Estreia mundial o Novo 500 3+1

Notícias

Estreia mundial o Novo 500 3+1

Estreia mundial o Novo 500 3+1

22 Outubro 2020

Depois da apresentação, a 4 de março, do Novo 500 “la Prima” cabrio, a que se seguiu a da berlina a 8 de junho, hoje é o dia D para a finalização do projeto Novo 500. A FCA revela agora a gama completa, pronta para ser comercializada, e apresenta em estreia mundial o 3+1 “la Prima” Opening Edition, a terceira ‘carroçaria’ do Novo 500 que se junta às versões cabrio e berlina.

Bem-vindo, 3+1

Quando começou, há dois anos, o Novo 500 contagiou toda a Fiat com a sua positividade, trazendo consigo uma energia e uma criatividade que já não se viam desde 1957 e 2007. Isto permitiu aos designers e engenheiros da Fiat olharem para o futuro sem deixar passar nenhuma oportunidade e mantendo continuidade, ao mesmo tempo, com o atual sucesso do 500.

A partir desse ponto, surgiu naturalmente a ideia de projetar um modelo com várias ‘carroçarias’, como as versões cabrio e berlina, mas isso não chegou. Para acompanhar a evolução dos clientes do 500, precisávamos de ir mais longe, para responder ao desenvolvimento das crescentes exigências dos clientes, cujos hábitos tinham mudado. O jovem que se lançava pelas ruas da cidade ao volante do seu 500 depois de um dia de trabalho é agora um ‘pai ou mãe que trabalha’, na correria do dia a dia para levar as crianças à escola de manhã, antes de ir para o emprego e à tarde à aula de dança ou de uma língua estrangeira, tudo enquanto mantém os seus próprios compromissos pessoais. Esse cliente evoluiu para uma família que precisa de uma viatura com um acesso ao interior facilitado, mas sempre ‘irreverente’ como só o 500 consegue ser por natureza. É aí que entra o Novo 500 3+1. Todo novo, todo elétrico e com uma porta extra. Mas sempre 500.

Os designers do Centro Stile trabalharam numa solução inteligente com dimensões idênticas às das versões cabrio e berlina, mas com uma pequena terceira porta do lado do passageiro. Tal como o primeiro 500 de 1957 com portas articuladas atrás: um regresso às origens do modelo num frutífero diálogo entre passado e futuro. O resultado é uma nova carroçaria que vem juntar-se às do cabrio e da berlina, com dimensões inalteradas e sem um único centímetro acrescentado.
A terceira ‘pequena porta’ tem abertura ao contrário e a inexistência de um painel central na própria porta significa que se consegue entrar mais confortavelmente, carregar e descarregar coisas com mais facilidade e acomodar as crianças no banco de trás ou elevar a cadeira de forma mais simples e direta. Depois de fechada a pequena porta, não há diferença em relação a qualquer outro 500: o mesmo estilo, o mesmo tamanho. Tudo isto com um aumento de peso de apenas 30 kg, sem impacto na dinâmica da viatura nem no consumo de energia.

Em termos de segurança, de referir que só se consegue abrir a ‘pequena terceira porta’ se a porta da frente já estiver aberta, para garantir que os passageiros do banco de trás não conseguem abri-la acidentalmente.
Com a versão “3+1”, o 500 pretende continuar ao lado dos clientes que mudaram os seus hábitos e exigências, mas não os seus gostos. O Novo 500 3+1 é a resposta para os que não desejam renunciar à beleza e ao fascínio que o 500 traz consigo. Graças à inteligente solução da terceira porta, todos conseguem levar consigo todas as suas paixões sem comprometer o estilo, beneficiando da funcionalidade que o Novo 500 3+1 oferece.


Edição de lançamento: Novo 500 3+1 “la Prima”


Tal como o cabrio e a berlina, também o Novo 500 3+1 está a ser lançado na “la Prima” Opening Edition, caracterizada pelo estilo, exclusividade, tecnologia e conectividade.
Estilo. É claramente um 500 e, como tal, não podia deixar de personificar estilo e atenção ao pormenor. Na altura do lançamento estão disponíveis três cores:

Rosa Gold
Azul Glacier
Preto Onyx
Exclusividade. O Novo 500 3+1 “la Prima” distingue-se por uma série de exclusivos pormenores: faróis dianteiros ‘Full LED’ com ‘design Infinity”, jantes bicolores de 17” com corte adiamantado e guarnições cromadas nos vidros e nos painéis laterais. Bancos, tablier e volante em ecopele, monograma Fiat nos bancos, volante bicolor e exclusiva personalização “la Prima” na consola. A propósito de conforto: bancos dianteiros reguláveis em seis posições, tapetes, retrovisor interno eletrocromático e sensores de estacionamento ‘drone view’ a 360º.


Tecnologia. O “la Prima” é equipado com os mais avançados sistemas ADAS disponíveis:


Cruise Control Adaptativo Inteligente (CCAi) e Manutenção no Centro da Faixa de Rodagem
Reconhecimento de Sinais de Trânsito
Travagem de Emergência Autónoma com reconhecimento de peões e de ciclistas
Assistência Inteligente de Velocidade
Alerta de Transposição de Faixa
Câmara de visão traseira com grelha dinâmica
Sensores de estacionamento a 360° e de ângulo morto
Sensores automáticos de luz e chuva
Chamada de emergência
Travão de estacionamento elétrico
Oferece ainda ar condicionado de regulação automática, chave em forma de seixo vestível, carregamento rápido de 85 kW e cabo Modo 3 de 11 kW, de série, para carregar em casa ou em postos públicos.
Melhor ainda, dispõe de sistemas de condução autónoma de nível 2, uma estreia num citadino.

Conectividade. O novo sistema de infoentretenimento UConnect 5 oferece: ecrã TFT de 7”, ecrã tátil de 10,25" NAV, Rádio DAB, CarPlay / Android Auto sem fios, Uconnect Box (caixa telemática para ativar os serviços conectados) e carregador de smartphone sem fios.

Para além da Opening Edition, o nível de equipamento 3+1 estará disponível nas versões @Passion e @Icon.

A gama do Novo 500: @ACTION, @PASSION e @ICON, prontos para revolucionar a mobilidade elétrica

Simples, completos e cheios de conteúdo. Eis a gama do Novo 500. Três níveis de personalização (básico, médio e topo de gama), denominados @ACTION, @PASSION e @ICON respetivamente, cada um com uma missão de produto específica, apresentando o melhor na tecnologia, conectividade e segurança. Muito conteúdo inovador, único no segmento de veículos citadinos.
E, na área da mobilidade elétrica, o caminho do 500 está ao alcance de todos, toda a gama é compatível com os novos requisitos dos condutores: o Novo 500 da Fiat é, assim, a viatura onde podemos embarcar no caminho da mudança, juntos.

Novo 500 @ACTION: a democratização da mobilidade elétrica

O Novo 500 Nível básico é o citadino elétrico ideal, destinado àqueles que vivem a vida na cidade, centros urbanos e zonas de tráfego limitado (ZTL) ao máximo, àqueles que conduzem uma média de 50 km por dia e preferem a mobilidade dinâmica e económica.

O 500 @ACTION é equipado com um motor elétrico de 70 kW, com aceleração 0-100 km/h em 9,5 segundos e a sua velocidade autolimitada a 135 km/h.

O Novo 500 @ACTION destina-se a clientes jovens com um estilo de vida agitado e uma rotina diária composta por percursos curtos, que exigem uma viatura ambientalmente responsável. Necessitam, portanto, de autonomia para conduzir na cidade e ótima segurança, assegurada por todos os ADAS a bordo.

O @ACTION é a viatura perfeita para os millennials que são fãs de mobilidade alternativa, tal como car-sharing.

O Novo 500 @ACTION inclui uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 23,8 kWh, resultando numa autonomia de mais de 180 km no ciclo WLTP, ou mais de 240 km a conduzir apenas em cidade. Se calcularmos que, em média, o uso diário situa-se abaixo de 50 km, isso significa que os clientes necessitariam de carregar o seu Novo 500 a cada 2 ou 3 dias.


Uma grande preocupação para os clientes que pensam mudar para viaturas elétricas é o tempo de carregamento, pelo que o Novo 500 @ACTION é equipado com um sistema de carregamento rápido de 50 kW, para recarregar a bateria da viatura muito rapidamente. Por exemplo, tudo o que necessita para acumular uma reserva de energia suficiente para as necessidades diárias (cerca de 50 km) resume-se a menos de 10 minutos, aproximadamente o mesmo tempo que demora a tomar o pequeno-almoço num café. O sistema de carregamento rápido oferece também a opção de carregar a viatura durante a noite na sua garagem em casa, usando o cabo Modo 2 (3 kW) incluído, ou durante o dia, enquanto está a trabalhar. A tomada ‘Combo 2’ localizada no painel traseiro do lado direito da viatura proporciona um carregamento rápido, tanto em CA como em CC. Para carregar tanto em casa como em postos públicos, os clientes podem também adquirir um cabo Modo 3 trifásico de 11 kW ou uma Wallbox Mopar.


Concebido para um público jovem, o Novo 500 @ACTION inclui todos os ADAS de que necessita para conduzir habitualmente na cidade, tal como o ‘Sensor de Deteção de Fadiga’, para monitorizar os níveis de concentração do condutor; ‘Travagem de Emergência Autónoma’, que pode também reconhecer ciclistas e pedestres; ‘Lane Keep Assist’, um sistema que alerta o condutor para voltar à faixa de rodagem quando detetar qualquer desvio na trajetória; e ‘Reconhecimento de Sinais de Trânsito’, que lê os sinais de trânsito e recomenda a velocidade correta. No que diz respeito à conectividade, o Novo 500 @ACTION vem com um sistema de infoentretenimento concebido para aqueles que querem estar sempre ligados. Chamamos-lhe ‘áudio inteligente’. Consiste num suporte para smartphone, uma base ergonómica para montar o seu smartphone tanto na vertical como na horizontal, uma ligação Bluetooth através da qual o seu smartphone se liga aos altifalantes integrados no Novo 500 e uma aplicação específica para utilização ideal e interação com a viatura. É assim que o seu smartphone se torna o fulcro do sistema de infoentretenimento da viatura.


Em relação ao exterior, o @ACTION possui faróis de halogéneo e jantes de 15”. No interior, a tecnologia conjuga a versão de Nível básico com conteúdos que até há pouco tempo só poderiam encontrar-se em viaturas do segmento superior: desde o botão auto-start (‘Keyless Go’) e o travão de mão elétrico ao visor a cores TFT digital de 7” reconfigurável à frente do condutor – que no Novo 500 assume o lugar de um painel de instrumentos convencional, em que o condutor pode ver todos os dados mais importantes para a viatura, incluindo a autonomia e o estado de carregamento. O acabamento interior apresenta um tablier preto, enquanto que os bancos – em fio Seaqual – incluem um motivo chevron geométrico e costuras em prateado.


Novo 500 @PASSION: a mobilidade elétrica está mais fresca


A versão de Nível médio do Novo 500 é dedicada àqueles que pretendem acompanhar os novos tempos e àqueles que procuram sustentabilidade e a mais recente tecnologia.


O Novo 500 @PASSION oferece uma gama de referência, não só para o segmento dos veículos citadinos: 320 km no ciclo WLTP, aumentando para 460 km quando conduzido apenas na cidade. Faculta carregamento rápido de 85 kW, para que possa carregar uma bateria descarregada até 80% de autonomia em 35 minutos, ou até 50 km – a distância média diária percorrida – em cerca de 5 minutos. O Cruise Control é igualmente acrescentado ao ADAS que vem como equipamento de série no @PASSION.
Carregamento rápido, mas também emparelhamento rápido: no tempo necessário para subir a bordo, o seu smartphone liga-se à viatura, em menos de 5 segundos. Mediante pedido, o carregamento pode também ser wireless, bastando colocar o seu telemóvel no suporte de carregamento dedicado, que se encontra no compartimento central ao lado do condutor.


No exterior, o @PASSION destaca-se pelas suas jantes de 15” decoradas com um acabamento brilhante de duas cores, enquanto que o interior inclui todos os serviços que pode usar a partir do seu smartphone e o novo sistema de infoentretenimento UConnect 5, com um ecrã de 7”, Wireless CarPlay / Android Auto para serviços ligados através da Uconnect Box, a série de Serviços UConnect para oferecer aos clientes uma experiência de utilizador simples, confortável e wireless, e um rádio DAB.
Existem dois níveis de acabamento interior à disposição: tablier preto e bancos em fio Seaqual com motivo chevron e costuras em prateado, ou um ambiente mais claro com um tablier branco e bancos azuis, que incluem também o motivo chevron.


Resumidamente, uma viatura com o melhor da tecnologia elétrica e a conectividade mais avançada, mas que continua a ser conduzida como qualquer outro veículo, simples e genuíno, como um verdadeiro 500. À semelhança de toda a gama, o @PASSION é equipado com um seletor e-Mode para escolher entre três modos de condução – Normal, Range e Sherpa, a selecionar de acordo com as suas exigências e o seu estilo de condução preferidos.

O motor de 118 cv possui uma potência de 87 kW, oferecendo uma velocidade máxima de 150 km/h (autolimitada) e aceleração 0-100 km/h em 9,0 segundos e 0-50 km/h em 3,1 segundos.


Novo 500 @ICON: o topo de gama da mobilidade elétrica


O Novo 500 @ICON é um verdadeiro ícone de estilo, tecnologia, materiais e conteúdo. Uma viatura com tudo incluído, em linha com a história do 500, que nos mostra que as versões topo de gama, como o 500 Riva, sempre foram os best sellers da Fiat.


O 500 @ICON é, assim, um verdadeiro ícone de mobilidade com autonomia até 320 km no ciclo WLTP, aumentando para 460 km no ciclo exclusivamente urbano. O carregamento rápido é garantido pelo sistema de carregamento rápido CC, que funciona até 85 kW.

Igualmente topo de gama em termos da sua tecnologia de bordo: o novo sistema de infoentretenimento é equipado de série com um ecrã tátil de 10.25” ‘cinerama’, com GPS e o sistema Uconnect 5. De forma horizontal, o touchscreen de alta definição encaixa perfeitamente no tablier da viatura, tendo sido concebido de acordo com critérios para eliminar as distrações do condutor. O UConnect 5 apresenta ainda o sistema de interface de Linguagem Natural com reconhecimento avançado de voz, para que possa falar com o carro usando a palavra “Hey Fiat”, para controlar as suas definições de autonomia e carregamento, programar o ar condicionado e escolher a sua música favorita.


No exterior, a versão topo de gama destaca-se pelas suas jantes de liga leve de 16” com acabamento brilhante, enquanto os interiores do Novo 500 @ICON vêm com todo o melhor conteúdo que o novo modelo tem para oferecer, tudo de série. A começar por um pormenor que o distingue de todos os outros: passive entry, não uma revolução, mas uma característica nunca antes vista num veículo do segmento A. Um pormenor ainda mais inconfundível é a pedra preta sem botões, uma chave portátil inteligente que pode transportar no seu bolso ou na sua mala, que comunica com o carro e destranca automaticamente as portas quando se aproxima da viatura e, em seguida, volta a trancá-las com um simples toque no puxador da porta quando sai. Um tributo adicional que o Novo 500 presta com vista a um mundo mais sustentável tem a ver com a composição da pedra, feita de um policarbonato especial de origem biológica.

Elegância e exclusividade guiaram os designers do Centro Stile na sua seleção de tons suaves mais leves e brilhantes para o acabamento interior: o tablier do 500 @ICON é pintado na mesma cor da carroçaria. Mediante pedido, está também disponível um estofo altamente sofisticado com efeito de madeira natural no tablier e no volante um material vegan em vez de couro. Os elegantes bancos de tecido com fio Seaqual e motivo mélange risca de giz fazem lembrar a alta costura italiana. No que diz respeito aos estofos, é possível escolher entre duas variantes de cor: um cinza escuro, com o logótipo 500 e detalhes acobreados, ou uma versão cinza claro combinada com manchas azuis e logótipo 500 e detalhes em prateado.


High-tech e conectado


Ao desenhar o primeiro modelo do Grupo ‘nascido elétrico’, os engenheiros da FCA criaram uma nova estrutura em torno do motor elétrico, integrando novas tecnologias de controlo, segurança e entretenimento. O resultado é um veículo que goza do melhor comportamento dinâmico na sua classe, ágil e divertido de conduzir, confortável, silencioso e sempre conectado. Quando o fizemos, observámos a facilidade de utilização de um smartphone para importar o mesmo conceito para a indústria automóvel. Foi esse o ponto de partida para o 'ecossistema’ da tecnologia do Novo 500, destinado a assistir os clientes nas diversas formas como o utilizam, tanto dentro como fora do carro, tornando-o fácil de usar e intuitivo. O objetivo era transferir para o Novo 500 todos os sistemas de automação domésticos que tornam a vida mais fácil e mais agradável: desde um hotspot Wi-Fi até ao assistente de voz Alexa.


Com o novo sistema de infoentretenimento de quinta geração UConnect 5 – a plataforma conectada criada pela FCA a pensar no futuro, disponível com ecrã de 7” na versão @PASSION e de 10,25” na versão @ICON –, é possível criar uma interface personalizada no Novo 500 e até mesmo usar o sistema de reconhecimento de voz, ativado com mãos-livres simplesmente dizendo “Hey Fiat”. Os conteúdos de conectividade são habilitados pela nova UConnect Box, que oferece acesso aos “UConnect Services” do Novo 500, referindo como exemplo a possibilidade de transformar a viatura num hotspot Wi-Fi para conectar até 8 dispositivos ao mesmo tempo. Estes serviços de conectividade são, regra geral, reservados a segmentos superiores, mas, pela primeira vez, a Fiat torna-os acessíveis numa viatura de segmento A, com conteúdos desenvolvidos especificamente para o mundo dos veículos elétricos. Por exemplo, o ‘Mapa de Autonomia Dinâmico’ mostra a área até onde se consegue dirigir, usando cálculos que tomam em conta a distância máxima possível com base na autonomia residual e noutros parâmetros que denotam a eficiência da viatura. A app Fiat permite não só ver os postos de carregamento existentes nas proximidades, como também mostra uma indicação gráfica no mapa dos postos onde se consegue chegar com o nível de carga da bateria do momento. Os mapas são sempre atualizados “over-the-air”. O serviço ‘My Car’ permite verificar o nível de carga da bateria remotamente, diretamente a partir da app móvel Fiat. ‘My Remote’ permite aos condutores: verificar o nível de carga da bateria remotamente; marcar o carregamento do veículo para os intervalos de tempo mais convenientes; localizar os postos de carregamento públicos mais próximos e pagar diretamente usando o próprio telemóvel, com acesso a uma rede de 200.000 pontos de carregamento em toda a Europa; encontrar a localização exata do carro; trancar e destrancar as portas; ligar e desligar os faróis; e programar o sistema de ar condicionado, tudo diretamente a partir do próprio smartphone. E isto é só o princípio. O sistema digital do Novo 500 é um mundo aberto, continuamente desenvolvido e atualizado “over-the-air”, para tornar a experiência 500 ainda mais exclusiva.


O Novo 500 ascende ao nível 2 de condução autónoma


O Novo 500 foi concebido para ser o carro citadino ideal. Aquando da sua criação, considerámos todos os aspetos da sua interação com a cidade, começando pela segurança, ou seja, uma proteção de 360º. Por conseguinte, o 500 inclui Sistemas de Assistência Avançada ao Condutor (ADAS) que o tornam mais fácil, seguro, simples e divertido de conduzir, além de ser o primeiro carro do seu segmento equipado com condução autónoma de nível 2.

Mas os engenheiros da FCA não pararam por aqui. O seu objetivo consistiu em humanizar a tecnologia através da implementação de soluções personalizadas específicas para o 500: desde funcionalidades de assistência avançada ao condutor até ao controlo do veículo, quer seja longitudinal e lateralmente, para que os sensores estejam aptos a detetar se o condutor tem as mãos no volante. Desta forma, a monitorização do nível de risco é muito mais exata, o que significa que podemos tornar os avisos automáticos muito menos intrusivos. E há mais: a funcionalidade “Lane Centering” mantém o Novo 500 no centro da faixa de rodagem, enquanto a opção “Urban Blind Spot” utiliza sensores ultrassónicos para monitorizar os ângulos mortos, alertando para quaisquer obstáculos por meio de uma luz avisadora triangular no espelho retrovisor. Em simultâneo, os onze sensores de 360° oferecem uma vista de drone para evitar quaisquer obstáculos ao estacionar ou ao efetuar manobras complexas: quase se trata de uma vista de olho de pássaro de quaisquer obstáculos presentes no seu caminho.


Normal, Range e Sherpa: cada um com o seu próprio estilo de condução


A eletrificação é um ponto de viragem histórico, uma mudança crucial para os automóveis e a mobilidade, mas não necessariamente quanto à maneira como conduzimos. O Novo 500 oferece-lhe a escolha: cada cliente pode conduzir à sua maneira, graças à inclusão de três modos de condução que podem ser selecionados para se adaptarem ao seu estilo de condução.


No modo “Normal”, o carro é conduzido como qualquer outro veículo automático com um motor de combustão interna, mas com um desempenho surpreendentemente excecional para um citadino: potência de 87 kW, equivalente a 118 cv 220 Nm de binário, disponível instantaneamente, e a aceleração de um carro desportivo entre os 0 e os 50 km/h em 3,1 segundos ou entre os 0 e os 100 km/h em 9 segundos.


No modo “Range”, o Novo 500 oferece a opção de uma nova experiência de condução, utilizando apenas um pé. A função de “um só pedal” significa que pode controlar a aceleração e a desaceleração premindo o mesmo pedal. Ao retirar o pé do pedal, o carro recupera energia ao máximo, desacelerando-o até parar por completo. Este estilo de condução, ideal para uso citadino, significa que o carro consegue recuperar grande parte da sua energia.


Quando o alcance restante é baixo pode passar para o modo “Sherpa” de forma a otimizar os recursos disponíveis, para garantir que chega ao seu destino. Ao utilizar um carro elétrico, o condutor necessita sempre de conseguir chegar a um ponto de carregamento, independentemente da sua localização. O modo de condução “Sherpa” abrange determinados componentes, de forma a reduzir o consumo de combustível até ao mínimo para garantir que o condutor consegue chegar ao destino introduzido no sistema de navegação ou à estação de carregamento mais próxima.


O “ecossistema” tecnológico e social do Novo 500


A criatividade, beleza e substância por si só não são suficientes para uma mudança de paradigma. Todas as zonas circundantes do veículo, a forma como tudo interage, são igualmente importantes. Por essa razão, a equipa da FCA construiu em redor do projeto do Novo 500 um verdadeiro sistema de serviços e soluções físicas e digitais para facilitar a condução com zero emissões ao mais elevado nível possível. Foi este o espírito que resultou na criação de uma rede em redor do Novo 500, em conjunto com os nossos excecionais parceiros, de forma a enriquecer e a simplificar a mobilidade elétrica, e a torná-la mais prazerosa. A partir da easyWallbox – a solução de carregamento doméstico “plug-and-play” desenvolvida exclusivamente pela ENGIE Eps, através da aplicação “My Easy Charge” (desenvolvida pela Digital Solutions), para que possa encontrar um ponto de carregamento em qualquer parte na Europa, com um cartão único para carregamento e pagamento, válido na Europa em quase 200.000 estações de carregamento.

Em termos de seguro, a Assicurazioni Generali oferece soluções personalizadas com base no estilo de condução e utilização real do veículo.

E aqueles que estão preocupados com a mudança para o Novo 500 elétrico dispõem do Fiat Goe LIVE à distância dos dedos, a aplicação grátis para plataformas iOS e Android que simula a utilização de um 500e. A simulação destaca as potenciais vantagens económicas e ambientais em termos de utilização do Novo 500, comparativamente com o atual veículo do cliente. A aplicação também oferece informação útil sobre a experiência e-Mobility, consegue localizar estações de carregamento em toda a Europa e deixa-o reservar o Novo 500 online.

Finalmente, a FCA lançou o seu projeto Vehicle-to-Grid (V2G) que utiliza baterias de carros elétricos como sistemas para distribuir energia armazenada. Em parceria com a ENGIE Eps e a Terna, foi inaugurado recentemente o sistema piloto em Mirafiori, destinado a tornar-se rapidamente no maior do mundo, permitindo uma interação bidirecional entre os veículos totalmente elétricos da FCA e a rede. Além de recarregar os carros, o projeto utiliza as suas baterias para prestar serviços de estabilização da rede elétrica. Depois de estar totalmente operacional, será possível ligar 700 Novos 500, com o sistema alimentado por 12.000 painéis solares situados no telhado da fábrica, reduzindo as emissões de CO2 pouco acima das 2100 toneladas.


O Novo 500 tem uma música totalmente diferente


No mundo automóvel, os Sistemas de Alerta Acústico para Veículos (AVAS) são praticamente iguais em todos os veículos: um som elétrico mundano e anónimo, mas o Novo 500 tem uma música totalmente diferente inspirada pela criatividade italiana mais autêntica.

Um tempo de reinício e recuperação exige uma banda sonora para acompanhar o “novo normal”. O Novo 500 representa a mudança à sua maneira.

Daí ter sido feita esta escolha tão única e original, o AVAS. Um alerta sonoro dirigido a peões é agora exigido por lei para todos os veículos elétricos a velocidades de até 20 km/h, que o Novo 500, a uma velocidade superior a 20 km/h, transforma em “música” utilizando a melodia composta por Nino Rota para Amarcord, um filme que simboliza a cultura e a despreocupação italianas, tal como o próprio 500.


O Novo 500 e o seu estilo, materiais e cores: beleza e alma


Ao conceber o Novo 500, a Fiat Centro Stile centrou-se na alma do veículo: um produto que deve ser uma declaração do espírito italiano.

É exatamente essa criatividade italiana que destaca o estilo e o design do Novo 500: um carro elétrico que também é lindo, uma verdadeira inovação no mundo dos veículos citadinos de zero emissões.

Desta forma, o Novo 500 é o primeiro carro elétrico com uma alma que personifica toda a sua vida útil, ou seja, 63 anos de história e êxitos. Tudo o que necessita de fazer é olhar para a sua frente: os criadores conceberam uma dianteira verdadeiramente moderna e pura que lhe confere uma identidade plena de poder. Desde o seu início em 1957, pode dizer-se que a “cara limpa” do 500 pode estar ligada a um carro “elétrico”, verdadeiramente único no mundo automóvel. A silhueta também segue o conjunto de referências entre o passado e o futuro: todas as três gerações do 500 são definidas pela mesma linha central, a característica das suas proporções. Trata-se de uma silhueta que se destaca no meio do trânsito, que declara a sua unicidade e que foi modelada para ser transferida para o modelo de 2020.

O 500 permanece verdadeiro, contudo sujeito à renovação: a adição do conjunto de bateria sob o novo piso ofereceu a oportunidade de criar um carro com novas dimensões, uma evolução em linha com as suas proporções originais: o Novo 500 é um pouco mais largo e comprido, a distância entre os eixos e até as jantes são mais largas, enquanto o interior apresenta um compartimento para passageiros de maior dimensão.

A disposição do chassi tem melhores proporções, resultando numa perceção de estabilidade e presença dimensional aumentadas.

Em geral, o aspeto do Novo 500 nas suas três variantes - Cabrio, Berlina e 3+1 - apresenta um caráter mais potente e robusto, mais compacto e elegante, com linhas limpas essenciais, mas simples e serpenteantes.

Todos os seus espaços interiores foram recriados para oferecer aos passageiros a sensação de uma brisa de ar fresco, como se estivessem sentados num “banco de jardim romântico”. Na sua contínua interação entre o passado e o futuro, aqui são feitas inúmeras referências às formas usadas nos primeiros 500, tais como o painel de instrumentos fino, puro e elegante, parcialmente devido aos botões minimalistas, ordenados como um teclado de piano; o atual painel de instrumentos circular icónico ou o respetivo volante, voltam a apresentar dois raios.

Adicionalmente, o espaço interior disponível foi organizado utilizando vários compartimentos de armazenamento modular, de forma a satisfazer todas as necessidades dos passageiros.

Comparativamente com as versões anteriores, o Novo 500 é decididamente mais elegante e sofisticado, incluindo em termos da escolha de materiais. Com o 500 da última década a aproximar-se cada vez mais dos mundos do design de interiores e da moda, por um lado utilizámos o Novo 500 para fortalecer esta ligação, utilizando tecidos mais refinados com um efeito às riscas e mistura de tratamentos. Por outro lado, demos ênfase a uma ligação mais forte com a natureza e o bem-estar utilizando sombras quentes e suaves, com um elemento de inovação que aponta para a alma elétrica do Novo 500, relacionada com o principal interesse atual: a sustentabilidade.

Tudo isto foi possibilitado por uma procura por materiais ecológicos e recicláveis, que se traduziu na aplicação de bancos em couro vegan e Seaqual, uma fibra derivada do plástico reciclado, parcialmente recolhido do oceano, tintas de substituição cromadas e tapetes feitos à base de fibras recicladas.

Outra curiosidade é o tratamento do painel de instrumentos do Novo 500: tal como a pintura do chassi, a estilização agora icónica do 500 que visa dar ênfase expressamente ao conceito de evolução e maior elegância consiste no cuidado e atenção dado ao interior. Os materiais escolhidos para estofar o painel de instrumentos são inspirados nos elementos naturais, tais como a madeira, com tratamentos inovadores, incluindo a impressão de superfícies tridimensional e com gráficos, assim como tecelagem que relembra o conceito de artífice, ambos interpretados com o gosto contemporâneo típico do 500.

Em termos da palete de cores, as tonalidades do Novo 500 são na sua maioria iridescentes, expressando emoções e enfatizando a inspiração retirada da natureza, as nuances oferecidas são reminiscentes dos materiais do mundo real, de forma a fortalecer o caráter refinado e evoluído do Novo 500. Tal como se pode ver com base nas cores selecionadas para a Edição de Estreia, três cores exclusivas (“Verde Ocean”, “Cinzento Mineral” e “Azul Celeste”) inspiradas pelos elementos fundamentais da natureza estão agora disponíveis em toda a gama. As outras novas cores são “Cinzento Earth”, à primeira vista um bronze com pigmento perolado “clássico”, subtil e elegante, iluminado quando interage com luz por manchas de azul-claro (o mesmo que o logótipo do 500e), tornando-a uma cor contemporânea, vibrante e “elétrica”; “Azul Glacier”, uma cor cerâmica, delicada e etérea, através da qual o azul, o verde e o cinza-claro se encontram numa cor viva sem ser berrante; “Rosa Gold”, uma cor perolada de grão fino que resulta num efeito metálico fluido, mas prestigiante. E depois temos o “Cinza Cloud”, um cinza com um grão bastante mais percetível. Combinada com um acabamento mate, esta funcionalidade resulta num efeito decididamente material e ousado. Também temos o “Branco Ice”, um branco pastel clássico do 500 que é simples, elegante e intemporal. E, finalmente, o “Preto Onyx”, um preto brilhante puro, minimalista, mas marcante.


“Sky Drive”, o jardim de terraço que narra a alma sustentável do Novo 500


“Sky Drive”, o novo parque que a Fiat vai abrir na cidade de Turim, estará localizado no terraço do Lingotto, partilhando a sua inauguração com a Casa 500 a 4 de julho de 2021. No terraço do Lingotto, uma antiga fábrica apresentada como uma das primeiras conversões de arqueologia industrial dos anos 90, o passado e o futuro encontraram-se para criar o “Sky Drive”. Desenvolvido por uma equipa de especialistas liderada pelo arquiteto Benedetto Camerana, o projeto abrange 27.000 m2 de passagens pedestres, caminhos de acesso e jardins. Inspira-se no High Line Park de Nova Iorque, o projeto ecológico da linha ferroviária elevada na Grande Maçã que no passado transportava mercadorias entre Chelsea e o coração de Manhattan. Descontinuada nos anos 80, a linha ferroviária foi silenciosamente colonizada pela natureza que reconquistou o seu espaço. O arquiteto Benedetto Camerana, encarregue deste projeto e empresa sedeada em Turim, pensou em criar um parque panorâmico de nível elevado com uma variedade de plantas vivas. Da mesma forma, o “Sky Drive” visa tornar-se no jardim suspenso mais elevado da Europa por extensão: o terraço situado a 28 metros de altura sobre uma antiga fábrica tornar-se-á o local de presença de um pulmão verde espalhado por mais de 6000 m2, como resultado de uma meticulosa seleção de madeiras da mais elevada qualidade, com um tremendo valor natural que parecerá recolonizar o ambiente construído. Um sistema de depósitos ecológicos, que recolhem água e humidade para irrigar as plantas, possibilitará a construção de um jardim aparentemente espontâneo que se misturará na perfeição com o ambiente circundante. Os arranjos das áreas verdes também personificarão uma das suas filosofias com a criação de inúmeras zonas temáticas, dependendo da sua proximidade com os canteiros de flores da galeria de arte Pinacoteca Agnelli (que os utilizará para realizar atividades educacionais divertidas com crianças) ou o restaurante que deverá abrir no terraço da pista interior e que, por sua vez, poderá utilizá-lo como jardim de uma cozinha urbana para ervas aromáticas com proveniência o mais local possível. Também pode ser um espaço verde para contar a história da cidade e do seu desenvolvimento. O “Sky Drive” visa ser muito mais do que um mero jardim. Será um projeto dedicado à vegetação para apresentar o Novo 500 e o seu mundo, as preocupações ambientais da marca Fiat e o novo rosto sustentável da capital regional situada aos pés dos Alpes. Mas não é tudo. O quarto piso da Pinacoteca Agnelli também acolherá a “Casa 500”, um museu centrado na história do “carro de culto” da Fiat, o seu passado, presente e futuro. Para saber mais, o museu virtual da “Virtual Casa 500” pode agora ser visitado em https://www.fiat.com/casa-500-virtual-museum.

Em conjunto com o projeto Vehicle-to-Grid e a iniciativa de partilha de veículos LeasysGO!, o “Sky Drive” ajudará a transformar Turim no novo “pulmão verde” de Itália. E há mais. Em dezembro, uma vez mais no Lingotto, junto ao Eataly Torino, uma vez mais cortesia de Oscar Farinetti e do seu génio empresarial, a Green Pea abrirá o primeiro “Green Retail Park” do mundo centrado na temática do “respeito”: 15.000 m2 em mais de 5 pisos, cujo objetivo é mudar o nosso relacionado com a energia, o movimento, as nossas casas, o vestuário e o lazer. Um local no qual os produtos sustentáveis, criados em harmonia com a Terra, o ar, a água e as pessoas, deixam de ser uma tarefa e passam a ser um prazer. O rés-do-chão, que será conhecido como “Vida”, será o anfitrião do primeiro stand do futuro da FCA, vendendo apenas veículos elétricos e híbridos sustentáveis, tais como o Novo 500, disponível na versão “la Prima”. O edifício que deverá acolher a Green Pea foi construído com a sustentabilidade em mente: poços geotérmicos, painéis fotovoltaicos e solares, e componentes que recolhem a energia eólica e recuperam a energia cinética. Abrirá no Lingotto, em Turim, a 8 de dezembro com um importante plano de desenvolvimento internacional para os próximos anos.

Leonardo DiCaprio, parceiro do Novo 500, protagoniza o anúncio publicitário “Bem-vindo de volta futuro”

“Bem-vindo de volta futuro”: o novo anúncio publicitário do Novo 500 protagonizado por Leonardo DiCaprio. A mega estrela global, que tem estado pessoalmente envolvido na proteção da Terra há mais de vinte anos, tornou-se parceiro na visão do novo carro citadino elétrico. Ele irá protagonizar o anúncio a bordo do Novo 500, para guiar o público na direção do “novo normal”. Uma vez mais, o Novo 500 está pronto não apenas para ser um sinal dos tempos, como também para ajudar toda a gente a mudar a sua perspetiva com uma olhadela sobre as novas exigências das pessoas. O Novo 500 é a síntese perfeita entre passado e futuro, entre história e revolução, entre estilo e respeito pela natureza: bem-vindo de volta futuro!


Personalização ao máximo com acessórios MOPAR


A equipa da MOPAR trabalhou no Novo 500 a partir do primeiro esboço, em conjunto com os colegas do departamento de Engenharia, Estilo e Produto, com o objetivo de oferecer uma personalização máxima. “Authentic Accessories by MOPAR” são assim a extensão ideal dos inúmeros níveis de indumentária na respetiva gama. Os extras são perfeitamente consistentes com o espírito do modelo, no nome da continuidade concebida para simplificar e “naturalizar” a experiência elétrica do cliente.

A MOPAR tem trabalhado nas quatro áreas que resumem a alma dos 500 e dos seus clientes. A expressão mais completa é dada ao elemento da moda, com pacotes que melhoram as várias possíveis nuances de elegância e distinção do “bolso tipo túnel inteligente” até às cores da parte dianteira e os logótipos traseiros. Na gama Sport Techno, foi feita uma exploração de um campo que faz parte da história do modelo, elevando a forte natureza desportiva do carro a outro nível, por exemplo com jantes exclusivas de 17”.

Finalmente, foi prestado o mais elevado nível de cuidado e atenção ao ambiente através do desenvolvimento de acessórios com materiais reciclados ou recicláveis, por exemplo, o material utilizado para a icónica chave tipo seixo, transpondo a ética para a estética, sem esquecer a herança do veículo: daí os lemas “ética e estética” e “Sinta orgulho”. Além da experiência elétrica do cliente que deve ser sempre mantida de forma simples e natural. Um dos exemplos é a arrumação de cabos do 500e. Este pode parecer ser um pormenor irrelevante, mas todos os detalhes foram cuidadosamente criados para melhorar a vida do utilizando, incluindo ao carregar o veículo.


Licensing, revisitada para o Novo 500


Foi desenvolvida uma nova geração de objetos e acessórios contemporâneos para o Novo 500, inspirados pelos conceitos de estética e ética, e como resultado da colaboração entre o Centro Stile, designers e estilistas. A coleção, a materialização ideal da filosofia do 500, mistura os valores da beleza e transforma-os em acessórios do dia a dia que celebram o estilo, design e inimitável personalidade do carro citadino da Fiat, embora sempre virado para o futuro. Este enfoque na sustentabilidade traduziu-se na seleção de algodões orgânicos para sweatshirts e T-shirts, e de materiais reciclados e vegan para malas e acessórios. A Fiat Licensing estabeleceu assim parcerias com marcas como a Wrad, que reutiliza pó de grafite (gerado durante a produção de elétrodos) para dar cor aos tecidos, a Sarabanda, fabricante de vestuário infantil à base de algodão orgânico e a Carpisa, que fabrica malas com rodas à base de garrafas de plástico recicladas.

voltar à listagem