Como nasce um Escorpião: A criação do Abarth 500e

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Como nasce um Escorpião: A criação do Abarth 500e

Como nasce um Escorpião: A criação do Abarth 500e

12 Junho 2023

  • A agressividade elegante do Escorpião e as suas formas arrojadas, mas suaves, ganham vida no design do Abarth 500e, modelo que também se inspirou na forma física do animal.
  • Um mergulho profundo no processo de design do exclusivo e apelativo Escorpião eletrificado, cujo design foi concebido seguindo o padrão do emblema histórico, uma vez que a alma do veículo incorpora a sua potência, leveza e força aerodinâmica.


A elegante agressividade do Escorpião e as suas formas arrojadas, mas suaves, ganham vida no design do Abarth 500e, modelo que também se inspirou na aparência do animal para realçar a sua potência, leveza e força aerodinâmica.

Ao estudarem o design do Abarth 500e, os designers de automóveis do Centro Stile tentaram integrar a essência do animal no interior e exterior do moderno Escorpião eletrificado.

A garra do escorpião é o que se vê primeiro no Abarth 500e, uma vez que está presente não numa, mas em duas partes do processo criativo: o para-choques dianteiro e as jantes. O primeiro é 30 mm mais comprido do que o habitual, com uma asa lateral aerodinâmica que oferece grande resistência e estrutura.

As jantes, tanto na versão de 17'' como na versão de 18'', com acabamento maquinado, reforçam a forma circular do elemento e melhoram o visual do automóvel na vista lateral.



As pernas do Escorpião encontram-se no design do difusor aerodinâmico, que não é apenas funcional - uma vez que permite a passagem do ar - mas que também tem um estilo único. A aerodinâmica é reforçada graças à aba frontal ligada à embaladeira lateral - uma característica aerodinâmica que melhora o desempenho. Inspirada na linguagem de design da carapaça protetora do escorpião, ajuda a cobrir as rodas da frente e melhora o desempenho aerodinâmico.

Com o objetivo de exprimir desportividade e melhorar a penetração aerodinâmica, os designers reinterpretaram a frente do automóvel, tornando-a mais baixa e mais comprida. Não se pode deixar de reconhecer, imediatamente, as formas fluidas e puras do animal, que exalam simultaneamente seriedade, charme e qualidade. A sua extrema leveza resulta também da supressão da "sobrancelha" superior das luzes diurnas no capot, uma decisão tomada pelos designers para criar uma expressão de iluminação decisiva, mais desportiva e assertiva, o que leva a uma maior redução do peso.

Além disso, na dianteira, a presença reforçada da ousada linha vermelha conhecida como Omega Sign, destaca a partir de cima a colocação da nova inscrição Abarth, que tem o logótipo histórico mais pequeno colocado no topo, no limite do capot. Na traseira, a forma triangular do escorpião encontra o seu caminho na nova interpretação do extrator aerodinâmico, que foi realçado pelo destaque em branco, fazendo uma ligação original com as aletas verticais.

"Agarrar a fera pelas garras" foi o lema que alimentou a decisão dos designers de revolucionar (como aconteceu com o Ritmo Abarth) o conceito de condução, trazendo a agressividade do escorpião para o volante. Numa referência explícita a um antigo veículo de rali, os designers decidiram adicionar não dois, mas três braços ao volante, reforçando o carácter desportivo do modelo e criando uma síntese perfeita entre o passado e o futuro.


O escorpião é também um dos protagonistas indiscutíveis do design do interior, que foi concebido com precisão para maximizar o conforto de condução. O dualismo do corpo do animal, com a sua forte rigidez e fluidez confortável, é recriado nos bancos. Com o contorno de um escorpião, os bancos são instalados em secções arrojadas que oferecem o máximo conforto e uma contenção lateral segura. Além disso, a fim de captar plenamente a essência da marca, os elementos do seu legado e da inovação foram misturados e transferidos para o design do logótipo de assinatura do Escorpião.

Ao mudar a sua missão, foi necessário redesenhar o logótipo da assinatura do Escorpião para comunicar uma transformação: do que a Abarth sempre representou para a sua nova natureza totalmente elétrica. Assim, não é "apenas uma assinatura", mas sim a união da performance e inovação, prazer de condução e sustentabilidade. No exterior, o emblema Abarth domina o capot, num regresso verdadeiramente nostálgico à história da marca. O logótipo eletrificado está também presente nas jantes, mas sem o relâmpago, elemento presente na lateral. O interior também é marcado pelo novo Escorpião: o logótipo é visível no encosto de cabeça, no volante, nos revestimentos dos bancos e ao centro dos pedais que, com as suas formas arrojadas, se assemelham à nova linguagem comunicada pelo novo design.

Com o objetivo de conferir a todo o automóvel um contraste entre desportivismo e requinte, e também traduzir os elementos elétricos do novo Escorpião, foi dada grande atenção às cores e aos acabamentos. O efeito "glitch" enfatiza a tecnologia de ponta por detrás do veículo, com o intuito de reinterpretar as riscas da Abarth e de criar uma sensação de entusiasmo em torno da potência e da performance do automóvel.

A ousada e energética cor Verde Acid está associada à velocidade e à performance, enquanto a mais sofisticada cor Azul Poison cria uma sensação de elegância e modernidade. No exterior, ambas deixam explodir a personalidade do condutor, fazendo virar as cabeças quando o automóvel passa. No interior, a sensação de poder e a qualidade superior fundem-se graças a uma escolha de cores escuras e quentes, que também acrescenta um toque elegante e futurista.


O resultado deste longo processo criativo foi a criação do design apelativo do Novo Abarth 500e, que incorpora a potência, a leveza e a força aerodinâmica de um escorpião. Um trabalho complexo levado a cabo pelos designers de automóveis do Centro Stile, meticulosamente desenvolvido para combinar a essência do animal real com a do moderno eletrificado, criando um produto único.

Fonte: Stellantis Abarth 

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