Opel Vivaro-e HYDROGEN: Elétrico ‘plug-in’ com pilha de combustível para mobilidade sem emissões e com abastecimento rápido

Notícias

Opel Vivaro-e HYDROGEN: Elétrico ‘plug-in’ com pilha de combustível para mobilidade sem emissões e com abastecimento rápido

Opel Vivaro-e HYDROGEN: Elétrico ‘plug-in’ com pilha de combustível para mobilidade sem emissões e com abastecimento rápido

31 Maio 2021


  • Até 6,1 m3 de volume de carga, abastecimento em 3 minutos e 400 quilómetros de autonomia;
  • Pilha de combustível no compartimento do motor, depósitos de hidrogénio substituem bateria;
  • ‘Design’ inteligente: conceito ‘plug-in’ com pilha de combustível beneficia utilização do espaço, desempenho e durabilidade;
  • Fabricado na Alemanha: Vivaro-e HYDROGEN vai ser produzido em Rüsselsheim.

 

A Opel revelou um novo veículo comercial elétrico que vai permitir mobilidade sem emissões para utilizadores que necessitem de proceder a reabastecimentos rápidos: o Opel Vivaro-e HYDROGEN. Trata-se de um veículo elétrico ‘plug-in’ equipado com pilha de combustível (fuel cell), que garante capacidade máxima de transporte de 6,1 metros cúbicos (a mesma das versões com motor Diesel ou motorização elétrica a bateria), permitindo o reabastecimento com hidrogénio feito em apenas três minutos, sensivelmente o mesmo tempo necessário para abastecer um veículo convencional com motor de combustão. A autonomia é superior a 400 quilómetros (WLTP1). A Opel vai disponibilizar o Vivaro-e HYDROGEN em dois comprimentos de carroçaria: 4,95 e 5,30 metros. A entrega das primeiras unidades a clientes de frota está agendada para o próximo outono.

Eficiente, durável e compacto: os benefícios do conceito ‘plug-in’ com pilha de combustível

O novo comercial elétrico da Opel com pilha de combustível baseia-se no já existente Opel Vivaro-e, alimentado a bateria, contando com duas portas laterais deslizantes. O conceito ‘plug-in’ com pilha de combustível do Vivaro-e HYDROGEN permite a integração de todo o ‘pack’ das células de combustível junto com o motor elétrico de tração no compartimento sob o capô dianteiro do veículo de produção. Para além disso, a bateria do Vivaro-e BEV (Battery Electric Vehicle) é substituída por três depósitos de hidrogénio de 700 bar de pressão. Os cilindros construídos em fibra de carbono podem ser abastecidos em apenas três minutos. Uma vez cheios, proporcionam uma autonomia superior a 400 quilómetros. Graças a uma eficiente utilização do espaço, a versão elétrica alimentada a bateria transforma-se, assim, num veículo comercial ligeiro elétrico, com pilha de combustível, sem ser necessário realizar quaisquer modificações na carroçaria e sem qualquer influência no volume de carga disponível, que é de 5,3 a 6,1 m3, ao mesmo tempo que a capacidade de carga útil sobe para 1100 kg.

Com a pilha de combustível capaz de debitar a potência de 45 kW, o Opel Vivaro-e HYDROGEN consegue assegurar uma condução contínua em autoestrada, enquanto a bateria de iões de lítio de 10,5 kWh, colocada debaixo dos bancos dianteiros, disponibiliza a potência máxima quando esta é necessária, por exemplo, nos arranques e durante as fases de aceleração. Uma vez que a bateria cobre as necessidades de potência nestas situações, a pilha de combustível pode funcionar em condições ótimas de operação. A bateria recebe, igualmente, energia proveniente da travagem regenerativa, enquanto a tecnologia ‘plug-in’ oferece a possibilidade de carregar a bateria externamente se necessário, por exemplo, numa estação de carregamento, providenciando 50 quilómetros de autonomia.

O Vivaro-e HYDROGEN vai ser produzido pela Opel Special Vehicles, em Rüsselsheim. O “Competence Centre for Hydrogen and Fuel Cells”, o centro global da Stellantis, está, igualmente, localizado na terra natal da Opel.

O Vivaro-e HYDROGEN complementa a oferta do Vivaro-e e do Combo-e como o mais recente membro da família de veículos comerciais ligeiros totalmente elétricos da Opel. O próximo novo modelo, o novo Movano-e, chega também em 2021, o que significa que, até ao final de 2021, a totalidade da gama de veículos comerciais ligeiros da marca terá oferta de versões puramente elétricas. Até 2024 a Opel disponibilizará uma versão eletrificada em todas as suas gamas de passageiros e veículos comerciais ligeiros.


Fonte: OPEL Portugal
voltar à listagem