CUPRA Tavascan:

Notícias

CUPRA Tavascan: "Ultrapassámos os limites sem pensar no que as pessoas vão dizer"

CUPRA Tavascan:

19 Junho 2023

  • O novo modelo CUPRA lidera o caminho em direção à futura linguagem de design da marca, que mantém a sua essência desafiante
  • Depois da apresentação internacional em Berlim, Jorge Diez, Diretor de Design da CUPRA, fala sobre o significado de criar o SUV coupé 100% elétrico.
  • O CUPRA Tavascan revoluciona o design da marca com a sua nova assinatura luminosa, o logótipo iluminado e uma inédita coluna interior central


Cada modelo novo começa com um exercício de criatividade por parte dos designers. Não há limites. Tem de ser algo diferente, que surpreenda, que defina o caminho futuro do design da marca. Talvez este modelo seja um exemplo de onde se quer chegar, ou tornar-se numa realidade tangível. É o caso do CUPRA Tavascan. Em 2019 foi apresentado no Salão Automóvel de Frankfurt como um concept car que surpreendeu pelas linhas arrojadas e um design que rompia todos os standards. Quatro anos depois, volta a surpreender o mundo na sua apresentação em Berlim, um modelo que não perdeu a sua essência, mantendo o leitmotiv da CUPRA: se podemos sonhá-lo, podemos criá-lo.

Um pedaço de futuro. Quando Jorge Diez, Diretor de Design da CUPRA, e a sua equipa começaram a traçar as linhas de uma nova proposta de SUV coupé elétrico, sabiam que havia quem pensasse que era demasiado: "Quando se quer criar algo único, quando se quer criar uma personalidade forte, não se pode agradar a todos. Isso iria significar perder a nossa identidade. E não é isso que fazemos na CUPRA", diz Diez, acrescentando "como designers, somos obrigados a ultrapassar os limites sem pensar no que as pessoas dirão, a seguir o nosso próprio caminho. Foi isso que fizemos com o CUPRA Tavascan. Não é uma resposta à mudança, é o veículo que a cria.”



Com uma forte vertente emocional, o CUPRA Tavascan é o segundo automóvel 100% elétrico da marca. Um modelo com um carácter forte que exprime uma nova forma de fazer as coisas. "A parte dianteira confere-lhe um caráter desportivo único, associado ao design escultural e progressivo do capô, em forma de V. Juntos, criam uma poderosa sensação de tensão", afirma o designer. A este conceito de design exterior soma-se a nova assinatura luminosa de três triângulos dos faróis. "São o novo ícone da marca que, juntamente com o logótipo iluminado permite, pela primeira vez, mostrar a forte identidade da CUPRA.”

Novos conceitos para o primeiro da sua classe. Se o exterior do CUPRA Tavascan foi uma evolução em direção ao futuro design da marca, o seu interior é ainda mais revolucionário. O caráter de que Diez fala é transportado para o interior com outro dos ícones mais representativos deste modelo, a sua coluna central. "Para nós, é uma obra de arte nunca antes vista, a peça mais icónica deste interior que mostra o esqueleto que suporta toda a consola flutuante para criar um interior esculpido e futurista", diz o Diretor de Design da CUPRA. "Estes elementos otimizam a sensação de espaço no habitáculo e, combinados com a iluminação interior progressiva, criam uma linguagem de design única e cheia de carácter”.


One of us. A apresentação internacional do CUPRA Tavascan em Berlim, no passado mês de abril, foi o resultado de anos de trabalho de uma marca que nunca deixou de surpreender na sua curta vida e que dá um passo em frente com cada modelo. Para a equipa de design não se tratou apenas de mais uma estreia. "Cada vez novo modelo que revelamos ao público significa um momento muito especial para nós. É um sonho tornado realidade depois de tanto trabalho. Simplesmente fantástico", conclui Jorge Diez.


Fonte: Cupra Portugal

voltar à listagem