Nova geração do Kia Sorento  vence prémios de design Red Dot e iF

Notícias

Nova geração do Kia Sorento vence prémios de design Red Dot e iF

Nova geração do Kia Sorento  vence prémios de design Red Dot e iF

26 Abril 2021

O novo Kia Sorento acaba de receber mais dois galardões internacionais, cimentando a sua aceitação à escala global. Desta vez, a nova geração do SUV de referência da marca sagrou-se vencedora nos Red Dot Awards e iF Awards, conceituados prémios de design.

 

Com este triunfo, a Kia, marca fortemente inspirada pelo design, continua a sua extraordinária senda de sucessos em ambas as competições. Desde que o Kia Soul se tornou o primeiro automóvel de uma marca coreana a receber um Red Dot, em 2009, foram já 26 os modelos Kia contemplados com este galardão. No iF Award, em que o primeiro sucesso da Kia aconteceu em 2010, o número de modelos da marca premiados chega agora aos 21.

 

Pouco depois da sua apresentação, no ano passado, o novo Sorento venceu a votação na categoria de design do “All-Wheel Drive Car of the Year 2020”, organizado pela revista alemã Auto Bild Allrad. Decorrido pouco tempo, receberia o prémio mais importante para automóveis na Alemanha, o “Volante de Ouro 2020”, na classe de “SUV grandes”. Mais recentemente, em março, obteve o prémio de “Women's World Car of the Year 2021” (“Carro Mundial Feminino do Ano”) na categoria de “SUV Grandes”.

 

A nova geração deste SUV foi criada em cooperação com a rede mundial de equipas de design da Kia. Karim Habib, diretor do Kia Global Design Centre, refere: "Na conceção do novo Sorento, procurámos fazer uma evolução da estética robusta das gerações anteriores, aplicando em simultâneo um maior grau de sofisticação e de elegância. O conceito de ‘ousadia sofisticada’ inspirou todo o processo, do qual resultou um design maduro e equilibrado, mas confiante. É com enorme alegria que constatamos que organizadores de prémios prestigiados, como a Red Dot e a iF, reconheceram o nosso trabalho".

 

Red Dot e iF: dois dos prémios de design mais importantes do mundo

O Red Dot Design Award e o iF Design Award estão entre as maiores e mais importantes competições de design do mundo. O Red Dot Award é anunciado anualmente pelo Design Zentrum Nordrhein-Westfalen e divide-se em três disciplinas: Design de Produto, Design de Marcas e Comunicação, e Conceito de Design. Fazendo já parte da tradição neste tipo de prémios, o galardão para o Design de Produto tem uma história que remonta a 1955, tendo-se registado, em 2021, a participação de fabricantes e designers de 60 países, com um total de 7800 produtos. Os produtos foram avaliados por um júri internacional de cerca de 50 designers independentes, professores de design e jornalistas especializados de vários setores. Para além da estética, na competição de Design de Produto são também avaliados critérios como grau de inovação, funcionalidade, ergonomia, qualidade percebida e compatibilidade ecológica.

           

O Prémio de Design iF é organizado desde 1954 pela iF International Forum Design GmbH, de Hanover, uma das principais instituições de design independentes do mundo. Este ano, a competição, que contou com mais de 9500 participações oriundas de 52 países, apresentou diversas inovações. Entre estas, foi criada uma ronda preliminar digital (“Pré-Seleção Online”), na qual metade das participações foram escolhidas para a ronda final (“Júri Final”), uma avaliação transparente de todas as categorias, incluindo as novas categorias “experiência do utilizador” (UX) e “interface do utilizador” (UI). As outras vertentes em análise foram Produto, Comunicação, Design de Serviço e Organização, Arquitetura, Design Interior e Conceitos Profissionais. Este ano, o júri da iF foi composto por 98 especialistas independentes em design, de várias nacionalidades. Todos os produtos premiados são publicados no "iF World Design Guide" (ifworlddesignguide.com) e na "iF Design App".


FONTE: KIA PORTUGAL

voltar à listagem