30.º Aniversário do Honda CR-V: nos bastidores do desenvolvimento do SUV que conquistou o mundo

Notícias

30.º Aniversário do Honda CR-V: nos bastidores do desenvolvimento do SUV que conquistou o mundo

30.º Aniversário do Honda CR-V: nos bastidores do desenvolvimento do SUV que conquistou o mundo

22 Outubro 2025

•O Honda CR-V foi lançado em 1995 como um SUV que combina conforto e liberdade;


•O modelo introduziu uma nova proposta de valor no mercado, ao oferecer um SUV pensado tanto para o lazer fora de estrada como para a condução urbana, num segmento até então dominado por veículos todo-o-terreno;


•Em 2024, o Honda CR-V ultrapassou o marco de 4 milhões de unidades vendidas em todo o mundo e, em 2025, celebra o seu 30.º aniversário;


Em Portugal o Honda CR-V está disponível em versão híbrida (e:HEV) e híbrida plug-in (PHEV) a partir de apenas 47.990 euros (acresce IVA, ver condições).



O Honda CR-V é um SUV de nova geração lançado pela marca em 1995. Desde então, tornou-se um modelo de referência e um dos mais vendidos em todo o mundo. Com a celebração do seu 30.º aniversário em 2025, a Honda recorda os bastidores do seu desenvolvimento e as inovações que o transformaram num ícone da indústria automóvel.



O “Creative Mover”: um automóvel que coloca as pessoas em primeiro lugar na década de 1990, a Honda entrou no segmento dos veículos recreativos (RV), ao contrário do que acontecia até então, quando a sua atividade se concentrava no mercado de veículos ligeiros de passageiros. Nessa altura, a marca adotou uma nova abordagem ao desenvolvimento automóvel, dando origem ao conceito de “Creative Mover”, ou “Veículo Que Cria Um Estilo de Vida”.


Mais do que um simples meio de transporte, a Honda acreditava que os automóveis são ferramentas que permitem às pessoas criar e enriquecer as suas próprias vidas, colocando-as no centro de todas as decisões. O objetivo passou pelo desenvolvimento de veículos que tornassem o quotidiano mais agradável, divertido e gratificante.



O valor que o Honda CR-V procurou oferecer como “Active Mover” O Honda CR-V, lançado em 1995, foi desenvolvido com uma personalidade ativa, pensado para ser utilizado de forma confortável e versátil, desde o dia a dia em espaço urbano até às aventuras ao ar livre. Foi posicionado como o “Active Mover” dentro da série Creative Mover, e o seu nome é uma abreviação de “Comfortable, Runabout Vehicle” (Veículo Confortável e Ágil).


A equipa de desenvolvimento do Honda CR-V adotou os princípios de “Think Right” e “Make Light”:
- o “Think Right” consistia em questionar constantemente se estavam a observar verdadeiramente as tendências e o futuro do setor automóvel;
- o “Make Light” implicava uma análise minuciosa do desempenho do veículo: se poderia ser conduzido de forma agradável, simples e sem esforço.



Guiada por estes princípios, a equipa avaliou cuidadosamente o que era realmente necessário, examinando tanto o hardware como o software do veículo — desempenho, funcionalidades e dimensões adequadas — com o objetivo de criar um estilo de vida ativo, através de um automóvel que pudesse ser conduzido confortavelmente e sem esforço para qualquer destino, a qualquer momento.



Na época, os SUVs eram predominantemente veículos todo-o-terreno, robustos e com tracção integral. O Honda CR-V, por sua vez, foi concebido para acomodar confortavelmente cinco adultos e transportar uma quantidade significativa de carga; oferecer conforto e praticidade no dia a dia, seja para fins profissionais ou lazer, independentemente da estação, hora ou tipo de estrada.

No fundo a conceção do Honda CR-V teve como objetivo criar um veículo acessível e confortável para qualquer utilizador, sem compromissos.
Para alcançar estes objetivos, a Honda procurou combinar o conforto típico de um sedan, a versatilidade de um veículo familiar, a funcionalidade de tração todo-o-terreno e um design funcional e seguro. A adoção da carroçaria monocoque(1) permitiu um centro de gravidade baixo, bitola larga(2) e entre-eixos longo(3), assegurando simultaneamente excelente visibilidade, típica de um SUV, e uma condução suave, característica de um sedan.


Além disso, para criar um interior espaçoso e confortável, semelhante a uma sala de estar, e uma área de carga prática e funcional, a Honda introduziu várias soluções inovadoras, incluindo piso plano, passagem central, configurações de bancos versáteis que se podem reclinar totalmente e até uma mesa destacável.



O Honda CR-V, lançado em 1995, celebra o seu 30.º aniversário em 2025. Vendido em mais de 160 países em todo o mundo, o modelo ultrapassou as 4 milhões de unidades vendidas acumuladas, tornando-se um dos SUVs mais vendidos globalmente. Em 2024, recuperou o primeiro lugar nas vendas globais da Honda e continua a ser muito apreciado em todo o mundo.



Numa época em que os SUVs eram sinónimo de veículos robustos todo-o-terreno, o Honda CR-V criou uma nova proposta de valor: um SUV passível de ser usado tanto para aventuras ao ar livre como para o dia a dia urbano. O Honda CR-V encarna a filosofia da Honda de desenhar automóveis centrados nas pessoas e o seu papel duradouro como modelo de referência da gama simboliza verdadeiramente o espírito desafiante da marca.



Honda CR-V disponível em Portugal nas motorizações e:HEV e PHEV

A sexta geração do Honda CR-V está disponível em Portugal em motorização híbrida (e:HEV) e híbrida plug-in (PHEV), com um design de sonho e equipamento de exceção (disponível com jantes de 18”, teto panorâmico, bagageira abertura elétrica, ecrã digital 9” com navegação, câmara 360º, sistema som Bose com 12 colunas).



O Honda CR-V e:HEV é um SUV híbrido que oferece a vantagem do funcionamento suave e silencioso com energia elétrica, sem necessidade de carregamento. Equipado com uma unidade de tração 100% híbrida, um motor a gasolina 2 litros e quatro cilindros com injeção direta, com 184 CV de potência, o CR-V Hybrid é capaz de proporcionar uma condução eficiente, garantindo economia de combustível e conforto em viagens longas.

O Honda CR-V PHEV, com um motor elétrico de 135 kW (184 CV), garante uma autonomia, em modo 100% elétrico, de até 82 km (combinado, WLTP), permitindo ir mais longe do que alguma vez sonhou.



O Honda CR-V Hybrid está disponível para os clientes por 56.000 euros, Contas Feitas (valor transparente – chave na mão), que inclui despesas de legalização e transporte, 5 anos de garantia sem limite de kms, 5 anos de assistência em viagem e pintura metalizada. Para saber mais informação consulte aqui.



Em destaque para as empresas e ENI, o Honda CR-V Plug-in Hybrid, está disponível para aquisição por 47.990 euros + IVA (dedução total do IVA e redução de até 75% no ISV). Em opção, o Honda CR-V PHEV está também disponível através do pacote Renting Empresas por apenas 745 euros/mês (acresce IVA), numa solução para 60 meses ou 50.000 kms, com tudo incluído (manutenção, seguro, pneus, assistência 24h, viatura de substituição, gestão de sinistros e impostos) onde o empresário não terá quaisquer custos inesperados, conta com valor fixo do início ao final do contrato, por forma a concentrar-se apenas em conduzir. Condições disponíveis para consulta aqui.






Fonte:
Comunicação e Relações Públicas SOZO

voltar à listagem