Novo CUPRA Formentor: da história de sucesso a um ícone

Notícias

Novo CUPRA Formentor: da história de sucesso a um ícone

Novo CUPRA Formentor: da história de sucesso a um ícone

30 Abril 2024

  • O novo CUPRA Formentor incorpora o ADN da nova linguagem de design da CUPRA com a frente afilada, os faróis LED matrix e o logótipo CUPRA integrado e iluminado nos grupos óticos traseiros
  • O interior combina um HMI recentemente desenhado e melhorado e uma abordagem mais sustentável com a introdução de materiais reciclados
  • O CUPRA Formentor ganha um novo motor a gasolina da família TSI com 333 cv (245 kW), associado à tecnologia de repartição de binário e travões Akebono (opcionais)
  • A gama de motores inclui uma nova geração de tecnologia híbrida plug-in (eHybrid) com potências até 272 cv (200 kW) e mais de 100 km de autonomia totalmente elétrica
  • As melhorias no chassis e nos motores garantem uma incomparável experiência de condução desportiva

 

O novo CUPRA Formentor vem dar continuidade ao sucesso do seu antecessor. O CUPRA Formentor é o best-seller da marca e o A-CUV mais vendido na Europa; liderou as tabelas de vendas com mais de 120.000 entregas em todo o mundo no ano passado (+23% face a 2022), resultados muito positivos para o primeiro veículo desenhado exclusivamente pela marca.

O novo CUPRA Formentor irá reforçar a posição da marca e levá-la ainda mais longe.

"Os resultados recordistas da CUPRA baseiam-se no sucesso do Formentor, um veículo que ajudou a levar a marca a novos patamares", afirmou Wayne Griffiths, CEO da CUPRA. "O novo CUPRA Formentor representa uma pura obsessão pelo design. Algo que torna a CUPRA única e apelativa. O design provocador dos nossos automóveis fez da CUPRA um sucesso e o novo Formentor é o exemplo máximo disso."

 

Principais Destaques

  • O novo CUPRA Formentor incorpora o novo ADN da linguagem de design exterior da CUPRA, com a frente afilada, o emblema CUPRA no capot, os faróis LED matrix e o logótipo CUPRA integrado e iluminado, posicionado no centro das luzes traseiras LED.
  • O interior oferece uma sensação de maior qualidade, com elementos de novo design, como a consola central, os painéis das portas, o painel de instrumentos e os estofos. Foi também melhorado com novos materiais, adotando uma abordagem mais sustentável com os bancos revestidos com 73% de microfibra reciclada ou em pele ecológica.
  • A digitalização está no centro das atenções do condutor. Um novo e melhorado HMI está implementado no cockpit digital atrás do volante, bem como no sistema de infotainment de 12,9'' de maiores dimensões, com um cursor retro iluminado.
  • Novo sistema de som com 12 colunas de alta qualidade, desenvolvido em colaboração com os especialistas em áudio da Sennheiser Mobility. O sistema proporciona o som puro e característico da Sennheiser, reconhecido por criadores de música e artistas de todo o mundo.
  • O novo CUPRA Formentor estará disponível com uma nova geração de mecânicas híbridas plug-in (eHybrid) que debitam até 272 cv (200 kW), com mais de 100 km de autonomia totalmente elétrica e agora compatível com carregamento rápido (carregamento até 50 kW - DC).
  • O novo CUPRA Formentor estará também disponível com um novo motor a gasolina (TSI), de 333 CV (245 kW), tecnologia de repartição de binário e travões Akebono opcionais.
  • Uma afinação mais desportiva para o chassis e o motor garante uma dinâmica incomparável em estrada.
  • O novo CUPRA Formentor foi desenhado, desenvolvido e será produzido em Barcelona, na sede da marca em Martorell. Será lançado em Portugal em setembro.

 

Design Exterior

O novo CUPRA Formentor baseia-se nas proporções e nos detalhes de design que fizeram do CUV um enorme sucesso. A estética e os conteúdos que o levaram a ganhar o Red Dot Award for Product Design 2021 foram realçados e amplificados, proporcionando um visual emocional, marcante e desportivo.

O novo CUPRA Formentor apresenta o novo DNA de design da CUPRA, com a extremidade dianteira afilada, faróis LED matrix e grelha dianteira inferior grande e arrojada. A frente do novo CUPRA Formentor é forte e firme, integrando o logótipo CUPRA diretamente no capot, por cima da grelha dianteira de grandes dimensões, e marcada pelos faróis dianteiros de LED matrix opcionais que incorporam o design clássico – três triângulos iluminados enquadrados num triângulo.

O design frontal confere força de expressão e uma sensação de largura, enquanto as finas ranhuras de entrada de ar por baixo do nariz de tubarão conferem caráter e sofisticação. A grelha é aberta para proporcionar tanto forma como função, que é necessário num automóvel desportivo.

À medida que o olhar se desloca para os detalhes de design nas laterais, as proporções e o caráter atlético do novo CUPRA Formentor tornam-se ainda mais evidentes. O seu volume dinâmico e equilibrado assenta nas jantes de dimensões proporcionais, existindo uma gama de oito jantes de liga leve, entre 18 e 19''.

Duas abas laterais dão ao novo CUPRA Formentor uma sensação de movimento e as secções da carroçaria com formas profundas reforçam a sua estrutura sensual. A caráter desportivo do CUV de alta performance é ainda realçado pelas molduras laterais e a sua relação com a gama de cores disponíveis.

Na traseira do novo CUPRA Formentor, as luzes em toda a largura da carroçaria, integram o logótipo iluminado ao centro, enquanto a porta da bagageira em forma de V realça o emblema, ajudando a distinguir o look do veículo, independentemente do ângulo de observação.

A assinatura luminosa da CUPRA continua com as óticas traseiros em LED construídas a partir de três elementos triangulares que fazem parte do tema da marca. A forma em "C" da frente é também repetida na traseira, enquadrando os refletores, dando a impressão de largura e uma sensação de estabilidade. Por fim, o difusor aerodinâmico na secção inferior reforça o carácter do novo CUPRA Formentor.

Os clientes podem escolher entre oito cores, incluindo as novas e exclusivas Bronze Century Mate e Enceladus Grey Matt. A paleta de cores completa-se com o Azul Fiord, Preto Midnight, Branco Glacial, Cinzento Magnetic Tech Cinzento Graphene e Cinzento Magnetic Tech Mate.



Design Interior

A emoção pura do design exterior do novo CUPRA Formentor reflete-se através de um interior que combina sentido desportivo e sustentabilidade com uma gama de tecnologias digitais e escolhas de materiais.

O novo CUPRA Formentor recebe o condutor e o passageiro com uma cerimónia de boas-vindas, projetando o logótipo CUPRA no chão e iluminando a porta. Uma vez no interior, a sensação de evolução torna-se mais evidente com uma gama de novos materiais e abordagens ao design do habitáculo.

A familiaridade do volante da CUPRA, com os botões satélite - de série para as versões com caixa DSG - para maximizar o controlo e a facilidade de utilização, o conforto e a estabilidade dos bancos desportivos, a arquitetura digital e as escolhas de materiais completamente renovados, tudo isto remete para uma máquina de qualidade, reforçando as suas credenciais de performance.

As superfícies do painel de instrumentos utilizam padrões paramétricos 3D para proporcionar tatilidade e interesse visual na superfície. A consola central foi recentemente desenhada com maior precisão em cada um dos seus detalhes e materiais melhorados para aumentar a qualidade do interior. Os detalhes em cobre no habitáculo, incluindo nas saídas de ar, contribuem para o estilo.

Uma oferta alargada de bancos não só proporciona ao condutor e aos passageiros um maior conforto e confiança, como também integra uma abordagem mais sustentável às escolhas de materiais. O banco desportivo utiliza revestimentos têxteis, podendo ser revestidos em microfibra 73% reciclada - com uma perfuração progressiva a laser - ou em pele ecológica. Uma contínua aposta da CUPRA em tornar a marca - e a indústria automóvel - uma opção mais sustentável para os clientes. Por último, os bancos CUPBucket - que combinam a zona central em tecido com microfibra reciclada e materiais hápticos - estarão disponíveis para o CUPRA Formentor VZ, oferecendo uma sensação de assento mais baixa, ergonómica e desportiva. Quando equipado com CUPBuckets, os elementos decorativos interiores, como os botões-satélite no volante, a consola central e as saídas de ar, são apresentados em dark chrome.

A digitalização está no centro das atenções do condutor. Um novo e melhorado HMI está implementado no cockpit digital atrás do volante, bem como no maior sistema de infoentretenimento de 12,9'', com um cursor retro iluminado.

O sistema de infoentretenimento inclui uma App Bar melhorada, widgets e a Clima Bar retro iluminada para uma interface mais fácil de utilizar. É tudo uma questão de simplicidade, personalização e design de ponta. O controlo da climatização está agora integrado no ecrã da unidade principal, tornando todas as funções e assistentes do veículo acessíveis com apenas um clique, unindo as interações digitais e físicas.  


Sistema de som de alta qualidade com a Sennheiser

O CUPRA Formentor integra um novo sistema de som opcional de alta qualidade com 12 colunas, desenvolvido em colaboração com os especialistas em áudio da Sennheiser Mobility. O sistema de 390 watts de potência envolve o condutor e os passageiros numa experiência sonora única. Trata-se de uma tecnologia áudio que incorpora o software AMBEO Concerto da Sennheiser, capaz de exibir componentes fundamentais da música, incluindo diferentes instrumentos e informação do espaço, redistribuindo-os por todo o automóvel. Este software proporciona o som puro e característico da Sennheiser, que é criado com base na longa história da marca, fornecendo aos artistas e profissionais da música soluções de som de confiança.

Motorizações
O novo CUPRA Formentor foi desenvolvido para combinar a performance tanto de motores de combustão como elétricos.

Estará disponível com uma vasta gama de motorizações, incluindo quatro tecnologias diferentes: TSI (gasolina), eTSI (mild hybrid), TDI (Diesel) e uma nova geração de motores eHybrid (híbrido plug-in). No total, existem seis opções de grupos de motorização, desde 150 cv a 333 cv.

TSI (gasolina)

A versão de entrada do novo CUPRA Formentor conta com a nova unidade a gasolina TSI de 1.5 litros de 150 CV (110 kW), associada a uma transmissão manual de 6 velocidades.

No topo da gama do novo CUPRA Formentor estão as variantes VZ. VZ significa “Veloz” em espanhol, ou seja, rápido, uma forma perfeita de descrever as versões mais potentes do CUV.

O novo CUPRA Formentor VZ estará disponível com uma opção a combustão: debita 333 cv (245 kW), está associada a uma caixa DSG de 7 velocidades, introduzindo um novo modo de condução com um sistema de tração calibrado para circuitos pelos engenheiros do CUPRA e equipado com a tecnologia de repartição de binário e travões Akebono opcionais.

Especificamente desenvolvido para este motor, o Modo de condução CUPRA, exclusivo, inclui uma calibração dos pedais e da caixa de velocidades otimizada para pista, uma entrega mais imediata de binário, um indicador luminoso de mudança de velocidades e a afinação do motor desenvolvida pelo Centro Técnico de Martorell.

Instalado no eixo traseiro, o sistema é controlado electro hidraulicamente com duas embraiagens independentes e permite o controlo do binário em cada uma das rodas traseiras. Isto significa que pode transferir a potência entre as rodas traseiras esquerda e direita durante as curvas, dando ao CUPRA Formentor VZ uma destreza ainda maior quando a condução se torna mais afincada.

O sistema de chassis do CUPRA Formentor VZ permitiu aos engenheiros incluir um Drift Mode. Quando em circuito, o CUV de alta performance pode mostrar o seu caráter de veículos verdadeiramente divertido. Neste perfil, o ESC trabalha no modo desportivo e, utilizando a tecnologia de repartição de binário, a potência total pode ser direcionada para uma roda traseira, ajudando a empurrar o carro para interior da mesma.

E quando é necessário o máximo controlo e potência de travagem, o CUPRA Formentor VZ cumpre todas as expectativas graças aos seus discos de travão de 18", de série; o Formentor VZ também pode ser equipado com travões opcionais com pinças Akebono de seis pistões (375 mm x 36 mm). A sua segurança é reforçada, quaisquer que sejam as exigências.

eTSI (mild hybrid)

O CUPRA Formentor está agora também disponível com uma opção mild hybrid (eTSI), permitindo ao CUV oferecer níveis de eficiência ainda mais elevados. O sistema, que está disponível com o motor a gasolina de 1.5 litros e 150 cv (110 kW), exclusivamente em combinação com a transmissão DSG, associa ao motor de combustão a tecnologia mild-hybrid de 48V, que confere não só a eficiência da eletrificação, como conforto à utilização.

O sistema recorre a um motor de arranque de 48V e a uma bateria de iões de lítio de 48V, sendo os ganhos de eficiência obtidos, em parte, porque o sistema permite que o CUPRA Formentor circule com o motor desligado em alguns cenários de condução, recuperando energia na travagem e apoiando o motor com alguma assistência elétrica. O sistema foi melhorado e a ignição do automóvel passou a ser efetuada também através do sistema de 48V, tornando-a ainda mais suave (em comparação com o anterior sistema de 12V).

TDI (Diesel)

Diesel faz também parte da gama de motores do novo CUPRA Formentor, uma versão importante para alguns mercados e clientes. Respondendo às exigências, o TDI de 2.0 litros está associado a uma caixa DSG de 7 velocidades e produz 150 cv (110 kW).

eHybrid (plug-in hybrid)

Com a nova geração de motores híbridos plug-in, a CUPRA prova mais uma vez que a eletrificação e performance são a combinação perfeita.

O novo CUPRA Formentor inclui duas opções de motorização eHybrid da próxima geração: 204 cv (150 kW) e 272 cv (200 kW).

Ambas estão equipadas com o novo motor 1.5 TSI, um motor elétrico e um conjunto de baterias de maior capacidade que oferece agora 19,7 kWh (úteis) e permite que o novo CUPRA Formentor ofereça uma experiência ecológica com uma autonomia totalmente elétrica de mais de 100 km. A bateria pode agora ser carregada rapidamente até 50 kW (carregamento DC) em estrada ou em casa, utilizando uma Wallbox de 11 kW (anteriormente, 3,6 kW).

O CUPRA Formentor VZ e-HYBRID (200 kW/272 cv) pode estar equipado com travões Brembo. As pinças Brembo de quatro pistões combinam-se com travões de disco perfurado de maiores dimensões em comparação com as opções de série (370x32mm), oferecendo uma maior potência de travagem.


Chassis

A performance do motor é complementada pelo chassis do novo CUPRA Formentor. A arquitetura MQB Evo permite a fácil integração de uma variedade de tecnologias para oferecer uma experiência de condução incomparável.

As ligações à estrada incluem arquitetura dianteira McPherson e configuração multilink traseira para proporcionar conforto, bem como uma dinâmica apurada. A afinação precisa das molas e dos amortecedores, bem como a distribuição aperfeiçoada do peso, significa que o chassis lida facilmente com as mudanças de carga.

Nos veículos equipados com tração integral 4Drive, o sistema monitoriza constantemente várias fontes, incluindo o ângulo de direção, a velocidade das rodas e a aceleração do veículo, para levar a potência à roda certa exatamente quando é necessária, aumentando a confiança e ajudando a garantir a segurança. O binário pode até ser controlado entre as rodas de ambos os lados do veículo, graças à ajuda eletrónica EDS, que bloqueia a roda que escorrega em relação ao lado oposto, o que significa que não se perde binário transversal.

O sistema está integrado no eixo traseiro e situa-se na extremidade do veio de transmissão, à frente do diferencial traseiro, melhorando a distribuição do peso e reduzindo a inércia e o tempo de reação.

A tecnologia não se limita ao controlo da potência nas rodas. A tecnologia Shift-by-wire foi desenvolvida para que o seletor deixe de estar ligado mecanicamente à caixa de velocidades, utilizando em vez disso impulsos eletrónicos para indicar a mudança.

O novo CUPRA Formentor está equipado com um sistema de travão elétrico que proporciona uma resposta mais rápida do que um sistema tradicional, a possibilidade de recuperar a energia de travagem (específica para as versões híbridas plug-in do CUPRA Formentor) e uma maior segurança ativa. O Brake Booster elétrico foi especificamente adaptado aos modelos CUPRA.

Se a tal juntarmos a possibilidade de afinação do chassis graças ao seu sistema de Controlo Dinâmico do Chassis (DCC) com diferentes modos, incluindo um modo CUPRA ou um modo individual - com o controlo dos níveis do DCC, o condutor pode selecionar com precisão a configuração desejada -, o novo CUPRA Formentor é um crossover coupé desenhado com o fator surpresa incorporado.

A dinâmica do CUPRA Formentor pode ser alterada de acordo com os gostos de quem o conduz, através dos diferentes perfis de condução: Comfort, Performance, CUPRA, Offroad (para as versões com tração integral), Drift e Individual. Estes perfis alteram o caráter do veículo, conferindo ao novo CUPRA Formentor uma amplitude de capacidades que poucos outros veículos do segmento possuem.

Específico no CUPRA Formentor VZ é o modulador sonoro. Trata-se de um sistema ativo que reforça o som natural do motor (de acordo com o perfil de condução selecionado), apresentando uma evolução baseada numa nova curva sonora, associada ao som natural e a um conceito "Adrenaline" (intensidade sonora proporcional ao acelerador e às rotações).

No modo Individual, o som "Pure" pode ser selecionado, desativando o sistema sonoro, mas ao mesmo tempo colocando as válvulas de escape no seu volume máximo, obtendo um som agressivo, mas 100% natural.



Infotainment e Conectividade

O novo CUPRA Formentor proporciona uma experiência interior mais vanguardista com ecrãs de alta resolução para fornecer todas as informações de que o condutor e os passageiros necessitam, um sistema áudio de alta-fidelidade da próxima geração e acesso ao ecossistema CUPRA com a aplicação My CUPRA.

Atrás do volante CUPRA encontra-se o cockpit digital. A combinação de configurações e clareza permite fornecer os dados mais importantes ao condutor, o que significa menos distração e mais concentração na condução.

Com tanta informação disponível, é importante que os sistemas sejam intuitivos e o monitor de infotainment central de 12,9", agora de maiores dimensões, foi concebido para colocar tudo na ponta dos dedos. Com um sistema operativo totalmente novo, o ecrã personalizável combina as vantagens da interação através do ecrã tátil com uma barra deslizante retro iluminada para ajustar a climatização e o volume no interior. E com a capacidade de incluir widgets configuráveis, o sistema de infotainment pode ser adaptado às necessidades individuais.

O sistema Wireless Full Link está sempre presente, permitindo aos clientes transportar a sua vida digital para o habitáculo, quer se trate de mapas, música ou outras funcionalidades compatíveis com automóveis através do Apple CarPlay e do Android Auto. E, mais importante, tudo acessível de forma controlada, intuitiva e segura através da Interface Homem-Máquina (HMI) do novo CUPRA Formentor. E quando os smartphones precisam de ser carregados, o novo CUPRA Formentor oferece capacidades de carregamento rápido sem fios de até 15 W, com tecnologia de refrigeração.

Com a aplicação My CUPRA, os clientes exercem controlo total sobre o veículo (com funcionalidade adicional disponível para as versões eHybrid do novo CUPRA Formentor), podendo controlar a climatização remotamente, gerir o carregamento da bateria, o fecho/desbloqueio remotos, bem como uma série de outras funcionalidades.

A conectividade não é apenas uma questão de conveniência: o SIM incorporado também aumenta a segurança, uma vez que os utilizadores beneficiam do serviço eCall. Em caso de acidente, o veículo pode contactar diretamente os serviços de emergência, manual ou automaticamente. E se o pior acontecer, o veículo pode transmitir dados importantes, incluindo a posição do veículo, o tipo de motor e o número de passageiros, facilitando a assistência.


Sistemas avançados de assistência ao condutor e de segurança

O novo CUPRA Formentor oferece uma vasta gama de tecnologias de ajuda ao condutor para proporcionar a máxima segurança, aconteça o que acontecer. Um conjunto de tecnologias integradas para ajudar, mas não interferir, fazem do CUV um dos veículos mais seguros e cómodos do segmento.

Entre os sistemas de segurança do novo CUPRA Formentor encontram-se o Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo Preditivo (ACC), a Assistência em Viagem, a Assistência Lateral e de Saída do veículo e o Assistente do Condutor.

O sistema ACC Preditivo pode posicionar o veículo com base na rota e nos dados de GPS fornecidos pelo sistema de navegação, permitindo-lhe adequar a velocidade em função do traçado da estrada à sua frente - curvas, rotundas, cruzamentos, limites de velocidade e zonas urbanas. E, utilizando informações da câmara montada à frente e o reconhecimento de sinais de trânsito, pode ajustar a velocidade do veículo quando os limites são alterados.

A função Travel Assist utiliza informações do ACC e do Lane Assist para manter ativamente o veículo no centro da faixa de rodagem e ajustar a velocidade ao fluxo do tráfego - em toda a gama de velocidades.

O Assistente Lateral e de Saída do veículo deteta o que os olhos não conseguem ver mediante a análise do ângulo morto e acrescentando um aviso de saída quando se estaciona e se pretende sair do veículo, avisando acústica e visualmente se alguém ou algo se aproxima.

O Assistente do Condutor garante que o condutor se mantém concentrado na condução e não se distrai com avisos visuais e acústicos. Se não houver reação por parte do condutor, o sistema pode iniciar o processo de travagem; se não houver alteração do comportamento, o veículo pode parar completamente e ativar as luzes de emergência. Uma vez estacionado, o novo CUPRA Formentor pode contactar diretamente os serviços de emergência utilizando o sistema eCall.

A gama de sistemas avançados de assistência ao condutor é reforçada com a integração de sete airbags, incluindo um airbag central frontal de série. A combinação de tecnologias cria um nível incrível de segurança sem interferir com a experiência do condutor.


Fonte
: SIVA Portugal

voltar à listagem