50 anos a antecipar o futuro

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50 anos a antecipar o futuro

50 anos a antecipar o futuro

29 Julho 2025

- O Centro Técnico da SEAT S.A. celebra 50 anos como pilar fundamental da inovação da empresa.


- 34.000 profissionais desenvolveram mais de 950 protótipos e modelos icónicos ao longo das últimas cinco décadas.



- Das 310.000 simulações realizadas em 2024, 220.000 centraram-se no cluster de veículos elétricos urbanos.



Azambuja, 29 de julho de 2025. O SEAT 1200 Sport, mais conhecido como o “Bocanegra”, entrou para a história graças ao seu distintivo para-choques em espuma de poliuretano preta, que lhe valeu o apelido. Mas este modelo foi também um marco na história da SEAT S.A., por ter sido o primeiro a ser totalmente desenvolvido no Centro Técnico, corria o ano de 1975.



Este ano, em que a empresa comemora o seu 75.º aniversário enquanto força motriz da mobilidade, o seu Centro de I&D celebra também meio século de existência, plenamente envolvido no desenvolvimento do automóvel elétrico urbano. “Este duplo aniversário é um marco que sublinha o nosso compromisso contínuo com o progresso, o talento e a visão de futuro”, afirma o Dr. Werner Tietz, Vice-Presidente Executivo de Investigação e Desenvolvimento da SEAT S.A.



Criar, experimentar, aprender... O lema do Centro manteve-se inalterado ao longo destes 50 anos. O centro de inovação da SEAT S.A. tem vindo a criar a mobilidade do futuro, sempre na vanguarda da tecnologia de cada época.



Da folha de papel à digitalização. Nos primeiros anos, os 211 colaboradores do Centro Técnico desenhavam os esboços iniciais dos modelos em folhas de papel de grandes dimensões. A definição da silhueta dos protótipos era feita através de reproduções à escala real em gesso, e os testes acústicos realizavam-se em salas revestidas com espuma.



Atualmente, uma equipa de mil profissionais – engenheiros, designers, especialistas em aerodinâmica e acústica – trabalha com esboços 3D, realidade virtual e ferramentas de inteligência artificial. “A maior evolução foi a diversidade de tecnologias que a nossa equipa teve de aprender a dominar”, explica Josep Bons, Diretor de User Experience & Engenharia de Interiores.



O gesso deu lugar à argila, e os testes acústicos realizam-se numa câmara anecoica com tecnologia ‘box-in-box’, uma sala construída dentro de outra, com camadas de aço e betão que isolam mais de 95% dos sons e vibrações exteriores. Lá dentro, os antigos microfones foram substituídos por cabeças artificiais que simulam a perceção humana, captando todas as nuances acústicas.



Modelos que marcaram uma era. Depois do ‘Bocanegra’, seguiram-se modelos emblemáticos como o Ibiza, o Toledo e o Leon. A integração no Grupo Volkswagen em 1986 e, mais tarde, no cluster Audi-Lamborghini em 2002, deu ao Centro Técnico a força necessária para expandir a sua atuação. A inauguração do Centro de Design e do Centro de Desenvolvimento de Protótipos, em 2007, permitiu centralizar em Martorell todas as fases do processo criativo e técnico: desde o primeiro traço desenhado por um designer até à validação final antes da produção em série.



Em 2020, surgiu outro ícone: o CUPRA Formentor, o primeiro modelo concebido e desenvolvido inteiramente pela marca, tornando-se o mais vendido da empresa. Em 2021, o CUPRA Born – o primeiro modelo 100% elétrico da CUPRA – assinalou o início da eletrificação. Nesse mesmo ano, o Centro Técnico foi ampliado com o Test Center Energy, um centro de investigação e desenvolvimento de baterias único no sul da Europa. Atualmente, a SEAT S.A. continua a investir fortemente na mobilidade elétrica, com a construção da sua fábrica de montagem de sistemas de baterias, num investimento de 300 milhões de euros.

A criar o futuro, um futuro elétrico. O Centro Técnico está agora focado no desenvolvimento do automóvel elétrico urbano. Das 310.000 simulações realizadas em 2024 para validar aspetos como aerodinâmica, segurança, acústica, entre outros, 220.000 foram dedicadas ao cluster de veículos elétricos urbanos.

Liderar o desenvolvimento da gama de veículos elétricos urbanos demonstra a confiança do Grupo Volkswagen nas nossas pessoas e nas nossas competências”, reforça o Dr. Werner Tietz – uma confiança que se tem mantido firme ao longo de cinco décadas, sustentada por dados concretos.



50 anos do Centro Técnico em números:

• De 211 colaboradores em 1975 para 1.000 atualmente
• 34.000 profissionais ao longo da sua história
• Crescimento das instalações de 16.000 m² para 200.000 m²
• Mais de 950 protótipos desenvolvidos
• 359 patentes registadas
• 35 milhões de quilómetros de testes em condições climáticas extremas




Fonte:

Direção de Comunicação e Marca
SIVA | PHS

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