Alfa Romeo Tonale, o novo “Pantera” da polícia italiana

Notícias

Alfa Romeo Tonale, o novo “Pantera” da polícia italiana

Alfa Romeo Tonale, o novo “Pantera” da polícia italiana

04 Dezembro 2023

  • Foi entregue simbolicamente em Turim, no Alfa Romeo Centro Stile, o primeiro Alfa Romeo Tonale que fará parte da frota de veículos da Polizia di Stato italiana.
  • Estiveram presentes o Ministro do Interior, Matteo Piantedosi, o Chefe da Polícia, Vittorio Pisani, o CEO da Alfa Romeo, Jean-PhilippeImparato, e o Diretor Geral da Stellantis Itália, Santo Ficili.
  • Oitocentos e cinquenta Alfa Romeo Tonale com uma configuração específica estão destinados às várias esquadras de polícia de toda a Itália, para manter sob controlo as respetivas áreas locais.

O novo Alfa Romeo Tonale com as cores da Polizia di Stato (Polícia de Estado) chegou às estradas de Itália. Um "Pantera" com um estilo desportivo e apelativo, que em breve será utilizado pelas diferentes esquadras da polícia italiana para manter as suas áreas locais sob controlo.

A nova viatura de polícia foi simbolicamente entregue à Polizia di Stato de Turim, num evento que teve lugar no Alfa Romeo Centro Stile e onde estiveram presentes o Ministro do Interior, Matteo Piantedosi, o Chefe da Polícia, Vittorio Pisani, o CEO da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato e o Diretor Geral da Stellantis Itália, Santo Ficili.

Equipado com um motor híbrido a gasolina de 1.500 cc com 163 cv, transmissão automática de sete velocidades, proteção balística e anti-estilhaçamento e equipado com a tecnologia "Mercurio Extended" - para acelerar as verificações durante as operações, o modelo será distribuído aos Gabinetes de Prevenção Geral e Salvamento Público em todas as sedes e principais esquadras da polícia italiana, a partir do mês de dezembro.

Um total de 850 unidades irão juntar-se à frota da Polizia di Stato no primeiro semestre de 2024, no âmbito do concurso “Consip 2022” para forças policiais, ganho pela Stellantis.

A parceria entre a Polizia di Stato e a Alfa Romeo é, assim, renovada, num processo que se iniciou nos anos 50 com o 1900 Super TI Speciale. Prosseguiu nos anos 60 e 70 com a produção dos icónicos Giulietta 1300 e Giulia Super 1600, até aos carros de polícia Alfa Romeo 33 azuis e brancos que chegaram às estradas italianas no início dos anos 80, substituídos ao longo do tempo pelos Alfa Romeo 155, 159 e Giulia.


Fonte: Stellantis Alfa Romeo

voltar à listagem