CUPRA alarga a liderança no FIA ETCR com a coroação de Adrien Tambay como “Rei do Fim de Semana” na Hungria

Notícias

CUPRA alarga a liderança no FIA ETCR com a coroação de Adrien Tambay como “Rei do Fim de Semana” na Hungria

CUPRA alarga a liderança no FIA ETCR com a coroação de Adrien Tambay como “Rei do Fim de Semana” na Hungria

20 Junho 2022

  • Os pilotos da CUPRA EKS terminaram em primeiro e segundo lugar no FIA ETCR eTouring Car World Cup, na Hungria
  • Com a vitória na Super Final, Adrien Tambay foi coroado “Rei do Fim de Semana” no circuito de Hungaroring
  • Tambay assume a liderança na classificação de pilotos do FIA ETCR, com apenas dois pontos de distância do colega de equipa da CUPRA EKS, Mattias Ekström, que alcançou o segundo lugar em Hungaroring


Azambuja, 14 de junho 2022 – A CUPRA EKS alargou a sua liderança no topo da classificação do FIA ETCR eTouring Car World Cup, depois de um fim-de-semana incrível de corridas totalmente elétricas no circuito de Hungaroring.  Adrien Tambay ganhou a Super Final “Pool Furious” da DHL e foi coroado “Rei do Fim de Semana” por assumir a liderança no campeonato de pilotos - com o companheiro de equipa Mattias Ekström, que ficou apenas a dois pontos de distância.


Como previsto, o rápido e fluído circuito de 4.381km de Hungaroring proporcionou algumas rondas emocionantes num fim-de-semana de corrida com alguns incidentes que manteve a equipa da CUPRA EKS muitíssimo ocupada. O uso estratégico da função “Power Up”, que eleva a potência do motor a 450kW (612 CV) de capacidade, durante um período de tempo em todas as sessões de pista, desempenhou um papel importante na ultrapassagem e defesa das posições. Os quatro pilotos da CUPRA EKS Racing dominaram esta tática rapidamente e fizeram um bom uso na segunda ronda do campeonato, disputada em Budapeste.


Na Semifinal, a sorte não esteve ao seu lado no início, pois um problema na partida colocou-o em último lugar, mas este conseguiu recuperar e terminar a corrida em segundo lugar. Na Super Final partiu do segundo lugar na grelha e assumiu a liderança na primeira volta e, a partir daí, assim ficou até ao final. Tambay marcou pontos suficientes ao longo do evento para ser coroado "Rei do Fim de Semana".


Tom Blomqvist tinha entrado no mesmo grupo que Tambay através de sorteio e foi o piloto mais rápido na segunda sessão de qualificação. Depois da sua saída da corrida dos Quartos de Final "Pool Furious", recuperou com grande êxito para ganhar a Semifinal e ocupar o quarto lugar na grelha de partida para a Super Final. Na Super Final, permaneceu em quarto até subir dois lugares a meio da corrida e acompanhou o seu colega de equipa até à meta.


Mattias Ekström voltou a estar em excelente forma – estabelecendo o tempo mais rápido na Pool Fast Free Practice e na qualificação que resultou na vitória dos quartos de final. Arrancou para a semifinal a partir da primeira posição, mas perdeu a liderança na primeira volta e terminou em terceiro depois de uma dura batalha. O que o colocou em terceiro lugar na grelha para a DHL Pool Fast SuperFinal de cinco voltas e depois de um bom início manteve essa posição até ocupar o segundo lugar com um grande avanço por dentro na última curva da primeira volta. A partir daí defendeu magistralmente a sua posição, especialmente durante uma luta feroz nas fases finais da corrida. Desta forma, conseguiu o segundo lugar na Super Final, mas acabou por perder a sua oportunidade de ser o "Rei do fim-de-semana" por apenas 10 pontos.


Jordi Gené adaptou-se bem ao evento húngaro e terminou em segundo lugar na Semifinal do grupo “Pool Fast”. O piloto espanhol fez um bom arranque na Super Final, a partir do quinto lugar da grelha, mas vários contatos pesados durante a primeira volta forçaram-no a ir às boxes para mudar um pneu furado. Depois desta paragem, regressou à corrida com uma volta perdida, o que não o impediu de marcar pontos valiosos na corrida final.


Adrien Tambay, piloto da equipa CUPRA EKS

"A Super Final foi incrível! Tive de me esforçar na sequência dos meus erros do dia anterior e corri com alguma pressão, porque queria recompensar a equipa por todo o seu trabalho árduo do qual veio um bom resultado. Sabia que o CUPRA e-Racer era muito rápido em Hungaroring e que tinha de ter uma SuperFinal livre de complicações. Arranquei no segundo lugar na grelha e sabia que tinha de assumir a liderança o mais depressa possível, o que consegui depois da segunda curva. O plano funcionou, por isso estou muito feliz! Agora temos de manter a cabeça fria e trabalhar para a corrida do próximo fim-de-semana no Circuito del Jarama.” 


Mattias Ekström, piloto da equipa CUPRA EKS:

"A minha corrida na Super Final foi boa e consegui terminar na segunda posição. Estou feliz com este resultado e muito feliz pela equipa da CUPRA EKS, porque o Adrien Tambay foi coroado 'Rei do Fim-de-Semana'. É um ótimo resultado para a equipa no campeonato de fabricantes, o que é obviamente muito importante. Estamos todos ansiosos para a próxima corrida. O CUPRA e-Racer é um carro de corrida muito bom e temos de ser capazes de alcançar outro grande resultado no Circuito del Jarama." 

A terceira ronda do Campeonato do Mundo de eTouring Car World Cup da FIA ETCR vai realizar-se no Circuito del Jarama, em Espanha, nos dias 17 e 19 de junho.




Fonte: SIVA


voltar à listagem