ADAC Ecotest 2023: Pódio para o Opel Astra Electric

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ADAC Ecotest 2023: Pódio para o Opel Astra Electric

ADAC Ecotest 2023: Pódio para o Opel Astra Electric

15 Janeiro 2024

  • Um sucesso em termos de sustentabilidade: O Astra totalmente elétrico ocupa a terceira posição entre 94 automóveis
  • Define os padrões: Opel é o único construtor alemão no top 10
  • Viagens de longa distância: Até 418 km (WLTP[1]) sem emissões locais e sem paragem para carregamento.


O Opel Astra Electric proporciona prazer de condução, possui tecnologias de vanguarda e é altamente eficiente. A confirmação foi agora dada pelo clube automóvel alemão ADAC. No ADAC Ecotest 2023, a versão elétrica a bateria do bestseller da classe dos compactos garantiu a terceira posição entre 94 veículos de passageiros. O forte resultado também faz da Opel a única marca alemã no top 10. A Opel estabelece assim padrões quando se trata de mobilidade elétrica adequada para a utilização diária.

O Opel Astra Electric obteve 103 dos 110 pontos possíveis para alcançar a melhor classificação de cinco estrelas. De acordo com o ADAC: "Os automóveis mais ecológicos são elétricos - embora o ADAC não considere os automóveis elétricos como veículos de zero emissões e inclua as emissões criadas durante a geração de energia". Resumindo o resultado para o novo Opel sem emissões locais, o ADAC declarou: "Com 103 pontos na sua estreia no Ecotest, o Opel Astra Electric deixou uma forte impressão. O automóvel de Rüsselsheim distanciou-se da concorrência na classe dos compactos. O baixo peso em ordem de marcha, a boa gestão de energia e a bomba de calor de série contribuem para a redução do consumo de energia e das emissões de CO2".

Com argumentos como estes, o Astra Electric combina prazer de condução com responsabilidade. O motor elétrico debita 115 kW/156 cv e um poderoso binário máximo de 270 Nm desde o primeiro toque no acelerador. O baixo peso em ordem de marcha de 1.679 kg contribui ainda mais para a dinâmica e para o baixo consumo de energia. Além disso, enquanto muitos outros automóveis elétricos estão limitados a 150 km/h ou 160 km/h, o novo Astra Electric tem uma velocidade máxima de 170 km/h.

A energia é armazenada numa bateria de iões de lítio de 54 kWh. O Astra de cinco portas pode percorrer até 418 quilómetros sem emissões locais (WLTP1) e requer apenas 14,8 kWh de energia elétrica por cada 100 km (WLTP[2]) - também graças à bomba de calor. O Astra Electric é, portanto, um automóvel altamente eficiente para a utilização quotidiana, bem como para viagens mais longas. Além disso, o sistema de travagem regenerativa assegura que a energia pode ser recuperada durante a condução. Estes atributos - juntamente com o espaço adicional para férias em família - são partilhados pelo novo Opel Astra Sports Tourer Electric, uma das primeiras station wagon totalmente elétricas do mercado.


[1] Autonomia determinada de acordo com a metodologia de avaliação WLTP (R (EC) No. 715/2007, R (EU) No. 2017/1151). A autonomia real pode variar sob as diferentes condições do quotidiano e depende de vários fatores, em particular do estilo de condução individual, caraterísticas do percurso, temperatura exterior e uso de sistemas de ar condicionado e de pré-condicionamento térmico.

[2] Valores determinados com recurso à mais realista metodologia WLTP (World Harmonised Light Vehicle Test Procedure), que substitui por completo a diretiva NEDC (New European Drive Cycle). Os valores de consumo, de emissões de CO2 e de autonomia são só dependem da utilização eficiente da energia do veículo, como também podem ser influenciados pelo estilo de condução e por outros fatores não técnicos. As informações em termos de consumos e emissões não se referem a um veículo individualmente, sendo apenas destinadas a comparação entre os vários tipos de veículos.

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