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14 Agosto 2023
CITROËN Ë-C4 X VENCE O TESTE DOS 1.000 KM
A possibilidade de realizar deslocações mais longas de forma tranquila é uma das principais barreiras à adesão dos clientes aos modelos elétricos. Este facto levou muitos construtores a proporem viaturas com uma autonomia significativa, mas com baterias mais pesadas, mais caras e que consomem mais energia. A Citroën, no entanto, escolheu um caminho diferente, optando por baterias de dimensões razoáveis, compactas, leves e economicamente acessíveis. Esta escolha revela-se vantajosa para os trajetos diários, onde uma bateria pesada é uma desvantagem. Associada a uma capacidade de carregamento rápido de 100 kW e a um motor eficiente, permite-se uma abordagem tranquila às deslocações mais longas.
Para o demonstrar, a Citroën colaborou com o UTAC, grupo líder no domínio dos testes, validações e certificações automóveis, reconhecido mundialmente. A questão que lhes foi colocada era simples: quanto tempo é necessário para percorrer 1.000 km com um veículo elétrico, concretamente o ë-C4 X? Esta é a questão com que um cliente se depara quando é confrontado com especificações como o tamanho da bateria, a autonomia certificada, o peso, a velocidade de carregamento, etc., sem compreender totalmente como tudo se traduz numa utilização no mundo real. Para fornecer pontos de referência, a UTAC foi encarregue de efetuar o teste em condições rigorosamente semelhantes com três veículos diretamente concorrentes do ë-C4 e do ë-C4 X: Renault Mégane e-Tech, Volkswagen ID 3 e MG 4.
O Citroën ë-C4 X foi o mais rápido a completar os 1.000 km, com um tempo total, incluindo o carregamento, de 11 horas e 57 minutos. Os seus concorrentes levaram entre 14 a 67 minutos a mais para percorrer essa mesma distância. Os resultados, indicados pelas medições da UTAC, são explicados por um menor consumo de energia e por tempos de carregamento otimizados, validando as escolhas técnicas feitas para o ë-C4 X e, por conseguinte, para o ë-C4.
Para além de produtos eficazes, a Citroën propõe a aplicação e-ROUTES, que torna ainda mais cómodas as viagens elétricas de longa duração. Diretamente ligado aos dados do veículo, às condições de condução e ao estado dos postos de carregamento, este assistente pessoal otimiza o percurso do cliente em tempo real. Esta combinação de um produto de alto desempenho e uma aplicação inteligente é particularmente adequada para o rápido desenvolvimento da rede de carregamento.
"O teste efetuado com o UTAC valida as escolhas estratégicas da Citroën: uma bateria de dimensões razoáveis, mas que também proporciona uma autonomia superior a 400 km, reduz os custos e os consumos e permite efetuar viagens longas sem preocupações, graças à eficácia do carregamento rápido. Como condutor de um ë-C4, posso comprovar esta eficácia no quotidiano, em condições reais, durante as minhas deslocações", refere Thierry Koskas, CEO da Citroën.
1. O PROTOCOLO
Os quatro modelos testados pelo UTAC no circuito de Mortefontaine foram os seguintes:
Modelo |
Citroën ë-C4 X |
MG 4 |
Renault Mégane |
Volkswagen ID 3 |
Bateria (capacidade) |
54 kWh |
64 kWh |
60 kWh |
58 kWh |
Autonomia WLTP (ciclo misto) |
420 km |
435 km |
450 km |
425 km |
Peso |
1.603 kg |
1.694 kg |
1.670 kg |
1.790 kg |
Estes modelos foram testados ao longo de dois dias, em condições climatéricas idênticas, seguindo o mesmo protocolo:
2. OS RESULTADOS
A cada 100 quilómetros, os condutores registaram os seguintes consumos médios (kWh/100km):
Citroën ë-C4 X |
Concorrente 1 |
Concorrente 2 |
Concorrente 3 |
|
100 |
19,6 |
20,2 |
21,1 |
23,3 |
200 |
19,4 |
20,2 |
20,6 |
23,1 |
300 |
19,4 |
20,3 |
20,7 |
23,0 |
400 |
19,4 |
20,4 |
20.7 |
23,0 |
500 |
19,5 |
20,6 |
20,9 |
23,1 |
600 |
19,6 |
21,0 |
21,0 |
23,1 |
700 |
19,8 |
21,3 |
21,0 |
23,2 |
800 |
20,0 |
21,6 |
21,3 |
23,3 |
900 |
20,1 |
21,8 |
21,5 |
23,3 |
1000 |
20,2 |
21,9 |
21,6 |
23,4 |
Nota: Os índices de consumo degradam-se com a diminuição das temperaturas no final do dia.
No total, os condutores tiveram de fazer cinco paragens para recarregar as baterias, alternando entre as estações de carregamento de 50 kW e 100 kW, explicando-se, assim, os diferentes tempos de carregamento.
Citroën ë-C4 X |
Concorrente 1 |
Concorrente 2 |
Concorrente 3 |
||||||
tempo (min) |
dist. (km) |
tempo (min) |
dist. (km) |
tempo (min) |
dist. (km) |
tempos (min) |
dist. (km) |
||
Fases em rodagem |
Rodagem 1 (de 100% a 10% de SOC da bateria) |
127 |
243 |
129 |
240 |
124 |
237 |
130 |
239 |
Rodagem 2 (de 80% a 10% de SOC da bateria) |
98 |
185 |
102 |
187 |
99 |
180 |
99 |
186 |
|
Rodagem 3 (de 80% a 10% de SOC da bateria) |
92 |
173 |
96 |
176 |
91 |
173 |
100 |
185 |
|
Rodagem 4 (de 80% a 10% de SOC da bateria) |
90 |
169 |
90 |
166 |
89 |
169 |
91 |
172 |
|
Rodagem 5 (de 80% a 10% de SOC da bateria) |
89 |
167 |
89 |
165 |
88 |
167 |
94 |
180 |
|
Rodagem 6 (de 80% a 10% de SOC da bateria) |
36 |
63 |
39 |
66 |
42 |
74 |
23 |
38 |
|
tempo (min) |
tempos (min) |
tempos (min) |
tempo (min) |
||||||
Fases de Recarga |
Recarga 1 (de 10% a 80%) |
48 |
40 |
35 |
32 |
||||
Recarga 2 (de 10% a 80%) |
30 |
59 |
50 |
55 |
|||||
Recarga 3 (de 10% a 80%) |
47 |
42 |
35 |
31 |
|||||
Recarga 4 (de 10% a 80%) |
30 |
57 |
52 |
57 |
|||||
Recarga 5 (de 10% a 80%) |
48 |
41 |
36 |
31 |
|||||
% de bateria à chegada |
55% |
52% |
51% |
65% |
|||||
alternância estação de recarregamento de 50 kW e 100 kW |
|||||||||
Resumo |
tempo total de rodagem |
8h52 |
9h05 |
8h53 |
8h58 |
||||
tempo total de carga |
3h05* |
3h59 |
3h28 |
3h26 |
|||||
tempos totais para efetuar 1.000 km |
11h57 |
13h04 |
12h11 |
12h24 |
|||||
* tempos recalculados para que os 3 modelos estejam em ISO condições na utilização das estações de carregamento de 50 kW e 100 kW |
3. Ë-C4 E Ë-C4X, AS SOLUÇÕES IDEAIS PARA O USO NO QUOTIDIANO E PARA DESLOCAÇÕES MAIORES
As medições efetuadas pelos peritos do UTAC demonstraram que o ë-C4 X necessitava de paragens de carregamento mais curtas e apresentava um menor consumo de energia em comparação com outros modelos. A combinação destes dois fatores permitiu-lhe percorrer os 1.000 km em 11 horas e 57 minutos, ou seja, alcançando uma vantagem de quase 15 minutos face ao concorrente mais próximo.
As características que explicam este resultado:
O ë-C4 e o ë-C4 X foram concebidos para se adaptarem tanto ao quotidiano como a viagens mais longas. Para além do conforto nas deslocações curtas do dia a dia, o ë-C4 possui todas as caraterísticas essenciais para que os clientes possam viajar com tranquilidade, mesmo em longas distâncias:
Uma oferta adaptada a diferentes necessidades
Para satisfazer as necessidades dos clientes, o ë-C4 e o ë-C4 X estão disponíveis com dois formatos de bateria:
Carregamentos rápidos e mais frequentes
Em vez de utilizar constantemente uma bateria pesada e dispendiosa, é mais vantajoso dispor de uma bateria otimizada que carregue rapidamente. Surpreendentemente, é mais eficaz fazer paragens regulares e breves do que percorrer longas distâncias com paragens muito mais longas. Isto é explicado pela curva de carga, que diminui à medida que o nível da bateria aumenta.
O carregamento é, também, mais rápido no início do que no fim do processo: é preciso mais tempo para carregar a bateria de 80% a 100% do que de 0% a 80%. Os utilizadores não só poupam tempo de carregamento, como também poupam dinheiro.
Assim, para um trajeto longo, é mais eficaz fazer várias paragens curtas de carregamento para beneficiar da maior potência de carregamento e reduzir o custo da operação.
e-ROUTES: Assistente pessoal para planeamento de viagens mais longas
Para facilitar as suas deslocações e desfrutar plenamente do conforto da condução elétrica num trajeto mais longo, o condutor deve abordar o seu percurso de forma diferente e planear a sua rota, de modo a otimizar os tempos de descanso e as recargas. A utilização de um planeador de viagens é essencial para localizar estações de carregamento rápido em tempo real ao longo do percurso e gerir a frequência das paragens.
A app e-ROUTES da Free2move Charge é um eficiente planeador de viagens, disponível através de uma aplicação dedicada para smartphones. Para direcionar o condutor e otimizar a sua viagem, a e-ROUTES recolhe dados do veículo em tempo real e sugere as melhores rotas com base no estado das estações de carregamento ao longo do percurso e nas condições de condução.
O melhor compromisso para as necessidades do quotidiano
O ë-C4 e o ë-C4 X oferecem uma solução ideal para as deslocações diárias. O conforto de utilização atrai muitos clientes em trajetos curtos para o trabalho, escola ou lazer: condução silenciosa, suave e sem solavancos, sem vibrações, dinâmica e com zero emissões de CO2. Para as deslocações do dia a dia, o carregamento da bateria numa tomada normal ou numa Wall Box à chegada ao escritório, de manhã, ou à noite, no regresso a casa, proporciona um tempo de carregamento e uma autonomia inteiramente satisfatórios para maior tranquilidade. A autonomia permite igualmente passar vários dias sem ter de carregar o automóvel.
Fonte: Stellantis Citroen
CITROËN Ë-C4 X VENCE O TESTE DOS 1.000 KM
12 Fevereiro 2024
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