Alfa Romeo F1 Team Stake viu estratégia para o Grande Prémio de Las Vegas estragada na primeira volta

Notícias

Alfa Romeo F1 Team Stake viu estratégia para o Grande Prémio de Las Vegas estragada na primeira volta

Alfa Romeo F1 Team Stake viu estratégia para o Grande Prémio de Las Vegas estragada na primeira volta

20 Novembro 2023

  • Abalroado por Fernando Alonso e por Sergio Perez, Valtteri Bottas viu o seu monolugar ficar afetado e impossibilitado de defender o sétimo luar na grelha de partida.
  • Zhou Guanyu foi corajoso e bravo, recuperando desde o final da grelha até perto dos pontos, acabando a corrida no 15º lugar final.


O Alfa Romeo F1 Team Stake viu as suas hipóteses de um bom resultado no primeiro Grande Prémio de Las Vegas desaparecerem logo na primeira volta, quando Valtteri Bottas foi abalroado por Fernando Alonso e depois viu o seu monolugar ser atingido na traseira por Sergio Perez, tudo na primeira curva. Os danos sofridos fizeram com que o finlandês não conseguisse converter o seu excelente sétimo lugar na grelha em pontos, terminando no 17º lugar. O seu companheiro de equipa, Zhou Guanyu, lutou bravamente desde o fundo da grelha de partida e esteve brevemente à beira dos pontos, antes de terminar em 15º.

Um resultado dececionante depois de um sábado tão promissor, mas a equipa pode pelo menos ganhar confiança com o ritmo demonstrado em Las Vegas, enquanto nos preparamos para a última corrida da época, no Abu Dhabi.

Alessandro Alunni Bravi, Responsável da equipa: "É evidente que, infelizmente, esta não é a nossa época. Esta noite, tínhamos uma boa posição na grelha com o Valtteri no sétimo posto, mas isso foi anulado logo na primeira curva, quando o Alonso fez um pião à frente do Valtteri, que não tinha para onde ir e, depois, também foi atingido por Perez, sofrendo danos graves no piso e no difusor. Perdemos mais de 20 % de força descendente, o que tornou o carro quase impossível de conduzir: o Valtteri ainda o trouxe até final, mas não foi possível obter um bom resultado. É uma pena, pois dissemos, no início do fim de semana, que o ritmo de corrida era muito bom, especialmente com o composto de pneus duro. Optámos por uma estratégia inversa para o Zhou, começando com os duros e passando para os médios: o Safety Car no início da corrida não ajudou, mas verificámos que, no final, o ritmo que tínhamos não era suficiente para ele terminar nos pontos. Pelo menos, os nossos concorrentes diretos também não pontuaram: vamos para Abu Dhabi com uma última oportunidade de conquistar pontos e terminar a época com uma nota positiva."


Valtteri Bottas (monolugar #77):

Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 02/Ferrari)

Classificação final: 17º

Volta mais rápida: 1:37.562 (volta 49)

Pneus: Médios novos (1 voltas) – Duros novos (23 voltas) – Médios novos (26 voltas)

"Arranquei numa posição muito forte, mas infelizmente a minha corrida ficou praticamente arruinada na primeira curva. Após o contacto com o Fernando [Alonso], fui atingido na traseira, danificando o difusor do monolugar e comprometendo qualquer hipótese de progredir e recuperar as posições que tinha perdido. Depois disso, foi uma corrida longa, com falta de ritmo e também de aderência. Obviamente, foi muito dececionante, especialmente porque estávamos confiantes de que poderíamos ter tido um bom resultado hoje e nunca tivemos a oportunidade de mostrar o nosso verdadeiro desempenho. Como ponto positivo do fim de semana, o nosso ritmo numa volta melhorou definitivamente, o que nos permitiu entrar na Q3 ontem. Nenhum dos nossos concorrentes diretos trouxe pontos, o que deixa as coisas ainda em aberto quando nos dirigimos para Abu Dhabi para a última corrida da época: vamos dar tudo por tudo para voltar ao top 10 e tentar terminar bem a época."


Zhou Guanyu (monolugar #24):

Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 01/Ferrari)

Classificação final: 15º

Volta mais rápida: 1:37.375 (volta 32)

Pneus: Duros novos (26 voltas) – Médios novos (24 voltas)

"A corrida foi bastante divertida para mim esta noite, com algumas boas batalhas e boas manobras, embora no final não tenhamos conseguido nenhum ponto. Tive de tomar medidas evasivas no início, por isso não consegui tirar partido do caos à minha frente e optámos por ir às boxes quando o Safety Car entrou. Isso significou ter de fazer 30 voltas com pneus médios: a estratégia funcionou bem e permitiu-me recuperar alguns lugares e entrar numa batalha com o Lewis [Hamilton] e o Fernando [Alonso], mas, sem mais oportunidades de ir às boxes, fiquei exposto nas últimas dez voltas: quando os pneus acabaram, os meus tempos começaram a cair e acabei em 15º. Foi assim que terminámos: começando onde começámos, no entanto, em 17º, não tivemos muitas hipóteses de marcar pontos, mas pelo menos divertimo-nos a lutar. Agora, vamos concentrar-nos em Abu Dhabi: é a última corrida da época e estamos determinados a ter um bom fim de semana."


Fonte: Stellantis Alfa Romeo

voltar à listagem