Renegade, Compass, Wrangler e Gladiator: estes são os significados dos nomes dos modelos da Jeep®

Notícias

Renegade, Compass, Wrangler e Gladiator: estes são os significados dos nomes dos modelos da Jeep®

Renegade, Compass, Wrangler e Gladiator: estes são os significados dos nomes dos modelos da Jeep®

05 Maio 2023

  • Modelos Jeep com nomes repletos de herança, mas sempre sem esquecer a modernidade


A autenticidade é um dos pilares da Jeep®, algo que pode ser identificado até mesmo nos nomes dos seus modelos. Renegade, Compass, Wrangler, Gladiator são designações comuns para muitas pessoas, mas nem todos sabem o seu significado.

Escolher o nome para um automóvel não é uma tarefa fácil. Este é, quase sempre, um processo complexo que requer realizar uma série de pesquisas, análises e, acima de tudo, muita criatividade. Na Jeep, este processo faz-se percorrendo um caminho histórico, associando nomes icónicos a automóveis novos que partilham o mesmo conceito e atitude dos seus antecessores. O resultado final são automóveis novos com designações que exprimem o legado e a trajetória de evolução da marca.


Os nomes dos modelos da Jeep® em detalhe:

  • Renegade: é atualmente um dos modelos mais procurados pelos clientes do segmento B-SUV e o seu nome provém de uma versão do clássico CJ que, na década de 1990, deu também o seu nome a um pack de opcionais do Wrangler. Elementos estéticos como faixas decorativas e para-choques distintos, além de acessórios específicos para o todo-o-terreno, como por exemplo pneus, jantes e amortecedores exclusivos que o diferenciavam da versão tradicional. Na tradução do inglês, Renegade significa “renegado”, ou “aquele que quebra tradições”, algo que realmente concretizou, já que o estilo do Renegade representa uma autêntica “pedrada no charco” no seu segmento de mercado.
  • Compass: em inglês significa bússola, instrumento utilizado para navegação e orientação. E a verdade é que o modelo foi uma autêntica bússola que mostrou o caminho para a Jeep concretizar o objetivo de atingir o topo do segmento dos SUV médios. Outro conceito que o modelo transporta na sua designação é a ideia de que guiará e levará os seus ocupantes até ao mais desafiante destino.
  • Wrangler: sucessor do CJ, o Wrangler foi incorporado na gama da Jeep no final da década de 1980 quando a marca foi comprada pela Chrysler. A designação Wrangler, traduzida do inglês, representa um cowboy que trabalha arduamente independentemente das condições, assim como o SUV da Jeep, que está preparado para enfrentar qualquer terreno, dispondo da melhor tração 4x4 do segmento.
  • Gladiator: o “gladiador” (tradução do inglês) da Jeep chegou ao mercado com a missão de colocar a Jeep num novo segmento e de se assumir como a pick-up mais competente da sua categoria. Tal como um soldado romano, a pick-up da Jeep é robusta, forte e está preparada para enfrentar as mais duras e exigentes situações. No entanto, este não foi o primeiro modelo da Jeep a ser batizado com este nome. O primeiro Gladiator foi produzido entre 1962 e 1971, nos EUA, como sucessor do Willys Jeep Truck. Na Argentina, a sua produção prolongou-se até 1977.


Fonte: Stellantis Jeep

voltar à listagem