios e empurrou-nos para trás. No último Safety Car Virtual, comprometemo-nos a não voltar a parar para os pneus macios, jogando os dados na esperança de outra neutralização, mas nada aconteceu e, no final, perdemos lugares para os que estavam com pneus novos. Sabíamos que marcar pontos seria difícil, especialmente com dois Red Bull a perseguirem-nos desde o fundo, mas o nosso ritmo era encorajador. Estávamos na luta pelos dez primeiros e penso que tínhamos uma hipótese se as circunstâncias tivessem sido um pouco diferentes. Podemos estar satisfeitos com alguns dos progressos que demonstrámos, senti que hoje fomos mais competitivos. Esta pista ia ser sempre difícil para nós, mas penso que podemos dar mais passos em frente nas próximas corridas."


Fonte: Stellantis Alfa Romeo 

voltar à listagem