CUPRA apresenta ‘Own the Wheel’, uma exposição de arte que recupera a emoção de assumir o controlo e viver o presente

Notícias

CUPRA apresenta ‘Own the Wheel’, uma exposição de arte que recupera a emoção de assumir o controlo e viver o presente

CUPRA apresenta ‘Own the Wheel’, uma exposição de arte que recupera a emoção de assumir o controlo e viver o presente

13 Fevereiro 2026

Sob o lema NO DRIVERS, NO CUPRA, ‘Own the Wheel’ reúne sete artistas europeus que reinterpretam o volante enquanto um símbolo de controlo e despertar da capacidade de sentir


Destaca-se a participação da artista espanhola Sita Abellán e de Oliver Latta, vencedor de dois prémios Primetime Emmy


A CUPRA City Garage de Madrid acolhe a exposição, juntamente com o concept car CUPRA Tindaya, de 11 a 14 de fevereiro


A exposição irá percorrer várias CUPRA City Garages em todo o mundo nos próximos meses



Azambuja, 12 de fevereiro de 2026 – A primeira exposição de arte da marca é um projeto internacional itinerante que celebra aqueles que optam por assumir o controlo das suas próprias vidas num mundo cada vez mais automatizado.



A CUPRA continua a ir além do setor automóvel com a apresentação de ‘Own the Wheel’, uma exposição que presta homenagem àqueles que optam por assumir o controlo da sua viagem para experimentar a emoção do presente e rejeitar uma vida em piloto automático. Inspirada na mensagem “NO DRIVERS, NO CUPRA”, ‘Own the Wheel’ representa o primeiro projeto da CUPRA no mundo da arte, reforçando o seu compromisso com o talento e a criatividade. Usando o volante como símbolo do controlo da própria existência, sete artistas europeus criaram obras únicas que convidam à reflexão sobre a importância de viver de forma consciente e estimular as emoções num mundo cada vez mais automatizado.


A exposição foi apresentada na corrente semana num evento exclusivo na CUPRA City Garage de Madrid, onde poderá ser visitada de 11 a 14 de fevereiro, antes de iniciar uma digressão pelas City Garages da marca em diferentes cidades do mundo.


A CUPRA nasceu do desejo de despertar emoções e tornar a experiência humana uma sensação única. Com a ‘Own the Wheel’ estamos a colocar o condutor de volta ao centro, destacando a sua presença num mundo cada vez mais racional e automatizado. Com base na nossa convicção de que o que nos move é a nossa capacidade de sentir, esta exposição convida-nos a refletir sobre a autoconsciência e a viver o presente, liderada por jovens artistas que representam a perspetiva da nova geração”, afirma Ignasi Prieto, Chief Brand Officer da CUPRA.


Sete artistas europeus assumem o controlo.


Num contexto marcado pelo avanço da automação, em que a tecnologia é capaz de tomar decisões pelas pessoas, a CUPRA propõe uma profunda reflexão cultural. Cada uma das obras de ‘Own the Wheel’ foi concebida e fabricada por um artista europeu de renome, representando a consciência humana e as emoções envolvidas na tomada de decisões, no avanço e na experiência. Reivindicando o ato de conduzir a própria existência, as obras constroem uma narrativa partilhada entre a arte, o design e o automóvel, com a visão e o estilo únicos de cada autor.


Entre os participantes, destaca-se a reconhecida artista espanhola Sita Abellán, juntamente com Oliver Latta, vencedor de dois Primetime Emmy Awards, ao lado de outras figuras relevantes como Six Dots, Waiting for Ideas, Billi Thanner, André Romão e Giulia Tavani (anGostura). Os criadores, provenientes de Espanha, França, Alemanha, Itália, Áustria, Portugal e Reino Unido, produziram uma coleção única, capaz de se conectar com o público de um ponto de vista mais emocional, simbólico e contemporâneo.


Partilhar o espaço e o trabalho com seis artistas tão talentosos tem sido extremamente gratificante. Juntamente com a CUPRA, estamos convencidos de que a arte deve inspirar, desafiar e apelar às emoções. Com esta exposição, procuramos inspirar as pessoas a assumirem o controlo das suas vidas e a viverem de forma consciente”, comentou Sita Abellán, artista expositora.



Vernissage com o ADN da CUPRA



‘Own the Wheel’ foi apresentada num evento de lançamento exclusivo, que contou com a presença de Ignasi Prieto, diretor de marca da CUPRA, Martina Millà, diretora de exposições da Fundação Joan Miró, em Barcelona, e alguns dos artistas autores das obras. Além disso, a marca exibiu o seu mais recente concept car, o CUPRA Tindaya, que, tal como a exposição, parte da convicção de que o condutor e a sua experiência ao volante são cruciais no presente e no futuro da indústria automóvel.



“A arte e a cultura são capazes de transformar o quotidiano em algo profundamente emocional. Estes criadores não só humanizam uma experiência que poderia parecer automática, como também nos inspiram a viver o nosso dia a dia com paixão e curiosidade. A CUPRA e a exposição “Own the Wheel” destacam a importância da autenticidade e do desafio ao status quo”, afirmou Martina Millà, Diretora de exposições da Fundação Joan Miró, em Barcelona.



Com a ‘Own the Wheel’, a CUPRA continua a reforçar a sua ligação com os territórios criativos e artísticos, bem como o seu compromisso com a nova geração de criadores. A marca continua a explorar para além do mundo automóvel com colaborações com a Fundação Joan Miró no mundo da arte, Primavera Sound no setor musical e, no domínio do cinema, com a iniciativa «The Dream Makers» ao lado de J.A. Bayona, Daniel Brühl, ESCAC, o Festival de Sitges, o Festival de Cinema de Berlim e o Studio Babelsberg.




Fonte:

Direção de Comunicação
T. 263 407 256
press@siva.pt

voltar à listagem