Alfa Romeo F1 Team Stake saiu do caótico Grande Prémio dos Países Baixos sem recompensa

Notícias

Alfa Romeo F1 Team Stake saiu do caótico Grande Prémio dos Países Baixos sem recompensa

Alfa Romeo F1 Team Stake saiu do caótico Grande Prémio dos Países Baixos sem recompensa

28 Agosto 2023

  • Prova afetada pelas condições climatéricas, o Grande Prémio dos Países Baixos foi desafiador para o Alfa Romeo F1 Team Stake que saiu de Zandvoort sem pontos.
  • Zhou Guanyu e Valtteri Bottas andaram em posições pontuáveis, mas não conseguiram capitalizar o bom andamento com Bottas a terminar em 14º e Guanyu a abandonar.

 

O Alfa Romeo F1 Team Stake deixou Zandvoort sem qualquer recompensa depois de um fim de semana desafiante nos Países Baixos. Numa corrida fortemente afetada pelas condições climatéricas, com aguaceiros repentinos que tornaram a pista praticamente impossível de pilotar, Zhou Guanyu e Valtteri Bottas chegaram a estar dentro da zona pontuável em alguns momentos: no entanto, a equipa acabou por não conseguir capitalizar esta posição, com Valtteri a terminar em 14º e Zhou a sair ileso de um acidente provocado pela chuva na curva um.

A equipa vai reagrupar-se e concentrar-se no próximo evento, a última corrida europeia da época e um momento-chave para a nossa equipa - o Grande Prémio de Itália.

Alessandro Alunni Bravi, Responsável da equipa: "Esta corrida marca o fim de um fim de semana difícil para a equipa. Não fomos competitivos na qualificação nem na corrida e este é o elemento-chave em que temos de nos concentrar. A equipa tentou tudo: fizemos algumas boas decisões estratégicas nas condições variáveis e colocámo-nos numa boa posição com o Zhou. Tentámos a estratégia oposta com o Valtteri, deixando-o com pneus de seco, de modo a cobrir todos os cenários. Os nossos mecânicos fizeram um bom trabalho, gerindo todas as paragens nas boxes em condições difíceis. Infelizmente, no final, não havia ritmo suficiente no monolugar e, quando as condições voltaram ao normal, não conseguimos manter-nos nos pontos. O acidente de Zhou foi um grande impacto, mas, felizmente, ele conseguiu sair sem ferimentos. Não vamos baixar a cabeça: vamos continuar a trabalhar arduamente para melhorar o nosso desempenho e seguir em frente, já a partir do próximo fim de semana em Monza."

 

Valtteri Bottas (monolugar 77):

Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 02/Ferrari)

Classificação final: 14º

Volta mais rápida: 1:14.698 (volta 49)

Pneus: Macios novos (16 voltas) – Médios novos (31 voltas) – Macios novos (12 voltas) – Intermédios novos (4 voltas) - Intermédios usados (9 voltas)

"Antes de mais, estou muito contente por ver que o Zhou está bem depois do acidente. Todas as corridas caóticas são uma oportunidade e sinto que hoje não fomos capazes de a aproveitar ao máximo. Tivemos um arranque muito bom, ganhando muitas posições e, quando a chuva chegou, mantivemo-nos na pista, o que não foi fácil em condições tão difíceis. A aderência na pista era muito fraca e a visibilidade limitada, o que, numa pista tão técnica, torna a condução ainda mais difícil. No final, não tínhamos o ritmo necessário para estar nos pontos, especialmente em circunstâncias normais. Temos de perceber o que se passou e melhorar, sei que todos estão a trabalhar arduamente para isso. Segue-se Monza: é uma corrida importante para nós, numa pista completamente diferente, e podemos certamente fazer melhor. Vai estar muita gente da nossa fábrica nas bancadas e estamos ansiosos por todo o apoio."

 

Zhou Guanyu (monolugar 24):

Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 03/Ferrari)

Classificação final: abandono

Volta mais rápida: 1:15.417 (volta 39)

Pneus: Macios novos (1 volta) – Intermédios novos (9 voltas) – Médios novos (27 voltas) – Macios novos (23 voltas) – Intermédios novos (3 voltas)

"Terminar a corrida com um despiste nunca é bom: não tive nenhuma lesão, o que é o mais importante, mas estou desiludido porque estávamos a fazer uma boa corrida até então. A chuva foi muito repentina e foi um momento deveras complicado para mim: fui um dos primeiros a chegar à curva 1, não estava a forçar, dadas as condições, mas assim que toquei nos travões o carro fez ‘aquaplaning’. Não pude fazer nada, não consegui perder velocidade e fui direto para as barreiras de proteção. Antes disso, tinha sido uma corrida movimentada em que passámos muito tempo em boas posições. Estávamos bastante fortes no molhado, mas assim que o tempo secou, não tivemos ritmo para ficar entre os dez primeiros. O Safety Car também não nos ajudou: estávamos com pneus médios, na esperança de ir longe, mas assim que a corrida foi neutralizada, acabámos entre os que estavam com pneus macios e não foi possível manter-nos nas posições pontuáveis. Agora vamos para Monza, uma corrida importante para nós: esperamos ter um resultado melhor."


Fonte: Stellantis Alfa Romeo

voltar à listagem