Alfa Romeo F1 Team Stake terminou o Grande Prémio dos Estados Unidos da América fora dos pontos

Notícias

Alfa Romeo F1 Team Stake terminou o Grande Prémio dos Estados Unidos da América fora dos pontos

Alfa Romeo F1 Team Stake terminou o Grande Prémio dos Estados Unidos da América fora dos pontos

24 Outubro 2023

  • A equipa Alfa Romeo F1 Team Stake não conseguiu converter a boa prestação na qualificação em pontos no final do Grande Prémio dos Estados Undos da América.
  • Apesar de envolvidos em muitas lutas, Valtteri Bottas não conseguiu melhor que o 14º lugar final, enquanto Zhou Guanyu terminou no 15º posto.


O Alfa Romeo F1 Team Stake não conseguiu converter as suas posições de qualificação em pontos no Grande Prémio dos Estados Unidos da América, com Valtteri Bottas e Zhou Guanyu a terminarem em 14º e 15º, respetivamente, no final da corrida disputada no Circuito das Américas. Ambos os pilotos estiveram envolvidos em batalhas desde as luzes até à bandeira, mas o top 10 permaneceu difícil de alcançar.

O resultado de hoje deixa a equipa no oitavo lugar do campeonato de construtores, com a diferença em relação à Williams e a vantagem sobre a Haas inalteradas em relação à ronda anterior no Qatar. A equipa vai agora para o México, para a segunda parte da jornada tripla nas Américas.

Alessandro Alunni Bravi, Responsável da equipa: "Este fim de semana foi difícil para a nossa equipa: perdemos terreno ao longo das sessões e vamos ter de analisar tudo ao pormenor para perceber rapidamente o que não funcionou para nós. O equilíbrio do carro em todos os compostos de pneus não estava lá hoje, o que tornou o ataque e a defesa uma tarefa difícil para os nossos pilotos. Tanto o Valtteri (Bottas) como o Zhou (Guanyu) fizeram uma corrida limpa, embora isso não tenha sido suficiente para avançar no pelotão e marcar alguns pontos. Temos muito trabalho pela frente nos próximos dias, antes de irmos para o México para a segunda etapa deste triplo confronto americano. Estou confiante de que, com condições de pista diferentes, seremos capazes de voltar rapidamente ao ritmo que mostrámos nas últimas duas corridas e ter mais oportunidades de subir para o top 10 novamente."

Valtteri Bottas (monolugar 77):

Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 02/Ferrari)

Classificação final: 14º

Volta mais rápida: 1:41.972 (volta 54)

Pneus: Macios novos (10 voltas) – Duros novos (18 voltas) – Duros novos (28 voltas)

"Hoje demos tudo por tudo: em termos de estratégia, fizemos tudo bem, mas, infelizmente, faltou-nos ritmo ao longo do fim de semana em comparação com os nossos concorrentes diretos. A irregularidade da pista também influenciou o nosso desempenho, uma vez que tivemos de rodar com o carro um pouco mais alto do que queríamos, sacrificando assim alguma carga aerodinâmica, o que não nos permitiu tirar o máximo partido das alterações que introduzimos no monolugar. Como facto ligeiramente positivo, os nossos concorrentes diretos também não marcaram muitos pontos hoje, o que deixa a luta pelo sétimo lugar no campeonato ainda em aberto. Estou ansioso por ir para o México dentro de poucos dias: no ano passado, a pista adaptava-se bem ao nosso carro e espero que isso nos permita voltar rapidamente à forma competitiva."


Zhou Guanyu (monolugar 24):

Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 01/Ferrari)

Classificação final: 15º

Volta mais rápida: 1:41.879 (volta 51)

Pneus: Médios novos (9 voltas) – Duros novos (18 voltas) – Duros novos (28 voltas)

"Parecia que tínhamos um carro melhor no início do fim de semana, especialmente depois de alterarmos a configuração após o Treino Livre 1, mas acabámos por não conseguir manter as posições que tínhamos conquistado na sexta-feira. Infelizmente, não tínhamos ritmo suficiente para acompanhar os nossos concorrentes diretos. Senti que me faltava aderência e, de um modo geral, não consegui imiscuir-me no pelotão. Penso que esta corrida foi bastante complicada para nós, devido a muita degradação; teremos certamente de analisar o que aconteceu exatamente este fim de semana, mas tenho a sensação de que, o que quer que pudéssemos ter mudado em termos de pneus ou de estratégia hoje, não teria feito grande diferença. Agora, vamos reagrupar-nos rapidamente e esperamos fazer um regresso em força na próxima semana no México."


Fonte: Alfa Romeo Stellantis

voltar à listagem