BYD entra no TOP10 de marcas mais vendidas em Portugal e é número 1 na venda de elétricos
11 Setembro 2025
CUPRA faz história no Festival de Cinema de Sitges ao transmitir em direto as estreias de Vieja Loca (J.A. Bayona) e Señuelo (Martha G. Ayerbe), vencedor do concurso The Dream Makers
Azambuja, 15 de outubro de 2025 – Pelo terceiro ano consecutivo, a CUPRA reforça o seu compromisso com o cinema enquanto Parceiro Automóvel Oficial do Festival de Cinema de Sitges. Reconhecido por dar destaque tanto a talentos emergentes como a nomes consagrados, a noite de abertura do festival revelou-se o palco ideal para a estreia de Señuelo, a curta-metragem escrita e realizada por Martha G. Ayerbe e produzida pela CUPRA como um dos projetos vencedores da primeira edição do concurso The Dream Makers, uma iniciativa da Fundação SEAT CUPRA.
Logo após a gala de abertura, Sitges e a CUPRA protagonizaram um momento histórico: pela primeira vez, as estreias do festival foram transmitidas em direto para mais de 70 salas de cinema em toda a Espanha. Esta iniciativa inédita permitiu que milhares de espectadores, a nível nacional, pudessem assistir à projeção de Señuelo — exibida durante a gala de abertura — e à estreia de Vieja Loca, realizada por Martín Mauregui e produzida pelo embaixador da CUPRA, J.A. Bayona, que se seguiu de imediato. O público teve ainda oportunidade de presenciar, em direto, um dos momentos mais marcantes desta edição: a entrega do Prémio de Honra à carreira a Carmen Maura.
“Para a CUPRA, o cinema é uma forma de desafiar o status quo. Enquanto Parceiro Automóvel do Festival de Cinema de Sitges, conseguimos oferecer uma plataforma a artistas emergentes que partilham o nosso espírito irreverente. Queremos contar histórias que provoquem, que emocionem, e o Festival é o palco ideal para isso”, afirmou Ignasi Prieto, Chief Brand Officer da CUPRA. “Queremos colaborar na promoção dos filmes apresentados em Sitges, ao mesmo tempo que damos visibilidade aos jovens talentos e os ajudamos a transformar o mundo do cinema através do concurso The Dream Makers. Señuelo é exatamente o tipo de história que a CUPRA procurava, e é fantástico vê-la estrear no Festival”, acrescentou.
Adicionalmente, enquanto Parceiro Automóvel Oficial da 58.ª edição do Festival de Cinema de Sitges, a CUPRA irá atribuir uma bolsa no valor de 20.000 euros ao vencedor do Prémio de Melhor Filme, uma distinção inserida na Seleção Oficial Fantástica em Competição. Este apoio financeiro tem como objetivo viabilizar a distribuição da obra em território espanhol, ampliando o seu impacto a nível nacional. O vencedor será anunciado durante a cerimónia de encerramento do festival, a 18 de outubro, reforçando o compromisso da CUPRA com a arte cinematográfica e com a promoção de novos talentos.
De acordo com o Diretor do Festival de Cinema de Sitges, Àngel Sala:
“O Festival de Sitges pretende ser uma plataforma para artistas em ascensão. À medida que a nossa parceria com a CUPRA se torna mais sólida, conseguimos continuar a derrubar barreiras para os jovens cineastas e a dar poder ao talento emergente.”
Señuelo: ousado, emotivo e perturbador.
Decorrendo entre 9 e 19 de outubro, a noite de abertura do Festival de Cinema de Sitges contou com a estreia de Señuelo perante uma audiência de 1.400 pessoas no Auditório Meliá Sitges. Escrita e realizada por Martha G. Ayerbe, uma das vencedoras do concurso de curtas-metragens The Dream Makers — uma iniciativa da Fundação SEAT CUPRA — a curta oferece uma crítica poderosa à masculinidade, contada através do olhar inocente de uma criança que assiste à perpetuação de ciclos de abuso ao longo de gerações. Combinando elementos do cinema fantástico, a realizadora retrata uma complexa relação entre pai e filho, que se desenrola no universo da caça.
“Quero agradecer à CUPRA e a todos os que tornaram Señuelo possível. Estarei eternamente grata por terem concretizado o meu sonho. Todo este processo foi transformador e poder dar vida à minha arte e apresentá-la na noite de abertura do Festival de Cinema de Sitges é, sem dúvida, um verdadeiro presente”, afirmou Martha G. Ayerbe.
Señuelo foi selecionado entre 400 candidaturas provenientes de 15 países, como um dos dois projetos vencedores da primeira edição do concurso The Dream Makers, produzido em colaboração com o embaixador da marca CUPRA, J.A. Bayona, e a ESCAC.
Para além de Señuelo, a CUPRA produziu também Homing, a segunda curta-metragem premiada no concurso, cuja estreia acontecerá em breve. Concebida por Hansel Rodrigues e Lizzie Atherton, do Reino Unido, a história aborda a temática da imigração e os limites do politicamente correto, de uma forma original e provocadora.
“Desde o início do trabalho em Señuelo, sabíamos que era um projeto especial — ao mesmo tempo intenso e emotivo. Com ecos do cinema fantástico clássico, o trabalho da Martha evoca uma atmosfera inquietante, criando uma tensão perturbadora, mas mantendo sempre uma forte dimensão humana no seu núcleo”, afirmou J.A. Bayona. “A viagem desde o argumento até ao ecrã foi emocionante, e foi uma honra orientar a Martha ao longo deste percurso. Estrear Vieja Loca, um projeto que tive o privilégio de produzir, em Sitges — um festival que sempre valorizou narrativas ousadas — torna este momento ainda mais especial”, acrescentou.
Daniel Brühl, ator de Hollywood e membro do júri do concurso The Dream Makers, comentou:
“A curta-metragem é profundamente emotiva, e o talento da Martha é notável. Sei que a indústria está entusiasmada por ver mais cineastas do seu calibre a moldar o futuro do cinema.”
“Poder colaborar com a CUPRA na descoberta de novos criadores tem sido uma experiência entusiasmante. Na ESCAC, acompanhámos de perto a evolução da Martha como realizadora em todas as fases do processo. Señuelo é o exemplo perfeito do que pode acontecer quando se dá espaço, recursos e confiança ao talento jovem. O talento existe — só precisamos de o tornar visível, e a CUPRA tornou isso possível”, afirmou Aintza Serra, produtora da ESCAC e membro do júri.
Um sonho tornado realidade para jovens cineastas
A primeira edição de The Dream Makers, uma iniciativa da Fundação SEAT CUPRA, integrou dois concursos paralelos com o objetivo de apoiar jovens cineastas: o Concurso de Curtas-Metragens, criado para ajudar realizadores emergentes a dar vida às suas histórias no ecrã, e o Concurso de Estudos Cinematográficos, que atribuiu uma bolsa de estudo integral na ESCAC ao vencedor, permitindo-lhe desenvolver ainda mais o seu talento cinematográfico.
A CUPRA anunciou a segunda edição do concurso de curtas-metragens The Dream Makers, em colaboração com o Festival de Cinema de Berlim e o Studio Babelsberg. Os vencedores serão anunciados durante a edição de 2026 da Berlinale.
Fonte:
MAIS NOTÍCIAS
BYD entra no TOP10 de marcas mais vendidas em Portugal e é número 1 na venda de elétricos
11 Setembro 2025
Honda Motor Europe recebe Prémio Platina de Serviço de Confiança 2025 da Feefo
20 Fevereiro 2025
Novo BYD SEAL 6 DM-i já disponível em Portugal nas carroçarias Sedan e Touring, com a liberdade da tecnologia Super Híbrida Plug-in
16 Setembro 2025
CUPRA faz história no Festival de Cinema de Sitges ao transmitir em direto as estreias de Vieja Loca (J.A. Bayona) e Señuelo (Martha G. Ayerbe), vencedor do concurso The Dream Makers
20 Outubro 2025
Recomendar a um amigo
Preencha o formulario abaixo para recomendar esta notÃcia a um amigo