Quota de mercado histórica para o 500 e o Panda na Europa em 2020. Fiat inicia 2021 com uma gama completamente renovada

Notícias

Quota de mercado histórica para o 500 e o Panda na Europa em 2020. Fiat inicia 2021 com uma gama completamente renovada

Quota de mercado histórica para o 500 e o Panda na Europa em 2020. Fiat inicia 2021 com uma gama completamente renovada

25 Janeiro 2021

Tendo contribuído para a história com um ano de sucessos comerciais e novos produtos, a Fiat está pronta para enfrentar 2021 com uma gama completamente renovada, acessível e conectada, respeitadora do meio ambiente e concebida em Itália.


2020 foi um ano cheio de desafios para todos nós, mas para a Fiat foi também o ano de atualização generalizada: muitos produtos novos e muitos recordes batidos. Um número sobressai: o 500 e o Panda, os citadinos que sempre lideraram o respetivo segmento na Europa, conseguiram uma quota de mercado global de 35,6%, com crescimento individual de 3 pontos percentuais. No seu 40.o aniversário, o Panda também obteve a melhor quota de mercado da sua história: 17,8% na Europa e 47,8% em Itália. Entretanto, o 500 alcançou a sua melhor quota de mercado de sempre fora de Itália, 19,3%.


2020 começou com o lançamento as versões híbridas, primeiro o 500 e o Panda em fevereiro, e depois o Ypsilon em maio, o que nos tornou o líder incontestado nos citadinos híbridos na Europa com 110.000 unidades vendidas em 2020 e o segundo classificado no mercado dos híbridos global.
Este foi o primeiro passo rumo à eletrificação: no final de 2021, 60% dos modelos Fiat estarão disponíveis em versões eletrificadas, uma proporção superior à média do mercado.
Este ano do “recomeço” será definitivamente encabeçado pelo Novo 500. Em apenas dois meses, já foram efetuadas mais de 10.000 vendas na Europa, com um resultado excelente em Itália, onde conquistou a liderança em dezembro.


2020 foi também o ano do Tipo e do Panda, ambos completamente renovados. Especificamente, a família Tipo foi ainda mais alargada com a introdução do novo Tipo Cross, uma variante crossover dirigida a um público-alvo totalmente novo para a Fiat. O mesmo se pode afirmar em relação ao Panda, cuja gama foi ampliada com a introdução do novo Panda Sport. A renovação da gama Fiat culminou com o lançamento da Nova Família 500, brevemente disponível em Portugal. Em síntese, uma gama completamente renovada para enfrentar 2021 com grande otimismo e dar continuidade à nossa liderança.


Recordemos, juntos, os principais eventos para a marca Fiat em 2020.


2020 começou com a entrada da marca no mundo dos veículos eletrificados, em fevereiro com o lançamento do motor Mild Hybrid nos Panda e 500 Hybrid Launch Edition, ambos equipados com um motor híbrido eficiente, compacto e leve. Os novos 500 e Panda Hybrid, a que se juntou em maio o Lancia Ypsilon Hybrid EcoChic – líder do segmento B em Itália –, são agora as inquestionáveis referências na Europa em termos de mobilidade urbana eletrificada, tornando, assim, os modelos híbridos acessíveis a todos. Em 2020, o Panda, o 500 e o Ypsilon híbridos totalizaram 110.000 unidades vendidas, com um mix de vendas para o 500 e Panda de mais de 50%. O Panda foi também o modelo híbrido mais vendido em Itália, além de recordista de vendas em Itália pelo 9.o ano consecutivo.


A jornada da Fiat prosseguiu em março com a apresentação do Novo 500 “la Prima” cabrio Opening Edition e culminou em outubro com o lançamento internacional de toda a gama do Novo 500, incluindo o Novo 500 3+1 “la Prima” Opening Edition. A confirmação de que a via escolhida foi a certa surgiu com os primeiros dados relativos às vendas do Novo 500. O Novo 500 vai definitivamente desempenhar um papel de protagonista em 2021, levando a sua energia e criatividade a todo o mundo. Aquela criatividade genuinamente italiana que se revelou capaz de, partindo de 63 anos de história e sucessos, oferecer um modelo totalmente novo, totalmente elétrico e exclusivamente elétrico, de alta tecnologia e conectado que permanece um 500: fantástico, carismático e com a capacidade de provocar mudanças, de se tornar um objeto de desejo para uma mobilidade com zero emissões, um ícone da cultura italiana».


2020 foi também o ano da total renovação dos modelos recordistas de vendas Tipo e Panda, duas viaturas que constituem agora uma única grande família, mais abrangente, e nova em termos de motores, design e tecnologia, sem nunca pôr em causa as qualidades de funcionalidade e flexibilidade que fizeram o seu sucesso. Basta dizer que os dois modelos são responsáveis por mais de 50% das vendas da marca. As principais inovações de 2020 incluem o Novo Tipo Cross, um genuíno ‘crossover familiar’, o dinâmico Novo Tipo City Sport e o Novo Panda Sport, cada um dos quais satisfaz as exigências de um novo público-alvo.
Mais especificamente, o ano passado testemunhou as comemorações do 40.o aniversário do Fiat Panda, modelo repleto de valor funcional e emocional que se tornou parte do inconsciente coletivo. Conquistou o coração de todos ao bater tantos recordes: modelo mais vendido em Itália durante 8 anos consecutivos e líder – com o 500 – do mercado europeu dos citadinos, com mais de 300.000 unidades vendidas por ano. Mas não é tudo. Em 2020, o Fiat Panda registou o maior crescimento anual no seu segmento, mais 3,4% do que em 2019. Conseguiu também a melhor quota de mercado desde 2012, confirmando a sua posição como a viatura com maior crescimento no segmento pelo segundo ano consecutivo.


Não menos extraordinário é o sucesso do Fiat Tipo. Lançado em 2016, tornou-se em poucos anos uma autêntica família de viaturas. À versão de 4 portas, seguiu-se a de 5 portas e a Station Wagon em 2017, a que se juntaram, em 2020, os novos Tipo Cross e Tipo Sport. Graças a uma contínua renovação, o modelo tornou-se um dos mais elogiados do seu segmento tanto em Itália como na região EMEA, onde contribuiu para o desempenho da marca Fiat com vendas superiores a 164.000 unidades, mais 6% do que em 2019, e com 90% do volume de vendas realizado fora de Itália. Por exemplo em Itália, com uma quota de 11,9%, o Fiat Tipo é o segundo modelo mais vendido do segmento.


Chegamos agora a 2021 com a estreia, brevemente em Portugal, da Nova Família 500, com níveis de equipamento, cores e interiores atualizados. A estrutura da gama também foi reformulada, para tornar ainda mais rápida e fácil para o cliente a escolha de uma viatura.


Temos, portanto, uma gama toda renovada, pronta para entrar com o pé direito no Novo Ano.


Fonte: FCA

voltar à listagem