Alfa Romeo F1 Team Stake estava na luta pelos pontos quando os dois pilotos abandonaram o GP do Brasil

Notícias

Alfa Romeo F1 Team Stake estava na luta pelos pontos quando os dois pilotos abandonaram o GP do Brasil

Alfa Romeo F1 Team Stake estava na luta pelos pontos quando os dois pilotos abandonaram o GP do Brasil

06 Novembro 2023

  • Destino cruel para os dois pilotos do Alfa Romeo F1 Team Stake no Grande Prémio do Brasil.
  • Quando lutavam pelos pontos, Valtteri Bottas e Zhou Guanyu foram forçados ao abandono devido a problemas técnicos.


O Alfa Romeo F1 Team Stake sofreu o mais cruel dos desgostos, com Valtteri Bottas e Zhou Guanyu a abandonarem o Grande Prémio do Brasil quando estavam na luta pelos pontos. Ambos os carros foram afastados devido a problemas técnicos, anulando um bom desempenho da equipa.

A desilusão ainda está muito fresca, mas há elementos positivos a levar para as duas últimas corridas da época: um ritmo sólido em todos os compostos, bom trabalho de equipa, estratégia e paragens nas boxes consistentes são o que a equipa vai precisar à medida que se aproxima da fase final da campanha de 2023.

Alessandro Alunni Bravi, Responsável da equipa: "Estamos muito desapontados hoje, especialmente porque ambos os pilotos estavam a fazer corridas muito sólidas. O Valtteri estava firmemente no 10º lugar, com o Zhou logo atrás, depois de um bom arranque e com um carro que teve um desempenho muito melhor do que nos dias anteriores. Estávamos a lutar com os Alpine, os AlphaTauri e um final nos pontos estava definitivamente nos planos. No ano passado sofremos bastantes abandonos e este ano melhorámos significativamente: é, portanto, ainda mais dececionante ter dois na mesma corrida, e no final da época, quando todas as oportunidades são ainda mais importantes. Vamos ter de investigar exatamente o que aconteceu, foram dois problemas distintos que nos obrigaram a parar os carros para evitar mais danos. Iremos analisá-los em Hinwil para garantir que não se repetem. Apesar da desilusão, há aspetos positivos: assistimos a uma melhoria do desempenho que acompanhou as temperaturas mais baixas da pista. Isto dá-nos confiança para Las Vegas, mas também mostra que somos muito sensíveis às mudanças nas condições da pista e que temos dificuldade em produzir desempenhos consistentes em diferentes situações. A nossa estratégia de hoje era a melhor para maximizar o nosso resultado e os pilotos trabalharam bem em conjunto para a executar, mas infelizmente nunca tivemos a oportunidade de ver os seus resultados. Agora não há espaço para lamentações: temos de nos concentrar nas duas últimas corridas e maximizar tudo o que pudermos. Vai ser difícil, mas devemos isso aos membros da nossa equipa, aos nossos parceiros e aos nossos fãs."


Valtteri Bottas (monolugar 77):

Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 02/Ferrari)

Classificação final: Abandono

Volta mais rápida: 1:15.731 (volta 20)

Pneus: Macios novos (2 voltas) – Macios novos (16 voltas) – Médios novos (21 voltas)

"O nosso ritmo foi bastante bom hoje, uma clara melhoria em relação ao resto do fim de semana: adaptámo-nos bem às temperaturas mais baixas e estávamos na luta para trazer alguns pontos para casa. Consegui evitar todos os detritos da colisão na curva 1 na primeira partida, mas, infelizmente, tivemos de retirar o carro. Ainda temos de investigar o problema técnico que causou o acidente, mas a frustração mantém-se. Foi realmente uma pena, pois tivemos a oportunidade de construir algo realmente promissor hoje. O fim de semana em geral foi difícil para nós; com apenas duas rondas pela frente, as coisas parecem bastante difíceis para o nosso lado: mesmo assim, não vamos desistir e vamos continuar a trabalhar arduamente para tentar compensar as posições perdidas nas duas últimas rondas do Campeonato."


Zhou Guanyu (monolugar 24):

Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 01/Ferrari)

Classificação final: Abandono

Volta mais rápida: 1:16.232 (volta 17)

Pneus: Macios novos (2 voltas) – Macios novos (13 voltas) – Médios novos (7 voltas)

"Tivemos uma boa oportunidade de marcar pontos com os dois carros hoje, o Valtteri e eu trabalhámos juntos para terminar entre os dez primeiros, por isso é extremamente frustrante terminar a corrida desta forma. Tínhamos um bom ritmo e estávamos a progredir a partir de trás, mas tivemos um problema técnico e tivemos de parar o carro. Ainda não sei os pormenores, vamos ter de investigar o problema para perceber o que aconteceu, mas tivemos de parar para evitar que surgissem problemas piores. É triste, mas é o desporto automóvel: agora temos de nos concentrar em Las Vegas e trabalhar para garantir que podemos ser tão competitivos lá como fomos hoje."


Fonte: Alfa Romeo Stellantis

voltar à listagem