Alfa Romeo F1 Team Stake fechou a temporada no Grande Prémio do Abu Dhabi sem conto de fadas

Notícias

Alfa Romeo F1 Team Stake fechou a temporada no Grande Prémio do Abu Dhabi sem conto de fadas

Alfa Romeo F1 Team Stake fechou a temporada no Grande Prémio do Abu Dhabi sem conto de fadas

27 Novembro 2023

  • Chegou ao final da temporada 2023 do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 no Grande Prémio do Abu Dhabi, mas sem haver um conto de fadas.
  • Zhou Guanyu ficou no 17º lugar, enquanto Valtteri Bottas terminou a corrida apenas no 19º posto, deixando o Alfa Romeo F1 Team Stake na nona posição entre os construtores.


O Alfa Romeo F1 Team Stake encerrou a temporada de 2023 sob os holofotes de Yas Marina, mas não houve um final de conto de fadas para a nossa campanha, já que Zhou Guanyu e Valtteri Bottas terminaram em 17º e 19º no Grande Prémio de Abu Dhabi.

O resultado desta noite confirma a classificação final dos Construtores, com a Alfa Romeo F1 Team Stake a conquistar o nono lugar no campeonato. A temporada de 2023 que acaba foi longa e desafiadora, mas, após o teste da próxima semana em Yas Marina, os preparativos já começarão para uma nova campanha.

A corrida desta noite também marcou o capítulo final da nossa parceria com a Alfa Romeo. Depois de seis anos frutíferos que trouxeram benefícios para ambas as marcas, dentro e fora da pista, os nossos caminhos dividem-se: guardaremos as memórias desta relação, dos altos e baixos, enquanto os vemos partir para o seu novo caminho, desejando-lhes o melhor para o futuro.

Alessandro Alunni Bravi, Responsável da equipa: "A coisa mais importante a dizer hoje, depois de uma época tão longa e difícil, é agradecer à Alfa Romeo por seis épocas de sucesso em conjunto. É claro que não atingimos todos os objetivos que tínhamos definido para nós próprios, mas hoje queremos prestar homenagem a um parceiro que tem sido fundamental para o crescimento da nossa equipa, que se juntou a nós em 2017 quando poucos confiavam no nosso futuro. Agora, se podemos olhar para o futuro com confiança e com uma base sólida, é também graças à Alfa Romeo e às pessoas da sua empresa que nos ajudaram como equipa. O primeiro pensamento é para Sergio Marchionne e, hoje, para Jean Philippe Imparato e toda a sua equipa. A corrida desta noite refletiu toda a nossa época: no final, a posição no campeonato de construtores corresponde ao ritmo que conseguimos mostrar. Temos de manter a cabeça fria, sabendo que temos de trabalhar arduamente e utilizar as lições que aprendemos para melhorar. A maior delas é que temos de trabalhar todos os dias em equipa, tendo confiança nas nossas pessoas e no nosso trabalho, mas sabendo que ninguém nos vai dar nada de graça. Isto é importante: é o fim de uma época esta noite, mas o início de uma nova amanhã. No teste da próxima semana, teremos de recolher o máximo de dados possível para resolver os nossos problemas. Quero agradecer a todas as pessoas que trabalharam aqui e em Hinwil pelo seu trabalho árduo esta época e aos nossos parceiros da Ferrari pelo seu apoio ao longo do ano: também, apesar de nunca ter falado de mim, quero agradecer a todos por me deixarem representá-los, esperando que o tenha feito da melhor forma possível - nos bons e nos maus dias. A corrida foi muito dura. Vimos que o ritmo não era suficiente para competir pelos pontos: foi assim que aconteceu, mas ao despedirmo-nos dos nossos fãs, queremos que saibam que vamos trabalhar arduamente para voltarmos mais fortes."


Valtteri Bottas (monolugar #77):

Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 02/Ferrari)

Classificação final: 19º

Volta mais rápida: 1:29.863 (volta 42)

Pneus: Duros novos (29 voltas) – Medios novos (28 voltas)

"Infelizmente, não tivemos ritmo suficiente esta noite. Tentámos duas estratégias diferentes nos carros e eu fiz uma paragem, mas os pneus acabaram por se desgastar e não conseguimos fazer o progresso de que precisávamos. Em última análise, tem sido essa a história desta época - nunca tivemos ritmo de base suficiente para formar um desafio decente e conseguir constantemente terminar nos pontos. Foi, sem dúvida, uma época longa para todos nós, tanto na pista como em casa, em Hinwil, e estou contente por estar agora a passar algum tempo longe da pista, para recuperar e recarregar energias. Quero agradecer a todos os que trabalharam arduamente durante todo este tempo - a equipa aqui na pista, a nossa equipa na Suíça e a Ferrari - por tudo o que fizeram. Também quero agradecer à Alfa Romeo por estes anos e desejar-lhes felicidades para o futuro: estou orgulhoso por ter feito parte da sua história. Agora, o foco muda para 2024: o conceito do carro do próximo ano, pelo que vi, é interessante, e vamos trabalhar arduamente durante o inverno para voltarmos mais fortes na próxima época."


Zhou Guanyu (monolugar #24):

Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 01/Ferrari)

Classificação final: 17º

Volta mais rápida: 1:28.746 (volta 43)

Pneus: Médios novos (13 voltas) – Duros novos (21 voltas)

"Não é o melhor resultado para terminar a época, mas pelo menos fomos para a pista e tentámos tudo o que podíamos. Não estou muito surpreendido com o nosso ritmo de hoje, uma vez que a sensação no carro e o ritmo foram consistentes com os de ontem na qualificação: apenas não tivemos ritmo suficiente nestas condições. É o fim de uma época longa e difícil: terminamos com algumas boas recordações, como o domingo em Doha ou a nossa qualificação em Budapeste, mas com a consciência de que temos de fazer mais para 2024. Muitas pessoas trabalharam arduamente para nos levar às corridas e merecem a nossa gratidão: os mecânicos, técnicos e engenheiros e todos aqui na pista; os rapazes e raparigas em Hinwil; e os nossos parceiros na Ferrari e na Alfa Romeo. Quero agradecer à Alfa Romeo por tudo o que fizeram por nós e pelos dois anos que passei com eles: é uma marca lendária e desejo-lhes felicidades. Sabemos que o próximo ano será um novo começo: a equipa em Hinwil está a trabalhar arduamente, o nosso monolugar será completamente novo e estou ansioso por o experimentar. As margens continuarão a ser pequenas, pelo que dar um passo em frente permitir-nos-á lutar por posições muito melhores. Agora é importante para todos nós respirar um pouco, recuperar depois desta longa época e regressar com novas energias para enfrentar o próximo ano. Para mim, é a oportunidade de regressar a Xangai, o que não faço com frequência, e passar algum tempo com a minha família e os meus amigos: e preparar-me para estar nas melhores condições possíveis para o próximo ano."


Fonte: Stellantis Alfa Romeo

voltar à listagem