CITROËN Ë-C4 X VENCE O TESTE DOS 1.000 KM

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CITROËN Ë-C4 X VENCE O TESTE DOS 1.000 KM

CITROËN Ë-C4 X VENCE O TESTE DOS 1.000 KM

12 Fevereiro 2024

  • Para avaliar a autonomia e a eficácia da sua oferta elétrica, a Citroën encarregou o UTAC, grupo independente de renome mundial, de avaliar como o ë-C4 X se posiciona no panorama da sua concorrência e responder à questão: "Qual o modelo elétrico que demora menos tempo a percorrer 1.000 km?"
  • Em resposta a esta questão prática, que todos os clientes de veículos elétricos têm em consideração e que influencia a sua capacidade para realizar viagens longas, o ë-C4 X, na sua versão com 420 km de autonomia, revelou-se o mais rápido a percorrer esta distância, num teste comparativo em que enfrentou o Renault Mégane, o Volkswagen ID 3 e o MG 4.
  • Este resultado mostra a relevância das escolhas feitas para o ë-C4 X, que se apoiam numa bateria compacta, mais leve e menos dispendiosa, numa capacidade de carregamento rápido de 100 kW com uma curva de carga eficiente, num motor elétrico eficiente e em otimizações aerodinâmicas adequadas. Estas escolhas alinham-se com as efetuadas para o modelo ë-C4, com o qual partilha a mesma filosofia.
  • Associados à nova aplicação e-ROUTES, verdadeiro assistente pessoal conectado e que permite a gestão dos trajetos em tempo real, o ë-C4 e o ë-C4 X revelam-se perfeitamente adaptados à vida quotidiana e capazes de realizar tranquilamente trajetos longos.
  • Eficiente e acessível, o ë-C4 está disponível em Portugal a partir de 36.070€ com oferta de Easy Wall Box ou 269€/mês com financiamento Simply Drive; o ë-C4 X está disponível a partir de 36.670€ também com oferta Easy Wall Box ou 269€/mês com financiamento Simply Drive.
  • Para as Empresas, o ë-C4 está disponível em Portugal a partir de 25.900€* ou 320€/mês* em Renting Leasys, enquanto o ë-C4 X está disponível a partir de 26.290€ ou 325€/mês* em Renting Leasys. (* valores sem IVA).

 

A possibilidade de realizar deslocações mais longas de forma tranquila é uma das principais barreiras à adesão dos clientes aos modelos elétricos. Este facto levou muitos construtores a proporem viaturas com uma autonomia significativa, mas com baterias mais pesadas, mais caras e que consomem mais energia. A Citroën, no entanto, escolheu um caminho diferente, optando por baterias de dimensões razoáveis, compactas, leves e economicamente acessíveis. Esta escolha revela-se vantajosa para os trajetos diários, onde uma bateria pesada é uma desvantagem. Associada a uma capacidade de carregamento rápido de 100 kW e a um motor eficiente, permite-se uma abordagem tranquila às deslocações mais longas.

Para o demonstrar, a Citroën colaborou com o UTAC, grupo líder no domínio dos testes, validações e certificações automóveis, reconhecido mundialmente. A questão que lhes foi colocada era simples: quanto tempo é necessário para percorrer 1.000 km com um veículo elétrico, concretamente o ë-C4 X? Esta é a questão com que um cliente se depara quando é confrontado com especificações como o tamanho da bateria, a autonomia certificada, o peso, a velocidade de carregamento, etc., sem compreender totalmente como tudo se traduz numa utilização no mundo real. Para fornecer pontos de referência, a UTAC foi encarregue de efetuar o teste em condições rigorosamente semelhantes com três veículos diretamente concorrentes do ë-C4 e do ë-C4 X: Renault Mégane e-Tech, Volkswagen ID 3 e MG 4.

O Citroën ë-C4 X foi o mais rápido a completar os 1.000 km, com um tempo total, incluindo o carregamento, de 11 horas e 57 minutos. Os seus concorrentes levaram entre 14 a 67 minutos a mais para percorrer essa mesma distância. Os resultados, indicados pelas medições da UTAC, são explicados por um menor consumo de energia e por tempos de carregamento otimizados, validando as escolhas técnicas feitas para o ë-C4 X e, por conseguinte, para o ë-C4.

Para além de produtos eficazes, a Citroën propõe a aplicação e-ROUTES, que torna ainda mais cómodas as viagens elétricas de longa duração. Diretamente ligado aos dados do veículo, às condições de condução e ao estado dos postos de carregamento, este assistente pessoal otimiza o percurso do cliente em tempo real. Esta combinação de um produto de alto desempenho e uma aplicação inteligente é particularmente adequada para o rápido desenvolvimento da rede de carregamento.

"O teste efetuado com o UTAC valida as escolhas estratégicas da Citroën: uma bateria de dimensões razoáveis, mas que também proporciona uma autonomia superior a 400 km, reduz os custos e os consumos e permite efetuar viagens longas sem preocupações, graças à eficácia do carregamento rápido. Como condutor de um ë-C4, posso comprovar esta eficácia no quotidiano, em condições reais, durante as minhas deslocações", refere Thierry Koskas, CEO da Citroën.

 

1. O PROTOCOLO

Os quatro modelos testados pelo UTAC no circuito de Mortefontaine foram os seguintes:

Modelo

Citroën ë-C4 X

MG 4

Renault Mégane

Volkswagen ID 3

Bateria (capacidade)

54 kWh

64 kWh

60 kWh

58 kWh

Autonomia WLTP (ciclo misto)

420 km

435 km

450 km

425 km

Peso

1.603 kg

1.694 kg

1.670 kg

1.790 kg

 

Estes modelos foram testados ao longo de dois dias, em condições climatéricas idênticas, seguindo o mesmo protocolo:

  • Condução a uma velocidade estabilizada de 120 km/h no anel de alta velocidade do circuito.
  • No início do teste, o veículo é carregado a 100% do Estado de Carga (SoC) da bateria.
  • A condução é interrompida quando a bateria atinge um nível de carga de 10%.
  • O veículo é, então, recarregado até aos 80%. Os carregamentos foram alternados entre uma estação de carregamento de 100 kW e uma estação de carregamento de 50 kW, de acordo com a capacidade disponível no local.
  • Esta sequência de condução e carregamento é repetida até se atingir a distância total de 1.000 km.

 

2. OS RESULTADOS

A cada 100 quilómetros, os condutores registaram os seguintes consumos médios (kWh/100km):

 

 

  Citroën ë-C4 X

Concorrente 1

Concorrente 2

Concorrente 3

100

19,6

20,2

21,1

23,3

200

19,4

20,2

20,6

23,1

300

19,4

20,3

20,7

23,0

400

19,4

20,4

20.7

23,0

500

19,5

20,6

20,9

23,1

600

19,6

21,0

21,0

23,1

700

19,8

21,3

21,0

23,2

800

20,0

21,6

21,3

23,3

900

20,1

21,8

21,5

23,3

1000

20,2

21,9

21,6

23,4

Nota: Os índices de consumo degradam-se com a diminuição das temperaturas no final do dia.

No total, os condutores tiveram de fazer cinco paragens para recarregar as baterias, alternando entre as estações de carregamento de 50 kW e 100 kW, explicando-se, assim, os diferentes tempos de carregamento.

 

   

Citroën ë-C4 X

Concorrente 1

Concorrente 2

Concorrente 3

   

tempo (min)

dist.  (km)

tempo (min)

dist.  (km)

tempo (min)

dist.  (km)

tempos (min)

dist.  (km)

Fases em rodagem

Rodagem 1 (de 100% a 10% de SOC da bateria)

127

243

129

240

124

237

130

239

Rodagem 2 (de 80% a 10% de SOC da bateria)

98

185

102

187

99

180

99

186

Rodagem 3 (de 80% a 10% de SOC da bateria)

92

173

96

176

91

173

100

185

Rodagem 4 (de 80% a 10% de SOC da bateria)

90

169

90

166

89

169

91

172

Rodagem 5 (de 80% a 10% de SOC da bateria)

89

167

89

165

88

167

94

180

Rodagem 6 (de 80% a 10% de SOC da bateria)

36

63

39

66

42

74

23

38

                   
   

tempo (min)

tempos (min)

tempos (min)

tempo (min)

Fases de Recarga

Recarga 1 (de 10% a 80%)

48

40

35

32

Recarga 2 (de 10% a 80%)

30

59

50

55

Recarga 3 (de 10% a 80%)

47

42

35

31

Recarga 4 (de 10% a 80%)

30

57

52

57

Recarga 5 (de 10% a 80%)

48

41

36

31

% de bateria à chegada

55%

52%

51%

65%

   

alternância estação de recarregamento de 50 kW e 100 kW

                   

Resumo

tempo total de rodagem

8h52

9h05

8h53

8h58

tempo total de carga

3h05*

3h59

3h28

3h26

tempos totais para efetuar 1.000 km

11h57

13h04

12h11

12h24

   

* tempos recalculados para que os 3 modelos estejam em ISO condições na utilização das estações de carregamento de 50 kW e 100 kW

 

3. Ë-C4 E Ë-C4X, AS SOLUÇÕES IDEAIS PARA O USO NO QUOTIDIANO E PARA DESLOCAÇÕES MAIORES

As medições efetuadas pelos peritos do UTAC demonstraram que o ë-C4 X necessitava de paragens de carregamento mais curtas e apresentava um menor consumo de energia em comparação com outros modelos. A combinação destes dois fatores permitiu-lhe percorrer os 1.000 km em 11 horas e 57 minutos, ou seja, alcançando uma vantagem de quase 15 minutos face ao concorrente mais próximo.

 

As características que explicam este resultado:

O ë-C4 e o ë-C4 X foram concebidos para se adaptarem tanto ao quotidiano como a viagens mais longas. Para além do conforto nas deslocações curtas do dia a dia, o ë-C4 possui todas as caraterísticas essenciais para que os clientes possam viajar com tranquilidade, mesmo em longas distâncias:

  • Dimensões e peso da bateria compactos, o que leva a um consumo de energia razoável.
  • Tempos de carregamento otimizados devido à capacidade de carregar a uma taxa rápida de 100 kW, com uma curva de carregamento otimizada.
  • Melhoria do consumo elétrico graças a uma bomba de calor, à integração de um sensor higrométrico e à otimização do sistema de transmissão.
  • Motor elétrico eficiente.
  • Tratamento aerodinâmico, incluindo a asa traseira (spoiler), a carenagem da parte inferior da carroçaria, pneus de baixa resistência ao rolamento, etc.

 

Uma oferta adaptada a diferentes necessidades

Para satisfazer as necessidades dos clientes, o ë-C4 e o ë-C4 X estão disponíveis com dois formatos de bateria:

  • ë-C4 136 cv com uma bateria de iões de lítio de 50 kWh e autonomia até 357 km (ciclo WLTP).
  • ë-C4 156 cv com uma bateria de iões de lítio de 54 kWh e autonomia até 420 km (ciclo WLTP).
  • ë-C4 X 136 cv com uma bateria de iões de lítio de 50 kWh e autonomia até 360 km (ciclo WLTP).
  • ë-C4 X 156 cv com uma bateria de iões de lítio de 54 kWh e autonomia até 420 km (ciclo WLTP).

 

Carregamentos rápidos e mais frequentes

Em vez de utilizar constantemente uma bateria pesada e dispendiosa, é mais vantajoso dispor de uma bateria otimizada que carregue rapidamente. Surpreendentemente, é mais eficaz fazer paragens regulares e breves do que percorrer longas distâncias com paragens muito mais longas. Isto é explicado pela curva de carga, que diminui à medida que o nível da bateria aumenta.

O carregamento é, também, mais rápido no início do que no fim do processo: é preciso mais tempo para carregar a bateria de 80% a 100% do que de 0% a 80%. Os utilizadores não só poupam tempo de carregamento, como  também poupam dinheiro.  

Assim, para um trajeto longo, é mais eficaz fazer várias paragens curtas de carregamento para beneficiar da maior potência de carregamento e reduzir o custo da operação.

 

e-ROUTES: Assistente pessoal para planeamento de viagens mais longas

Para facilitar as suas deslocações e desfrutar plenamente do conforto da condução elétrica num trajeto mais longo, o condutor deve abordar o seu percurso de forma diferente e planear a sua rota, de modo a otimizar os tempos de descanso e as recargas. A utilização de um planeador de viagens é essencial para localizar estações de carregamento rápido em tempo real ao longo do percurso e gerir a frequência das paragens.

app e-ROUTES da Free2move Charge é um eficiente planeador de viagens, disponível através de uma aplicação dedicada para smartphones. Para direcionar o condutor e otimizar a sua viagem, a e-ROUTES recolhe dados do veículo em tempo real e sugere as melhores rotas com base no estado das estações de carregamento ao longo do percurso e nas condições de condução.

 

O melhor compromisso para as necessidades do quotidiano

O ë-C4 e o ë-C4 X oferecem uma solução ideal para as deslocações diárias. O conforto de utilização atrai muitos clientes em trajetos curtos para o trabalho, escola ou lazer: condução silenciosa, suave e sem solavancos, sem vibrações, dinâmica e com zero emissões de CO2. Para as deslocações do dia a dia, o carregamento da bateria numa tomada normal ou numa Wall Box à chegada ao escritório, de manhã, ou à noite, no regresso a casa, proporciona um tempo de carregamento e uma autonomia inteiramente satisfatórios para maior tranquilidade. A autonomia permite igualmente passar vários dias sem ter de carregar o automóvel.

Fonte: Stellantis Citroen

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