Alfa Romeo F1 Team KICK terminou o Grande Prémio do Qatar com os dois monolugares nos pontos

Notícias

Alfa Romeo F1 Team KICK terminou o Grande Prémio do Qatar com os dois monolugares nos pontos

Alfa Romeo F1 Team KICK terminou o Grande Prémio do Qatar com os dois monolugares nos pontos

09 Outubro 2023

  • Confirmando o excelente ritmo demonstrado ao longo do fim de semana, Valtteri Bottas terminou o Grande Prémio do Qatar no oitavo lugar.
  • Uma recuperação espantosa de Zhou Guanyu levou-o ao nono posto final, ajudando a recompensar o árduo trabalho do Alfa Romeo F1 Team KICK ao longo do fim de semana.


O Alfa Romeo F1 Team KICK celebrou uma brilhante conquista de pontos no Grande Prémio do Qatar, com Valtteri Bottas e Zhou Guanyu a conquistarem a 8ª e 9ª posições, respetivamente. Este resultado foi a recompensa de um forte desempenho da equipa como um todo, uma vez que os pilotos, a equipa das boxes e toda a equipa em Lusail tiveram uma execução perfeita no dia da corrida.

O resultado da corrida contribuiu com seis pontos para o total de dezasseis da equipa, com o Alfa Romeo F1 Team KICK a ultrapassar a Haas passando a ocupar o oitavo lugar no campeonato de construtores e, ao mesmo tempo, reduzindo a diferença para o sétimo classificado.

Alessandro Alunni Bravi, Responsável da equipa: "Fomos capazes de realizar a corrida que ambicionávamos há muito tempo. Sabíamos que tínhamos potencial para marcar pontos, mas tínhamos de fazer a corrida perfeita para obter este resultado. A estratégia foi perfeita, as paragens nas boxes foram perfeitas e os pilotos tiveram duas prestações sólidas, esforçando-se da primeira à última volta sem cometer erros. É uma boa recompensa por todo o trabalho feito pela equipa em Hinwil, pela nossa formação na pista e pela Ferrari: continuamos a trazer novas atualizações para a pista, enquanto continuamos, incansavelmente, na fábrica, na simulação e na pista, a compreender e a extrair desempenho do nosso monolugar em evolução. O resultado desta noite aumenta a confiança e reforça a nossa convicção de que podemos marcar pontos em qualquer corrida se fizermos o nosso trabalho como o fizemos aqui. Agora, precisamos de dar mais um passo em frente e construir sobre as bases que lançámos esta noite para continuarmos a crescer como equipa durante o resto da época. O nosso objetivo continua a ser o sétimo lugar no campeonato, nunca deixaremos de o perseguir. Vai ser difícil, vai ser uma luta, mas temos as pessoas, os pilotos e o compromisso e empenho de que precisamos para o conseguir. Vai ser difícil, claro, mas também vamos dificultar as coisas para os nossos concorrentes."


Valtteri Bottas (monolugar 77):

Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 02/Ferrari)

Classificação final: 8º

Volta mais rápida: 1:26.652 (volta 54)

Pneus: Macios usados (3 voltas) – Médios novos (18 voltas) – Duros novos (18 voltas) – Duros usados (18 voltas)


"Hoje foi um grande dia para nós e estou muito satisfeito com o resultado que trouxemos para casa. Estava quente e húmido, na verdade, bastante extremo, e as condições tornaram o trabalho ainda mais difícil, mas sabíamos que tínhamos potencial para fazer um bom resultado - e conseguimos, graças a uma estratégia limpa e a uma corrida sem falhas. Esta pontuação com os dois monolugares é uma grande recompensa para toda a equipa, tanto aqui como em Hinwil, pelo trabalho árduo realizado nas últimas semanas com as atualizações; continuamos a extrair mais deste monolugar, o que é encorajador para as próximas corridas. Com os pontos marcados hoje, conseguimos melhorar a nossa posição no Campeonato de Construtores, subindo para a oitava posição, e vamos continuar a trabalhar arduamente para avançar ainda mais e atingir o nosso objetivo para a época."


Zhou Guanyu (monolugar 24):

Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 01/Ferrari)

Classificação final: 9º

Volta mais rápida: 1:26.323 (volta 54)

Pneus: Médios novos (18 voltas) – Duros novos (17 voltas) – Duros novos (17 voltas) – Macios novos (5 voltas)

"Foi uma corrida fantástica, indo do fundo da grelha para os dez primeiros: tivemos uma boa estratégia, gerimos bem os pneus e não cometemos qualquer erro, e tudo isto foi a chave para o resultado apurado. Fomos rápidos com os pneus duros, o nosso ritmo no último turno foi fantástico, o que nos permitiu acompanhar os nossos rivais: neste derradeiro turno, não era muito claro onde estavam todos com a penalização, por isso é ótimo ser nono no final. Não foi uma corrida fácil, tivemos de fazer algumas boas ultrapassagens e defendermo-nos bem em alguns momentos: era importante mantermo-nos dentro dos limites da pista, mas conseguimos. Estou muito exausto, nunca me esforcei tanto nestas condições, mas esta é uma recompensa fantástica para todos nós depois de um período tão difícil. Nunca desistimos quando as coisas estavam difíceis, e hoje conseguimos fazer tudo certo quando era mais necessário."


Fonte: Stellantis Alfa Romeo

voltar à listagem