Alfa Romeo registou o maior crescimento entre as marcas premium a nível mundial em 2023

Notícias

Alfa Romeo registou o maior crescimento entre as marcas premium a nível mundial em 2023

Alfa Romeo registou o maior crescimento entre as marcas premium a nível mundial em 2023

22 Janeiro 2024

  • No top 15 das principais marcas premium, a Alfa Romeo registou o crescimento global mais elevado de todas em 2023.
  • A Alfa Romeo termina o ano de 2023 com um sólido crescimento de 30% nos resultados das suas vendas globais.
  • Na Europa, as vendas da marca registaram um crescimento de 46%.
  • A região do Médio Oriente e África continua a ser a área com o maior crescimento: 74%.
  • A região Índia Ásia-Pacífico também contribuiu positivamente com um aumento de 7% nas vendas.
  • Nos Estados Unidos e na China, a marca está a estabelecer bases sólidas de crescimento. Nos EUA, o principal destaque são os resultados em termos de qualidade: Em 2023, a Alfa Romeo assumiu a liderança entre as marcas premium e ficou em terceiro lugar no ranking da indústria, de acordo com o JD Power 2023 U.S. Initial Quality Study (IQS).
  • Com base nos resultados encorajadores de 2023, a marca continua a respeitar o plano de produtos apresentado em 2021, com um novo modelo por ano.


Jean-Philippe Imparato | CEO da Alfa Romeo:

"Os números do crescimento estão perfeitamente alinhados com os objetivos que estabelecemos para 2023. Ser a marca premium de crescimento mais rápido entre os melhores concorrentes mundiais só nos pode deixar orgulhosos. Para nós, é o resultado de uma estratégia clara e estável. Isto confirma o facto de estarmos a implementar rapidamente o plano a longo prazo que concebemos e anunciámos em 2021: um novo produto por ano, com uma grande ênfase na qualidade. A disciplina e a rapidez na implementação da nossa estratégia são fundamentais para uma resposta reativa a um mercado em rápida evolução”.

O excelente desempenho comercial da Alfa Romeo em 2023 coloca a marca no topo do segmento premium. No ranking global das 15 principais marcas premium (excluindo o segmento 100% BEV), a Alfa Romeo destaca-se como a marca que mais cresceu. Um resultado que nos enche de orgulho, fruto da estabilidade e da disciplina na implementação do plano de produto apresentado em 2021. Rentabilidade, os mais elevados padrões de qualidade e o cumprimento do plano: estes são os pilares fundamentais da estratégia global da marca italiana, com um grande foco no fortalecimento a nível global, para consolidar a sua presença em todas as regiões do mundo.

Globalmente, as vendas em 2023 cresceram 30%, com um crescimento forte e constante de 46% na Europa. A Itália (+73%), a Alemanha (+71%), a Bélgica (+62,0%), a França (+20%), os Países Baixos (+78%) e a Suíça (+20%) foram os principais impulsionadores deste desempenho na região.

O Médio Oriente e África continua a ser a região com maior crescimento, registando um aumento de 74%, apoiado pelo mercado turco com +155%. A região Índia Ásia-Pacífico também contribuiu com um aumento nas vendas de 7%, onde em 2023 a Alfa Romeo consolidou a sua presença em Singapura e Hong Kong.

Na América do Norte, a estreia do Tonale em setembro foi recebida com grande entusiasmo. A América é, sem dúvida, uma região com um potencial muito grande e com bases sólidas para o crescimento dos resultados surpreendentes em termos de qualidade do Initial Quality Study (IQS) do setor, realizado pelo líder mundial em estudos de consumo, serviços de consultoria e análise de dados JD Power. O estudo destaca o extraordinário resultado alcançado pela Alfa Romeo, a qual registou uma clara melhoria em relação a 2022. A J.D. Power entrevistou os clientes da Alfa Romeo 90 dias após a compra e monitorizou todos os problemas que ocorreram em 100 veículos (PP100) para avaliar o desempenho da Alfa Romeo. A Alfa Romeo ocupou o lugar mais alto do pódio entre as marcas premium e ficou em terceiro lugar no setor. A Alfa Romeo subiu 24 posições em 2023 - o melhor desempenho em termos de crescimento no IQS do ano passado.

Com o mesmo entusiasmo, a Alfa Romeo está concentrada na região da China para aproveitar todas as oportunidades que esta área tem para oferecer a uma marca muito apreciada no Extremo Oriente. Com a chegada do Tonale, a gama está agora completa, uma condição ideal para o seu crescimento.

Fonte: Estatísticas Stellantis, com base em dados oficiais de registo público provenientes dos respetivos países.

voltar à listagem