Giulia Quadrifoglio “100° Anniversario” presente na 41ª edição das 1000 Miglia

Notícias

Giulia Quadrifoglio “100° Anniversario” presente na 41ª edição das 1000 Miglia

Giulia Quadrifoglio “100° Anniversario” presente na 41ª edição das 1000 Miglia

12 Junho 2023

  • Faltam apenas algumas horas para a luz verde da 41ª edição das 1000 Miglia, a competição histórica de regularidade reservada a automóveis antigos produzidos até 1957 que se vai disputar no tradicional percurso de Brescia-Roma-Brescia.
  • Dos 405 automóveis presentes na linha de partida, a Alfa Romeo concorre com 47 modelos, dos quais três protagonistas são propriedade da marca: o 1900 Sport Spider e o 2000 Sportiva, ambos de 1954, e o 1900C Super Sprint de 1956.
  • Uma estrela numa galáxia de automóveis antigos, a versão de lançamento da edição limitada Giulia Quadrifoglio “100° Anniversario" - produzida em apenas 100 unidades exclusivas - celebra o centenário do icónico Quadrifoglio da marca.
  • Este ano assinala três aniversários na história da marca: 10 anos do Alfa Romeo 4C, os 60 anos da equipa Autodelta e o centenário do nível de acabamento desportivo por excelência, o Quadrifoglio Verde.


Está tudo pronto para o início da 41ª edição das 1000 Miglia, a corrida histórica de regularidade para automóveis antigos que terá início em Brescia a 13 de junho, com regresso marcado para o dia 17, depois de visitar alguns dos locais mais evocativos de Itália. Como sempre, em parte corrida e em parte aventura, a edição das 1000 Miglia deste ano contará com a participação de mais de 400 automóveis antigos de valor inestimável, dos quais 47 pertencem à marca Alfa Romeo, um ícone indiscutível do automobilismo italiano.

Três modelos de prestígio da coleção Alfa Romeo vão participar na prova, todos eles habitualmente expostos no seu Museu em Arese: o 1900 Super Sport e o 2000 Sportiva, ambos de 1954, e o 1900C Super Sprint de 1956. As três joias da coleção histórica serão conduzidas por equipas excecionais: o 1900 Sport Spider será confiado a Costantin Andone e Marius Pope, fundador da comunidade web "Alfattitude" que reúne milhares de fãs Alfisti de todo o mundo; o 2000 Sportiva dará o seu melhor sob o controlo do casal alemão Tom Wlaschiha, ator principal das séries "Game of Thrones" e "Stranger Things", um grande fã da Alfa Romeo, e Ninacar Maria, uma influencer automóvel muito famosa na Internet; a bordo do 1900C Super Sprint estará o rosto das redes sociais da marca de moda italiana Velasca, Lorenzo Quaglia, e Giovanni Giuseppe Savini, um TikToker muito popular, mais conhecido por @giogiusavini.

Três equipas para três modelos extraordinários, todos eles verdadeiras obras de arte em movimento, pertencentes à coleção Heritage, parte de um departamento da Stellantis dedicado à preservação e promoção do seu património histórico. Vamos conhecer mais de perto estas três preciosidades:



1900 Sport Spider (1954)

Um Spider de competição extremamente raro - apenas dois exemplares construídos - com um motor de quatro cilindros com duas árvores de cames equipado com compressor para debitar uma potência máxima de 138 cv que lhe permite atingir os 220 km/h, em parte devido ao seu peso de 880 kg e à sua aerodinâmica extremamente eficiente. Com o design inovador de Franco Scaglione para a Bertone, o 1900 Sport Spider está equipado com uma caixa de cinco velocidades e um eixo traseiro De Dion: a sua performance e comportamento são característicos de um automóvel mais recente e responsivo, revelando uma ótima aderência à estrada. Este extraordinário automóvel irá competir com o número "289".

2000 Sportiva (1954)

A participar na prova com o número "296" está outra peça muito rara, uma vez que existem apenas dois exemplares em todo o mundo. Apresentando uma radiante pintura cinzenta metalizada, o 2000 Sportiva foi concebido em 1954 para produzir uma edição limitada de automóveis de elevada performance adequados para serem conduzidos tanto em estrada como em competições da classe "Sport". O motor de dois litros e quatro cilindros com dupla árvore de cames produz 138 cv às 6.500 rpm e permite-lhe atingir os 220 km/h, uma velocidade muito elevada para a sua época. O automóvel inclui também uma caixa de cinco velocidades, uma suspensão traseira "De Dion" e uma carroçaria em alumínio. A carroçaria é aerodinâmica e muito elegante, produzida pela Bertone e assinada por Franco Scaglione, tal como o 1900 Sport Spider.


1900C Super Sprint (1956)

A competir na prova com o número "392" estará o encantador 1900 Super Sprint (1956), um elegante coupé que representa a classe gran turismo do século XX, "o automóvel familiar que ganha corridas", segundo as palavras da afirmação que lhe deu fama na década de 1950. Baseado na versão curta do chassis da carroçaria sedan do 1900, está equipado com um motor de dois litros e quatro cilindros com a característica configuração de dupla árvore de cames da marca e com uma potência de 115 cv às 5.500 rpm. Nos anos 50, era habitual os grandes designers italianos comprarem um chassis à Alfa Romeo, complementando-o com carroçarias desenhadas e produzidas internamente. Foi o que fez a empresa milanesa Touring, que produziu quase 300 modelos baseados no Alfa Romeo 1900C Super Sprint entre 1954 e 1955.

Para além da sua história, este tipo de evento funciona como uma verdadeira ponte entre os valores do passado e os do futuro, uma ligação este ano revigorada por três aniversários históricos para a marca do Biscione: 10 anos do Alfa Romeo 4C, o 60º aniversário da equipa Autodelta - que se tornou o Departamento de Competição da marca - e o centenário do nível de acabamento desportivo por excelência, Quadrifoglio Verde. Não é por acaso que a Alfa Romeo estará a apoiar os seus maravilhosos automóveis antigos com algumas das mais recentes unidades do Giulia Quadrifoglio “100° Anniversario".



A 15 de abril de 1923, o lendário Quadrifoglio fez a sua estreia na versão "Corsa" do RL conduzido por Ugo Sivocci, com o qual conquistou a vitória na 14ª edição da Targa Florio. Desde então, o Quadrifoglio tornou-se um símbolo do ADN da Alfa Romeo - do Nobre Desportivismo Italiano - e identifica os feitos de maior performance da marca, não só aqueles que competiram em corridas, mas também os automóveis de estrada mais potentes e exclusivos. Exemplos disso são o Giulia e o Stelvio Quadrifoglio “100° Anniversario", uma edição limitada produzida em apenas 100 unidades por modelo, com as suas próprias características, tanto do ponto de vista mecânico, como estético. Um motor V6 de 2.9 litros sobrealimentado para produzir 520 cv e equipados com diferencial mecânico de deslizamento limitado que otimiza a transferência de binário, aumentando a estabilidade, a agilidade e a velocidade em curva. Novos emblemas comemorativos desenhados pelo Centro Stile Alfa Romeo e novas pinças de travão douradas, grelha e capas dos espelhos em fibra de carbono visível fazem igualmente parte desta versão. No interior, os novos pespontos dourados visíveis e o emblema comemorativo no painel de instrumentos embelezam um ambiente desportivo dominado pela fibra de carbono, com um novo acabamento 3D, enquanto o volante é estofado em pele e Alcantara com pespontos pretos e detalhes em fibra de carbono.


Fonte
: Stellantis Alfa Romeo

voltar à listagem