Giulia Quadrifoglio “100° Anniversario” presente na 41ª edição das 1000 Miglia
12 Junho 2023
NOVO PEUGEOT E-208: IRRESISTÍVEL E DIVERTIDO DE CONDUZIR
Modelo emblemático da gama PEUGEOT, o 208 foi o automóvel mais vendido na Europa em 2022, e o segundo mais vendido em Portugal, atrás do 2008. O 208 renova-se e assume, agora, uma nova dimensão, tornando-se ainda mais irresistível graças à sua versão 100% elétrica, com uma autonomia de 400 km, ao seu design reinventado, às tecnologias de vanguarda e ao prazer de condução, em conjunto com as novas motorizações que propõe.
O novo PEUGEOT 208 propõe:
Herdeiro de nove gerações de citadinos PEUGEOT, o 208 tem registado um sucesso ininterrupto desde o seu lançamento, no final de 2019. Em pouco mais de três anos, produziram-se cerca de 1.000.000 de unidades do 208 em todo o mundo. Em 2021 e 2022, o PEUGEOT 208 foi o automóvel mais vendido na Europa, no conjunto de todos os segmentos.
Este sucesso deve-se, em grande parte, ao sucesso do E-208. Em 2022, o E-208 tornou-se no automóvel elétrico mais vendido na Europa, no segmento B.
O novo PEUGEOT E-208 estará à venda em novembro de 2023.
A gama 208 basear-se-á em três versões - ALLURE, ACTIVE, GT - e contará com cinco grupos motopropulsores, incluindo o novo motor 100% elétrico de 115 kW/156 cv, que oferece uma autonomia de 400 km (ciclo combinado WLTP; em fase de homologação), bem como os novos blocos HYBRID 100 e HYBRID 136.
JEROME MICHERON, DIRETOR DE PRODUTO PEUGEOT: "Trabalhar num modelo tão emblemático e bem-sucedido como o 208 é sempre uma tarefa difícil. O nosso objetivo era elevar a um patamar superior o design e o desempenho do 208, preservando, ao mesmo tempo, a alma deste modelo, de modo a permanecer no topo das vendas do segmento B na Europa. O novo 208 é mais 208 do que nunca: mais felino, mais divertido de conduzir, mais tecnológico, etc. em suma, mais irresistível. E mais eletrificado, com o novo motor elétrico que proporciona uma autonomia de 400 km, e com os novos blocos HYBRID 100 e HYBRID 136."
SEDUÇÃO: um design atlético e apelativo, ainda mais irresistível
Atualizar um ícone nunca é fácil. O desafio que os designers da PEUGEOT enfrentaram foi como proporcionar um novo nível de modernidade e uma nova vantagem ao 208, protegendo ao mesmo tempo o fascínio distintivo e irresistível que o tornou num caso de sucesso.
MATTHIAS HOSSANN, DIRETOR DE DESIGN DA PEUGEOT: "A equipa de design da PEUGEOT enfrentou, com entusiasmo, o desafio apresentado pelo novo 208. Quisemos sublinhar ainda mais a sua personalidade já forte, sem perder o espírito global do seu design. A nova dianteira com a nova assinatura luminosa PEUGEOT e, na traseira, as reinventadas luzes de três garras deram ao design um aspeto renovado e uma postura mais felina, mantendo a silhueta esculpida e atlética que os clientes adoram."
Introduzida pela primeira vez no 9X8 Hypercar, nos novos 508 e 508 SW e, mais recentemente, no novo 2008, a nova assinatura luminosa da PEUGEOT está também presente no novo E-208.
As três longas garras luminosas verticais são um elemento distintivo desta assinatura e estão integradas nas inserções em preto brilhante do para-choques. Estas foram deslocadas para o rebordo exterior do veículo e contribuem para conferir ao 208 um carácter mais sólido e visualmente mais amplo.
Todos os novos 208 apresentam esta nova assinatura de luz frontal. Nas versões GT, esta caraterística luminosa vai ainda mais longe: o efeito marcante das três garras de luz é alargado à função de iluminação dos faróis 100% em LED, utilizando três módulos óticos independentes.
Todos os novos 208 contam com uma frente totalmente nova, que faz com que o 208 entre na nova era do design PEUGEOT, com o novo logótipo da marca no seu centro.
A grelha apresenta um padrão evolutivo na cor da carroçaria que se funde com o para-choques, um design que reflete a eletrificação da gama e confere ao novo E-208 um maior equilíbrio. A grelha e a carroçaria já não estão compartimentadas, pelo contrário, formam um todo, que aumenta a robustez visual, a eficácia e a modernidade.
O novo E-208 reinventa a emblemática assinatura de luzes traseira da Marca, composta por três garras vermelhas sobrepostas. O novo modelo mantém-se fiel a estes três grupos, que se tornam, agora, horizontais.
Compõe-se de três elegantes linhas de LED que prolongam a faixa preta em torno da tampa da bagageira, conferindo ao automóvel uma visão traseira mais imponente, contribuindo para uma perceção de maior largura. Na versão GT, as luzes de marcha-atrás e os piscas são, também, em LED.
Desafiando as convenções, o novo E-208 está mais bonito do que nunca com o novo Amarelo Águeda, a sua cor de lançamento. Outra nova cor para o 208 é o Cinzento Selenium, elegante e discreto, para realçar a modernidade.
O novo 208 está disponível em sete cores de carroçaria: Amarelo Águeda, Cinzento Selenium, Cinzento Artense, Preto Perla, Branco Banquise, Vermelho Elixir e Azul Vertigo. Todos os novos 208 estão equipados com espelhos retrovisores em preto brilhante, independentemente da cor de carroçaria; a versão GT conta de série com cavas das rodas em preto brilhante (e, como opção, um tejadilho preto).
As novas jantes são um dos elementos-chave do novo design da PEUGEOT. Ilustrada pelos desenhos disruptivos de jantes propostos no 408, esta abordagem foi alargada aos novos modelos da Marca.
O novo E-208 está equipado com jantes de liga leve de diferentes designs, todos eles novos, de 16 polegadas (jantes NOMA com corte diamantado em dois tons) ou de 17 polegadas (jantes YANAKA com corte diamantado em dois tons e inserções). Todas as jantes de liga leve apresentam um centro de 4 raios com o logótipo PEUGEOT, que oculta as porcas das rodas.
As placas de identificação dianteiras, laterais e traseiras do novo 208 apresentam um novo lettering e uma nova cor Cinzento Basalt.
Na traseira, a insígnia PEUGEOT destaca-se, agora, a toda a largura da tampa da bagageira. O E-208 recebe um emblema "E" em dois tons de Azul e Branco.
A atração interior do novo 208 é reforçada pelos novos tecidos dos bancos, ilustrados pelos novos estofos em Alcantara preta, com pespontos em Verde Adamite (disponíveis como opção na versão GT).
A versão GT é caracterizada pela maior atenção ao pormenor, com os acabamentos do painel de bordo e os apoios de braços também com elegantes pespontos em Verde Adamite.
EMOÇÃO: prazer de condução proporcionado por um PEUGEOT i-Cockpit® mais tecnológico
Foi na primeira geração do 208 que a PEUGEOT introduziu o seu emblemático i-Cockpit®. Hoje, ainda mais tecnológico, conectado e ergonómico, continua a estar no centro do prazer de condução do novo PEUGEOT E-208.
O painel de instrumentos está idealmente situado ao nível dos olhos do condutor e dispõe de um ecrã digital nas versões ALLURE e GT.
O seu generoso ecrã digital de 10 polegadas apresenta um novo design e, na versão GT, um ecrã 3D de série.
O condutor pode personalizar a cor do ecrã, bem como a disposição e a apresentação das informações, de acordo com as suas preferências. Na versão ACTIVE, o novo 208 mantem um painel de instrumentos analógico, com ecrã a cores de 3,5".
O grande ecrã tátil central de 10 polegadas é agora de série em todos os novos 208, quando na geração anterior os dois primeiros níveis de acabamento contavam com um ecrã de 7 polegadas. Esta interface ideal facilita o controlo da mais recente geração dos sistemas de infotainment PEUGEOT i-Connect e PEUGEOT i-Connect Advanced.
Nos novos 208 ALLURE e GT, o ecrã central dispõe de tecnologia HD. Em todas as versões, as teclas do tipo piano continuam sob o ecrã central, para um mais rápido acesso às principais funções.
No coração do PEUGEOT i-Cockpit®, o volante compacto é o instrumento do prazer de condução, oferecendo uma agilidade e uma precisão inigualáveis. O volante compacto do novo 208 integra o novo emblema PEUGEOT no seu centro, juntando-lhe, nas versões GT, o respetivo novo logótipo na parte inferior do seu aro.
Para uma ergonomia otimizada, integra os comandos do sistema multimédia (áudio, telefone), bem como o controlo do volume e da voz.
Oito cores diferentes, algumas delas 100% novas, estão disponíveis para os utilizadores do novo 208 GT. As diferentes cores estão, agora, coordenadas com as do ecrã tátil central, tendo em conta, quando necessário, o modo de condução escolhido.
Os novos 208 equipados com a caixa manual de seis velocidades dispõem de um novo manípulo de mudança de velocidades, para uma melhor ergonomia. Os novos 208 equipados com caixa automática conservam o seletor elegante, prático e discreto introduzido na primavera de 2022.
EXCELÊNCIA: eletrificação e conectividade elevadas a um novo patamar
O novo E-208 alarga o seu campo de ação, dando um grande passo em frente em termos de eletrificação e de conectividade. O seu novo grupo motopropulsor 100% elétrico, com uma autonomia de 400 km (em fase de homologação), e os seus novos grupos mecânicos híbridos oferecem novas oportunidades.
O novo E-208 oferece uma potência elétrica de 115 kW/156 cv, combinada com uma bateria de 51 kWh, proporcionando-lhe uma automonia de 400 km (WLTP, em ciclo combinado; em homologação).
Estão disponíveis dois tipos de carregadores de bordo, aptos para todas as utilizações e soluções de carregamento: de série, um carregador monofásico de 7,4 kW e, em opção, um carregador trifásico de 11 kW.
Os tempos de recarga estimados de 20% a 80% são inferiores a 25 minutos a partir de um carregador rápido (100 kW), de 4 horas e 40 minutos a partir de uma Wallbox (7,4 kW) e de 11 horas e 10 minutos a partir de uma tomada reforçada (3,2 kW).
Para os clientes que procuram uma primeira experiência de eletrificação, o novo 208 propõe duas novas motorizações HYBRID 48V, compostas por um motor a gasolina PureTech de última geração, de 100 cv ou de 136 cv, associado a uma caixa de 6 velocidades eletrificada de dupla embraiagem e-DCS6, que integra um motor elétrico.
Graças a uma bateria que se recarrega durante a condução, esta tecnologia oferece um binário suplementar a baixas rotações e um consumo de combustível até 15% inferior. Em condução urbana, os novos 208 HYBRID 100 e HYBRID 136 podem funcionar mais de 50% do tempo em modo 100% elétrico, com emissões zero.
Para os clientes que procuram as versões a gasolina mais acessíveis, a nova gama 208 propõe dois motores particularmente económicos e eficazes:
O novo 208 está equipado de série com o sistema PEUGEOT i-Connect, sendo que, como opcional, todas as versões podem ser equipadas com o sistema PEUGEOT i-Connect Advanced.
Ambos são controlados através do ecrã tátil central de alta-definição de 10 polegadas, facilmente personalizável, multi-janela com widgets ou atalhos, muito fácil de utilizar e tão reativo como um smartphone. É fácil percorrer os diferentes menus da esquerda para a direita, de cima para baixo, para as notificações, ou mesmo com um toque de três dedos para abrir a página inicial das aplicações.
É também fácil regressar à página principal em qualquer altura, premindo a tecla de piano "Home" na parte inferior do ecrã. Na parte superior do ecrã, uma faixa permanente apresenta informações sobre a temperatura exterior e o ar condicionado, a posição nas páginas dos widgets, os dados de conectividade, as notificações e a hora.
O sistema PEUGEOT i-Connect oferece uma conectividade total graças a uma função de espelho sem fios (Apple CarPlay/Android Auto), numa experiência que se torna ainda mais completa com o PEUGEOT i-Connect Advanced, funcionalidade que inclui uma navegação conectada TomTom de elevado desempenho. O mapa estende-se ao longo de todo o ecrã de 10 polegadas, para facilitar a sua leitura.
As atualizações do sistema são efectuadas over the air. No PEUGEOT i-Connect Advanced, o comando de reconhecimento de voz, em linguagem natural, "OK PEUGEOT" permite aceder a todos os pedidos relativos às funções de infotainment. Para ajudar os utilizadores e responder a quaisquer perguntas que possam ter, o sistema inclui documentação e tutoriais integrados.
As versões ALLURE e GT do novo 208 estão equipadas com 3 entradas USB-C de série (duas à frente, uma atrás) e uma entrada USB-A (atrás).
Na versão ALLURE, o novo 208 pode ser equipado com um carregador por indução de smartphones, de 15 W (vs os 5 W anteriores). Este carregador é de série na versão GT. Está localizado atrás da aba da consola central e permite carregar, rapidamente, um smartphone durante a utilização em espelho, em modo wireless.
As novas câmaras de assistência ao estacionamento, dianteiro e traseiro, do novo PEUGEOT 208 oferecem agora uma imagem de alta-definição. Consoante a versão, a nova câmara dianteira de alta-definição (associada à monitorização do ângulo morto) está agora disponível em opção, proporcionando uma visão de 360° do ambiente em redor do veículo, uma ajuda preciosa em manobras de estacionamento.
Para além das novas câmaras de assistência ao estacionamento, de alta-definição, o novo 208 oferece aos seus utilizadores funcionalidades que tornam a condução mais segura e mais fácil:
Consoante o país de comercialização, o novo PEUGEOT E-208 pode ser adquirido através do portal de vendas online da Marca, numa experiência de compra digital 100% segura ("Venda Online").
Os clientes podem adquirir o seu novo veículo, trocar o seu antigo e financiar a sua compra a partir do seu smartphone, tablet ou PC. Os clientes podem, também, optar pela entrega, sem custos, do seu veículo no domicílio.
Em conjunto com a plataforma Free2Move Charge, a PEUGEOT oferece acesso a uma gama de diferentes soluções de carregamento:
Para além disso, a bateria do novo PEUGEOT E-208 tem uma garantia de 8 anos ou 160.000 quilómetros. Um certificado de capacidade da bateria está disponível após uma revisão, para certificar o nível de capacidade da bateria.
A App MyPeugeot® para smartphones conta com um conjunto de novas funções para o novo E-208:
A possibilidade de programar o pré-condicionamento térmico, bem como de verificar, programar, iniciar ou adiar o carregamento da bateria à distância.
Para facilitar a escolha dos clientes, a gama do novo 208 foi simplificada em três versões - ACTIVE, ALLURE e GT - cujas principais características de série são:
O novo PEUGEOT E-208 continua a ter as mesmas dimensões exteriores compactas: 4,055 m de comprimento, 1,745 m de largura (excluindo retrovisores), 1,43 m de altura. O volume da bagageira mantém-se inalterado, com 309 litros (sob chapeleira).
Fonte: Stellantis Peugeot
NOVO PEUGEOT E-208: IRRESISTÍVEL E DIVERTIDO DE CONDUZIR
10 Julho 2023
Recomendar a um amigo
Preencha o formulario abaixo para recomendar esta notícia a um amigo