Alfa Romeo F1 Team Stake saiu sem pontos do Grande Prémio da Áustria no final de um fim de semana duro

Notícias

Alfa Romeo F1 Team Stake saiu sem pontos do Grande Prémio da Áustria no final de um fim de semana duro

Alfa Romeo F1 Team Stake saiu sem pontos do Grande Prémio da Áustria no final de um fim de semana duro

03 Julho 2023

  • O fim de semana do Grande Prémio da Áustria revelou-se aziago para o Alfa Romeo F1 Team Stake com a equipa a não conseguir pontos na Corrida Sprint e no Grande Prémio.
  • Zhou Guanyu foi apenas 14º e Valtteri Bottas a ficar com o 16º lugar no final de uma corrida difícil para a equipa e para os pilotos.

 

O Alfa Romeo F1 Team Stake conheceu um fim de semana muito difícil nas montanhas da Estíria, saindo da prova austríaca sem pontos no final de um evento Sprint desafiador. Na prova principal deste domingo, Zhou Guanyu terminou no 14º lugar, enquanto o seu colega de equipa, Valtteri Bottas, cruzou a linha de meta no 16º posto, depois de um toque logo na primeira volta ter comprometido as suas esperanças de ganhar posições num pelotão muito compacto.

Foi um evento muito duro para o Alfa Romeo F1 Team Stake: a equipa vai reagrupar antes de seguir para Silverstone para o segundo fim de semana consecutivo de provas, onde a vai estrear evoluções para tentar dar um salto em frente, recuperar a competitividade e voltar à luta pelos lugares nos pontos.

Alessandro Alunni Bravi, Responsável da equipa: "Infelizmente, a corrida de hoje esteve em linha com o nosso desempenho neste fim de semana; demos um passo atrás, em comparação com as corridas anteriores e é claro que vamos ter de analisar isto nos próximos dias. Ao mesmo tempo, o nosso foco vai agora para a próxima corrida, em Silverstone, para a última etapa deste duplo fim de semana de eventos: vamos contar com uma atualização importante, que pode, esperamos, melhorar o nosso desempenho. A luta no pelotão é muito renhida e temos consciência disso desde o início da época, pelo que cada décimo pode fazer a diferença. O próximo fim de semana será, por isso, importante para nós, por isso não podemos perder a concentração: temos de continuar a trabalhar e vir preparados para Silverstone, de modo a reagir prontamente e voltar às posições que merecemos. Quero agradecer a toda a equipa, bem como à Ferrari, pelo trabalho realizado neste fim de semana: apesar de ter sido um fim de semana difícil, todos trabalharam arduamente em conjunto, tanto na pista como em Hinwil, tentando maximizar qualquer oportunidade. Temos de continuar a esforçar-nos e não perder a confiança: ainda temos várias corridas pela frente e estaremos prontos para lutar por cada ponto".

 

Valtteri Bottas (car number 77):

Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 02/Ferrari)

Classificação final: 16º

Volta mais rápida: 1:09.940 (volta 49)

Pneus: Duros novos (21 volta) – Médios novos (19 voltas) – Duros novos (30 voltas)

"Infelizmente, ficaram alguns danos na asa dianteira na sequência de um contacto na primeira curva, o que me fez perder terreno no meu primeiro turno. Isso comprometeu o resto da minha corrida, uma vez que, com um pelotão tão compacto, era praticamente impossível recuperar. De um modo geral, faltou-nos ritmo este fim de semana, este circuito não nos convém tanto como nos anteriores. No entanto, é suposto levarmos peças novas para Silverstone na próxima semana que deverão fazer a diferença no nosso desempenho. Vimos isso com os nossos principais concorrentes, como as atualizações têm melhorado o seu ritmo e esperamos que seja esse o nosso caso também, para voltarmos à luta pelos dez primeiros imediatamente."

 

Zhou Guanyu (car number 24):

Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 01/Ferrari)

Classificação final: 14º

Volta mais rápida: 1:09.786 (volta 46)

Pneus: Médios novos (8 voltas) – Duros novos (30 voltas) – Duros novos (32 voltas)

"Infelizmente neste fim de semana não fomos tão competitivos como queríamos e o top 10 acabou por ficar fora do nosso alcance. Fiz um bom arranque e parecia que podia ter ganhado posições, mas o Safety Car entrou apenas algumas voltas depois de eu ter de ir à box para remover uma película da viseira que se tinha alojado na conduta de ar dos travões traseiros, o que acabou por não nos ajudar. No geral, o nosso ritmo não foi o mesmo que tínhamos mostrado recentemente. Há certamente algum trabalho a fazer, tendo em vista as próximas corridas, e também vamos levar novas atualizações para Silverstone na próxima semana. Esperemos que nos permitam dar um passo em frente e melhorar novamente a nossa posição na classificação."


Fonte: Stellantis Alfa Romeo

voltar à listagem