Alfa Romeo F1 Team Stake marcou precioso ponto nas contas finais do Grande Prémio de Itália

Notícias

Alfa Romeo F1 Team Stake marcou precioso ponto nas contas finais do Grande Prémio de Itália

Alfa Romeo F1 Team Stake marcou precioso ponto nas contas finais do Grande Prémio de Itália

04 Setembro 2023

  • Valtteri Bottas amealhou importante ponto para as contas do campeonato de construtores no final do Grande Prémio de Itália disputado hoje em Monza.
  • Corrida mais complicada para Zhou Guanyu que, apesar de algumas boas ultrapassagens, não conseguiu ir além do 14º lugar final.


O Alfa Romeo F1 Team Stake marcou um precioso ponto em casa, com Valtteri Bottas a terminar no décimo lugar após um emocionante Grande Prémio de Itália. Optando por uma estratégia inversa à dos restantes, sendo um dos três monolugares a partir com pneus duros, Valtteri e a equipa executaram uma corrida impecável para recuperar terreno na segunda metade da prova e subir para os dez primeiros. Zhou Guanyu teve uma corrida mais difícil, acabando por terminar em 14º lugar numa atuação que se caracterizou por algumas boas manobras de ultrapassagem.

Com o ponto de hoje, a equipa soma dez pontos, aproximando-se dos seus rivais mais próximos no campeonato e continuando a lutar pelo 7º lugar na classificação do Campeonato de Construtores.

Alessandro Alunni Bravi, Responsável da equipa: "Antes da corrida, dissemos que o nosso objetivo hoje era marcar pelo menos um ponto e é muito importante que o tenhamos conseguido. Fizemos uma corrida perfeita e conseguimos atingir o nosso objetivo. É especialmente notável, tendo em conta as dificuldades que enfrentámos na sexta-feira e no sábado: mas a equipa foi muito forte e conseguimos dar a volta à situação quando era realmente necessário. Temos de lhes prestar homenagem, bem como aos nossos colegas em Hinwil, pelo seu apoio antes e durante o fim de semana. O Valtteri não cometeu qualquer erro da luz à bandeira e conseguiu fazer com que a sua estratégia alternativa funcionasse, subindo na classificação na fase final. Infelizmente, foi uma corrida mais difícil para o Zhou: tentámos uma estratégia agressiva, fazendo uma segunda paragem para novos médios, mas o ritmo não foi suficiente para ficar entre os dez primeiros. Podemos celebrar este ponto, mas não podemos esquecer as dificuldades de sexta-feira e sábado. Temos de analisar o que correu mal, aprender e melhorar constantemente, começando já em Singapura: mostrámos um bom ritmo de corrida e, se conseguirmos melhorar as nossas posições na qualificação, podemos lutar em todos os Grandes Prémios pelos pontos. Não vamos desistir, nem mesmo depois da última curva da última corrida, na nossa tentativa de marcar pontos: temos de trabalhar mais, pois o nosso objetivo continua a ser o 7º posto no campeonato de Construtores. Por fim, é ótimo poder celebrar com um ‘top’ 10 o que foi um fim de semana incrível dentro e fora da pista: começámos na quinta-feira, com o lançamento do novo Alfa Romeo 33 Stradale em frente à nossa ‘box’; tivemos os nossos colegas na bancada, a preparar uma grande coreografia; e fizemos uma boa corrida para terminar. Esperemos que este possa ser o início de uma nova fase do nosso campeonato."


Valtteri Bottas (monolugar 77):

Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 02/Ferrari)

Classificação final: 10º

Volta mais rápida: 1:25.988 (volta 27)

Pneus: Duros usados (25 voltas) – Médios usados (26 voltas)

"Os pontos eram o objetivo de hoje e alcançámo-lo: é bom estar de volta aos dez primeiros, pois já há algum tempo que não o fazíamos, apesar de todo o nosso trabalho árduo, e este ponto é para todos na Alfa Romeo. Pode ser apenas um ponto, mas é uma boa recompensa pelo trabalho feito para dar a volta ao nosso fim de semana e pelo apoio dos colaboradores da casa nas bancadas. Foi uma corrida limpa do nosso lado: o nosso ritmo melhorou ligeiramente em relação à qualificação e acertámos em cheio na nossa estratégia, o que nos ajudou a ter algum ar limpo e a não ter problemas. No geral, é seguro dizer que hoje foi um bom dia no escritório e uma boa maneira de encerrar a temporada europeia".


Zhou Guanyu (monolugar 24):

Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 01/Ferrari)

Classificação final: 14º

Volta mais rápida: 1:25.983 (volta 35)

Pneus: Médios novos (11 voltas) – Duros usados (22 voltas) – Médios novos (18 voltas)

"Estou contente por ver o Valtteri trazer para casa um ponto desta corrida, um ponto que nos ajuda a reduzir a diferença para a Haas. Tendo em conta os resultados que tivemos na sexta-feira e no sábado, demos um grande passo em frente, o que é encorajador para as próximas corridas - especialmente porque vamos levar mais atualizações para Singapura, onde temos de melhorar ainda mais. Penso que, no geral, foi uma corrida limpa da minha parte; o Valtteri e eu seguimos estratégias de pneus diferentes, ele começou com pneus duros e eu com médios, concentrando-me nos pilotos da Alpine na esperança de os ultrapassar. Em termos de ritmo puro, ainda estávamos atrás da Williams; por isso, será crucial dar esse passo em frente em Singapura e continuar a trabalhar para somar novos pontos".


Fonte: Alfa Romeo Stellantis

voltar à listagem