Kia GT Cup está de volta  com recorde de pilotos e equipas

Notícias

Kia GT Cup está de volta com recorde de pilotos e equipas

Kia GT Cup está de volta  com recorde de pilotos e equipas

05 Maio 2021

 

  • Picanto GT Cup e Ceed GT Cup voltam às pistas para uma temporada recheada de inscritos
  • Cinco eventos, incluindo uma prova no circuito espanhol de Jerez de La Frontera
  • Kia GT Cup 2021 arranca com 28 carros e 31 pilotos

 

 

05 de maio de 2021 – As pistas portuguesas voltam a receber, já a partir do próximo fim-de-semana, a quarta temporada da Kia GT Cup, um dos casos de maior sucesso e resiliência da história das competições nacionais de velocidade. Um total de 28 carros e 31 pilotos aderiram à iniciativa da Kia Portugal e da CRM Motorsport, um recorde absoluto que traduz uma inédita capacidade de superação de equipas e organizadores.

 

O primeiro dos cinco eventos desta época da Kia GT Cup acontece sábado e domingo no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, com um programa desportivo que contempla duas sessões de treinos privados, duas sessões de treinos cronometrados e duas corridas.

 

Estreado em 2018, o Kia GT Cup é um Troféu monomarca que integra dois modelos (Ceed e Picanto) e três categorias (Pro, Club e Júnior). Tem constituído um assinalável sucesso, fruto dos custos reduzidos e controlados, com o objetivo de facilitar a prática do automobilismo em Portugal.

 

“A Kia tem um histórico de associação à emoção, à mobilidade com vida, e a Kia GT Cup, pela sua filosofia de partir de modelos de série e apostar nos custos controlados, estabelece uma ligação genuína entre o carro e a paixão de conduzir”, explica João Seabra, Diretor-Geral da Kia Portugal. “A Kia GT Cup representa muito dessa dedicação histórica da Kia ao automóvel e à experiência que ele proporciona. Num ano como o que estamos a viver, ela vinca também a importância do fator humano e a sua capacidade de resistência”, sublinha o mesmo responsável.

 

Apesar do contexto socioeconómico adverso, decorrente da situação de pandemia, mais de três dezenas de pilotos, de consagrados a juniores, tripulando os Ceed GT ou os pequenos e irreverentes Picanto GT, aderiram à quarta temporada da GT Cup e vão estar presentes em cinco provas ao longo da temporada. Depois de Portimão, será a vez do Circuito do Estoril (10 e 11 de Julho), Braga (11 e 12 de Setembro), uma incursão ao circuito espanhol de Jerez de La Frontera (6 e 7 de Novembro), e o regresso ao Estoril para o encerramento com a “Taça Kia” (11 e 12 de Dezembro).

 

A época de 2021 do Kia GT Cup mobiliza 10 equipas, três novas estruturas (Gianfranco Motorsport, MG Competição e PB Racing) e 13 caras novas (Luís Caetano, Tomás Guedes, Carlos Gouveia, Rafael Antunes, Vítor Gouveia, Luís Cidade, Gustavo Júnior Moura, Jorge Setas, André Pinto, Francisco Matos Gil, Manuel Rodrigues de Sousa, Pedro Falé e André Regueiro).

 

Todas as informações a respeito da prova inaugural podem ser consultadas nas redes sociais (facebook e instagram) do Kia GT Cup (@kiagtcup).

 

 

Os modelos Kia em Pista

O citadino Picanto GT Line serve de base aos Picanto da GT Cup, com alterações resumidas à admissão, sistema de escape e controlo eletrónico do motor 1.0 Turbo T-GDI. Estas modificações, rigorosamente regulamentadas e observando um apertado controlo de custos, elevam a potência do Kia Picanto GT Line de 100 para 150 cv, mantendo intacta a elevada fiabilidade reconhecida à marca e ao modelo. O "KIT Troféu" que compõe a versão de competição GT Cup soma alterações nas suspensões, jantes e pneus, recebendo ainda um conjunto de elementos determinantes para a segurança em pista do piloto e um kit de imagem vital para a comunicação do Troféu.

 

No caso do Ceed, entra-se numa “liga” mais avançada, mas mantendo o espírito de competição monomarca. A base é a versão de série GT, com motor 1.6 Turbo, que vê a sua potência subir de 204 para 240 cv. Adota uma caixa sequencial Sadev de 6 velocidades e é  munido de um novo pack de travões com pinças AP Racing, repartidor e ajuste de pressão,  entregando um poder de travagem que cumpre não só os requisitos dos pneus semi-slick da Toyo Tires, como ainda a utilização de full-slicks para pilotos que desejem participar em qualquer corrida de Velocidade ou Montanha. O novo Kia Ceed GT assume-se, assim, como a fórmula em Portugal com a melhor relação custo-benefício no que a carros de turismo diz respeito.

 

Fonte: Kia Portugal

voltar à listagem