O “rugido” do Novo Abarth 500e concebido pelo Stellantis Sound Design Studio: mais de 6.000 horas para recriar o som perfeito

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O “rugido” do Novo Abarth 500e concebido pelo Stellantis Sound Design Studio: mais de 6.000 horas para recriar o som perfeito

O “rugido” do Novo Abarth 500e concebido pelo Stellantis Sound Design Studio: mais de 6.000 horas para recriar o som perfeito

17 Abril 2023

  • O Abarth 500e continua a emitir o seu lendário som graças à tecnologia Sound Generator, criada por uma equipa num estúdio, no seio do ecossistema Stellantis.
  • O Sound System Generator transforma o Abarth 500e num irreverente e divertido pequeno desportivo, com um inesperado rugido de um motor de combustão, com ligação direta à condução e à velocidade da experiência dinâmica.
  • Com esta inédita característica, o Abarth 500e é um veículo único no seu segmento e também ao nível de modelos de segmento superior, prestando homenagem a 75 anos de motores de competição alimentados a adrenalina.


A Abarth continua a surpreender e a agitar as emoções de todos os Abarthistas a nível mundial com o seu Novo Abarth 500e e à sua inédita tecnologia Sound Generator, o que o transforma numa proposta única no segmento dos pequenos desportivos elétricos. O novo elemento 100% elétrico da gama do Escorpião integra a tecnologia exclusiva Sound System desenvolvida por uma equipa dedicada ao design de som em colaboração com os Sound Design Studios. O design do som, o seu desenvolvimento e integração foram realizados no departamento italiano NVH (Ruído, Vibrações e Aspereza) da Stellantis. a mesma entidade que validou o som do histórico sistema de escape Abarth, “Record Monza”.



O projeto levou cerca de dois anos a completar, com aproximadamente seis meses de trabalho contínuo. Foram gastas mais de 6.000 horas a analisar e a criar o som perfeito para cada fase da experiência de condução por uma equipa de diferentes pessoas envolvidas no projeto. O Diretor Técnico encarregou-se da área automóvel e concentrou-se na coordenação dos vários intervenientes. Para além disso, os especialistas em NVH trataram da melhoria do som, concentrando-se tanto na parte criativa como tecnológica do processo de conceção. Trabalharam no desenvolvimento do som e da respetiva demo, bem como nas diferentes etapas do looping do som, do desenvolvimento do software, à criação do próprio som. Parte dos testes e estudos de som foram realizados numa câmara semi-anecóica - uma sala especificamente concebida para ter níveis de ruído extremamente baixos no interior, bem como um elevado grau de isolamento acústico do exterior, a fim de fazer medições de ruído precisas e fiáveis. Graças ao chão refletor, é possível recriar uma superfície acusticamente refletora, tal como uma estrada. Características específicas tornam a câmara semi-anecóica perfeitamente silenciosa, permitindo assim aos especialistas de som discriminar o ruído de todo o ambiente.



Para alcançar um resultado perfeito, o mais próximo possível do original, o som atual do motor a gasolina da Abarth foi gravado em todas as diferentes fases da experiência de condução: aceleração, desaceleração, travagem, curvas rápidas e muitas outras situações. Foram, também, efetuadas calibrações sonoras específicas. As gravações foram depois cuidadosamente analisadas através de ferramentas e processos técnicos dedicados para extrair todas as frequências distintas da Abarth - que é, na sua essência, o seu ADN - a fim de criar um novo tom numa matriz virtual enriquecida por sons adicionais.

A matriz foi testada offline, quer em estúdio, quer no automóvel estático, através de várias iterações e configurações para se alcançar a mistura perfeita de emissão. Em específico, graças ao software, a matriz adapta os vários componentes do som gravado para alcançar o melhor resultado imersivo para o condutor. Sons adicionais foram colocados na matriz para misturar o som histórico do Abarth com o sentimento de futuro encontrado no Novo Abarth 500e.



Um ponto importante era equilibrar cuidadosamente o Sound Generator para proporcionar ao condutor a experiência de condução mais agradável, mesmo a alta velocidade, respeitando as restrições de homologação para a poluição sonora e assegurando um som realista.

De facto, a intensidade do Sound Generator System é diretamente proporcional à velocidade a que o automóvel é conduzido e o som é, para todos os efeitos, processado de forma diferente através do altifalante traseiro exterior. Varia desde o modo IDLE, onde o motor está no nível mais baixo de potência e o gerador de som reproduz o som do escape “Record Monza” à velocidade de ralenti, até ao modo SIGNATURE que se altera com base na própria velocidade, mantendo o timbre típico da Abarth com o motor de combustão interna. Em resumo, o modo SIGNATURE contém toda a informação que damos ao amplificador, desde o ralenti até à velocidade progressiva, ignição e paragem.

O novo Abarth 500e é capaz de oferecer todas as funcionalidades de um automóvel de luxo em apenas 3,6 metros de comprimento, sem desistir da irreverência inerente ao ADN da Marca. Graças ao Sound Generator, é o único pequeno desportivo capaz de evocar o som do histórico motor de combustão interna e fornecer a potência acústica de um motor térmico desportivo que atinge os limites permitidos pelos regulamentos de homologação.

O “rugido” Abarth do Sound Generator pode ser ligado e desligado pelo condutor quando o automóvel está parado através das definições no painel de instrumentos.


Fonte: Stellantis Abarth

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