SEAT S.A. avança na produção de veículos elétricos em Martorell

Notícias

SEAT S.A. avança na produção de veículos elétricos em Martorell

SEAT S.A. avança na produção de veículos elétricos em Martorell

20 Maio 2025

  • Já saíram da fábrica de Martorell os primeiros sistemas de baterias em pré-série

  • A empresa iniciou também a produção em pré-série de componentes de carroçaria na nova prensa PXL

  • Estes componentes serão utilizados nos dois modelos elétricos que a SEAT S.A. irá produzir em Martorell a partir de 2026: o CUPRA Raval e a versão de produção do Volkswagen ID.2all

  • A SEAT S.A. lidera o cluster da família Electric Urban Car no seio do Brand Group Core: Volkswagen, Škoda, SEAT, CUPRA e Volkswagen Veículos Comerciais

  • Num ano decisivo, a empresa continua a acelerar o seu processo de transformação com o objetivo de liderar a mobilidade elétrica na Península Ibérica


Azambuja, 20 de maio de 2025. A SEAT S.A. continua a preparar a sua fábrica de Martorell para a produção de veículos elétricos. Num ano decisivo para o processo de eletrificação da Marca, a empresa – que lidera o cluster da família Electric Urban Car no Brand Group Core – atingiu dois marcos fundamentais rumo a esse objetivo: a montagem dos primeiros sistemas de baterias em pré-série e a produção em pré-série dos primeiros componentes de carroçaria na nova prensa PXL, que serão utilizados nos dois modelos elétricos que a SEAT S.A. irá produzir em Martorell a partir de 2026: o CUPRA Raval e a versão de produção do Volkswagen ID.2all.


“A montagem dos primeiros sistemas de baterias na nossa nova unidade e a produção dos primeiros componentes de carroçaria com a nova prensa PXL representam um marco chave no nosso processo de eletrificação,” destaca Markus Haupt, CEO interino da SEAT e da CUPRA e Vice-Presidente Executivo de Produção e Logística da SEAT S.A. “Este é um ano decisivo, à medida que continuamos a preparar-nos para o arranque da produção em série da família Electric Urban Car do Brand Group Core em 2026, com início no CUPRA Raval, tendo como visão liderar a mobilidade elétrica na Península Ibérica.”


Montagem de baterias em pré-série já arrancou em Martorell.
A SEAT S.A. já montou os primeiros sistemas de baterias em Martorell. Esta fase, que antecede a produção em série, permite à empresa testar as instalações, os processos e os produtos, garantindo um arranque bem-sucedido dos novos modelos elétricos.



Este marco foi alcançado em menos de um ano e meio após o início da construção da nova unidade de montagem de baterias. Neste momento, estão a ser finalizados os trabalhos de construção e a instalação do equipamento necessário à produção em série. Durante esta fase, o processo de montagem em pré-série combina operações automatizadas com tarefas manuais. Após a sua conclusão, a fábrica contará com processos totalmente robotizados e uma equipa de 500 profissionais.


Paralelamente, está a ser construída uma ponte de 600 metros, equipada com um sistema de transporte automatizado, que permitirá a transferência contínua das baterias da unidade de montagem para a linha de montagem final, garantindo o fornecimento sincronizado com o ritmo de produção.


Com um investimento de 300 milhões de euros e uma área de 64.000 m², esta nova unidade terá uma capacidade máxima de produção de 300.000 baterias por ano. A instalação irá abastecer exclusivamente os modelos elétricos urbanos do Brand Group Core produzidos em Martorell – o CUPRA Raval e o Volkswagen ID.2all – permitindo à SEAT S.A. aumentar a competitividade, otimizar os processos logísticos e reduzir a pegada de carbono.


Primeiras peças do CUPRA Raval produzidas com a nova prensa PXL.
Outro marco relevante na estratégia de eletrificação da SEAT S.A. é a produção em pré-série dos primeiros componentes de carroçaria do CUPRA Raval com recurso à nova prensa PXL, instalada em Martorell. Em funcionamento desde 2024, esta infraestrutura está desenhada para otimizar a produção e permite fabricar peças de grandes dimensões com elevada eficiência, alcançando 15 ciclos por minuto e uma capacidade de estampagem até 4 milhões de peças por ano.


A adoção desta tecnologia avançada insere-se no processo de eletrificação das instalações de Martorell, que se assumem como o epicentro da transformação industrial da empresa. A fábrica caminha assim para se tornar numa unidade de produção do futuro, assente em processos mais inteligentes, conectados, ágeis, otimizados e sustentáveis.


Tal como acontece com os sistemas de baterias, a produção em pré-série dos veículos elétricos urbanos permite à SEAT S.A. preparar e ajustar as instalações, processos e produtos para a futura produção em série. Este processo integrado cobre todas as etapas do ciclo de produção: desde a estampagem inicial na secção de prensas, passando pelas áreas de carroçaria e pintura, até à montagem final e verificação. O objetivo é otimizar cada fase e garantir o sucesso do arranque da produção em série a partir de 2026.


A liderar a produção da família Electric Urban Car no Brand Group Core.
Com estes avanços, a SEAT S.A. reforça o seu papel de liderança na produção da família Electric Urban Car para o Brand Group Core do Grupo Volkswagen. A empresa atravessa um ano-chave no seu processo de eletrificação, liderando o projeto Future: Fast Forward em conjunto com o Grupo Volkswagen – uma das maiores apostas industriais da história de Espanha – em colaboração com vários parceiros do projeto. Em 2025, a SEAT S.A. continuará a impulsionar a mobilidade sustentável com o objetivo de posicionar o país como um dos principais centros de produção de veículos elétricos na Europa.


CUPRA Raval: o automóvel de nova geração.
Em 2026, a CUPRA lançará o CUPRA Raval, um automóvel elétrico urbano que pretende romper barreiras e redefinir a mobilidade elétrica. O modelo, emocionalmente envolvente e de tração dianteira, foi desenvolvido com base na plataforma MEB do Grupo Volkswagen. Com esta proposta irreverente e acessível, a CUPRA pretende demonstrar que conduzir um automóvel elétrico pode ser entusiasmante.


Fonte:

Direção de Comunicação e Marca
SIVA | PHS

voltar à listagem