Alfa Romeo 33 Stradale: A ousadia de sonhar

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Alfa Romeo 33 Stradale: A ousadia de sonhar

Alfa Romeo 33 Stradale: A ousadia de sonhar

04 Setembro 2023

  • A Alfa Romeo tem o prazer de anunciar o regresso do lendário 33 Stradale, um ícone dos anos 60, considerado por muitos como um dos mais belos automóveis de todos os tempos, e derivado diretamente do Tipo 33 - outrora um grande nome do desporto automóvel a nível mundial.
  • Um projeto que celebra respeitosamente a história da marca e a leva para o futuro. O novo 33 Stradale constitui o elo ideal entre os motores de combustão interna do passado e o futuro elétrico, conseguido através de uma reinterpretação rigorosa e respeitadora das características estilísticas do 33 Stradale de 1967. Um automóvel que assume o papel de manifesto da Alfa Romeo e antecipa alguns pormenores do futuro da marca
  • Depois de mais de 50 anos, a Alfa Romeo regressa ao mundo dos automóveis "fuoriserie" (construído à medida), com uma série limitada de apenas 33 unidades, todas já vendidas.
  • Um automóvel "fuoriserie" (construído à medida) homologado para ser conduzido em estrada, o 33 Stradale oferece uma performance excecional em pista, mas foi concebido sem quaisquer cedências em termos de conforto e facilidade de utilização, mesmo no dia a dia.
  • Fabricado à mão na Carrozzeria Touring Superleggera, os seus padrões de qualidade por medida garantem uma atenção obsessiva aos pormenores. Cada automóvel é concebido para ser uma obra de arte única e irrepetível, com a ambição de se tornar parte da história da Alfa Romeo.
  • Um nível de personalização sem precedentes: para garantir a singularidade de cada modelo, surge agora a "Bottega", uma equipa de profissionais da Alfa Romeo que envolve os clientes desde o início, para começarem a criar em conjunto o seu próprio automóvel, único em cada detalhe, até à opção de "assinar" pessoalmente o número do chassis.
  • O projeto confirma a abordagem da Alfa Romeo à produção de edições limitadas exclusivas, através de processos artesanais, inovação tecnológica e profunda interação com os clientes.
  • O projeto é o resultado da paixão da equipa Alfa Romeo, cujo forte desejo era criar um modelo único no panorama automóvel e no Grupo Stellantis, mas acima de tudo algo que pudesse estar à altura da história da marca. A oportunidade de uma vida para fãs de automóveis que transformaram a sua paixão na sua vocação, como um sonho tornado realidade.

 

A Alfa Romeo tem o prazer de anunciar o renascimento do 33 Stradale "fuoriserie" (construção à medida), um verdadeiro "manifesto" das capacidades da marca italiana - agora e no futuro - em termos de estilo e experiência de condução. Produzido em apenas 33 unidades exclusivas, de acordo com um processo artesanal único, o novo coupé de dois lugares combina a herança e o futuro da marca como símbolo do nobre desportivismo italiano.


Para tornar um sonho realidade, o ingrediente essencial é uma boa dose de coragem e uma saudável pitada de loucura. Esta foi a mesma receita do automóvel considerado por muitos como um dos mais belos de sempre: o 33 Stradale, lançado em 1967. Hoje, com a mesma ousadia e visão, a equipa da Alfa Romeo concebeu e desenvolveu o novo 33 Stradale, uma autêntica obra de arte em movimento, resultado da combinação perfeita entre beleza e tecnologia. O seu objetivo é proporcionar a mais emocionante experiência de condução e o charme imortal de um ícone a um círculo muito pequeno de entusiastas, que acreditaram no projeto desde o início. O novo 33 Stradale foi criado na recém-fundada "Bottega" da Alfa Romeo, onde os designers, engenheiros e historiadores da marca começaram por ouvir os potenciais compradores e depois produziram o automóvel em conjunto, exatamente da mesma forma que nas boutiques de artesãos renascentistas e nas oficinas dos anos 60 de reputados construtores de carroçarias italianos.

Nas palavras de Jean-Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo: "Com o novo 33 Stradale, queríamos criar algo que estivesse à altura do nosso passado, que servisse a marca e que deixasse orgulhoso o público Alfisti. Este resultado só poderia ter sido alcançado graças à competência, ao trabalho árduo e à paixão da nossa equipa, com o apoio da direção que tem a clara ambição de contribuir para escrever capítulos no futuro da marca, em pleno respeito pela sua história única. Este é o primeiro automóvel ‘fuoriserie’ (construído à medida) da marca desde 1969 e prometo que não será o último."

 

O epítome da "beleza necessária"

Produzido pelo Alfa Romeo Centro Stile, o novo 33 Stradale inspira-se no histórico modelo de 1967, enriquecendo a sua beleza escultural com alguns elementos de design da nova linguagem de estilo da Alfa Romeo. O exterior apresenta um equilíbrio perfeito entre proporções, volumes e processamento das superfícies, e torna-se o epítome da "beleza necessária" da Alfa Romeo. A dianteira tem um volume poderoso e musculado, onde se destacam o emblemático escudo e as formas complexas dos faróis com a sua base elíptica. O perfil é dinâmico e esguio, com portas com abertura "elytra" e duas grandes entradas de ar laterais. A carroçaria é projetada para a frente, com superfícies modeladas de acordo com os critérios típicos da expressão formal da Alfa Romeo. Além disso, graças à abertura angular das portas e ao grande tejadilho panorâmico envolvente, o condutor pode desfrutar de uma vista única, muito semelhante à do cockpit de um avião. A visão de conjunto proporcionada pela abertura do capot e das portas reforça o carácter teatral do automóvel. A traseira "brutal" é equilibrada pela frente sinuosa e a altura máxima não se situa ao nível do para-brisas, como em qualquer outro automóvel desportivo, mas sim a meio do tejadilho. A zona traseira, em particular, exprime a força do automóvel, graças à sua traseira truncada, ao grafismo em forma de V e aos faróis traseiros redondos. A eficácia aerodinâmica é confirmada por um Cx de 0,375 a Cz zero (downlift) - para uma grande precisão sem a ajuda de sistemas ativos.

Os interiores também se distinguem pelo minimalismo do design e dos materiais, todos eles concebidos com o objetivo de proporcionar o maior envolvimento possível na experiência de condução. Em particular, o cockpit foi concebido com o objetivo de minimizar os componentes que poderiam distrair o condutor, como se pode ver pelo número limitado de comandos com uma utilização prática durante a condução e que se encontram na consola central. Diretamente à frente do condutor encontra-se um ecrã, cujo design "telescópico" 3D envolve o condutor numa interação inédita. O volante, desprovido de todos os seus botões habituais, oferece uma experiência de puro prazer de condução. Tal como num cockpit de avião, os comandos estão localizados a diferentes níveis, na baixa consola central e num plano mais elevado, instalados no revestimento central no interior do tejadilho. Os interiores estão disponíveis em dois níveis de acabamento: "Tributo" e "Alfa Corse". O tablier e o túnel central, inspirados na aviação, utilizam materiais como o alumínio, a fibra de carbono, a pele e a Alcantara. Os bancos envolventes reinterpretam os do seu antecessor, garantindo conforto e ergonomia. Cada detalhe foi concebido para criar um ambiente exclusivo e envolvente, mantendo a herança estética e técnica do 33 Stradale de 1967.

 

Uma experiência de condução única

A equipa da Alfa Romeo estabeleceu o ambicioso objetivo de oferecer uma experiência de condução semelhante à de um veículo de competição, mas num modelo adequado à utilização quotidiana em estrada, sem comprometer o conforto e a segurança de utilização, mesmo no dia a dia. O novo 33 Stradale apresenta, portanto, o melhor da engenharia da Alfa Romeo, como se pode ver na suspensão de braços duplos com amortecedores ativos e na evolução do motor V6 2.9 litros.

A nova edição especial da Alfa Romeo pode ser equipada com um motor V6 biturbo com mais de 620 cv ou pode vir associada a uma configuração BEV com mais de 750 cv. A performance é excelente em ambas as versões. A sua velocidade máxima é de 333 km/h e a aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em menos de três segundos. A suspensão de braços duplos com amortecedores ativos e o sistema de elevação do eixo dianteiro asseguram o comportamento e o conforto de utilização esperados. O sistema de travagem Alfa Romeo Brake-By-Wire e os travões de carbono-cerâmica da Brembo oferecem igualmente uma performance de alto nível.

estrutura em forma de H em alumínio e o monocoque em fibra de carbono garantem rigidez e leveza. Para assegurar as elevadas exigências de rigidez e segurança, foi concebida uma estrutura de tejadilho em fibra de carbono e alumínio, com portas do tipo borboleta com dobradiças especiais. As molduras das janelas também são feitas de fibra de carbono e o vidro traseiro é em policarbonato.

afinação do automóvel será apoiada pelo piloto de Fórmula 1 Valtteri Bottas na lendária pista de Balocco, trazendo assim a experiência da disciplina máxima do mundo da competição para a condução quotidiana e assegurando o inconfundível comportamento da Alfa Romeo.

 

A "Bottega"

O projeto 33 deu origem à "Bottega" da Alfa Romeo, uma equipa de profissionais que trabalhou em estreita colaboração com os clientes para conceber 33 exemplares únicos e exclusivos. A "Bottega" inspira-se nas oficinas renascentistas e nos construtores de carroçarias dos anos 60 que criaram obras de arte de pura beleza, de acordo com os requisitos dos seus clientes. Da mesma forma, os clientes foram envolvidos no processo criativo desde o início do projeto. Os primeiros encontros com alguns deles tiveram lugar no Grande Prémio de Monza de 2022 e estes tiveram a oportunidade de expressar os seus desejos para o automóvel. Em poucas semanas, as 33 unidades já tinham sido vendidas. A Bottega tem a sua sede na Sala del Consiglio do Museu em Arese, onde o projeto do 33 Stradale foi aprovado em 1967. Por último, mas não menos importante, cabe ao Comité 33 aprovar os pedidos dos clientes, assegurando que a história e a imagem icónica do automóvel são respeitadas. Um comité específico presidido pelo CEO da Alfa Romeo e cujos membros são os responsáveis pelos vários departamentos da marca.

 

Trabalho artesanal e inovação para um nível de personalização sem precedentes 

O novo "fuoriserie" (construído à medida) será produzido em apenas 33 unidades, através de um programa dedicado que permitiu aos clientes desenvolver elementos estilísticos funcionais em conjunto com a equipa de desenvolvimento da Alfa Romeo: entradas de ar, jantes e até o distintivo escudo frontal. Assim, nunca existirão dois automóveis idênticos no mundo, tornando-os obras-primas "sobre quatro rodas", com a ambição de se tornarem parte da história da Alfa Romeo. A mesma singularidade também se manifesta num procedimento de registo exclusivo que permite aos clientes "assinarem" pessoalmente o número do chassis. O VIN específico inclui oito dígitos escolhidos pelo cliente e é também assinalado no túnel central. Com uma experiência consolidada no campo dos mais exclusivos automóveis feitos à medida, a Alfa Romeo empregará a perícia da Carrozzeria Touring Superleggera para construir os automóveis.  São assim assegurados padrões de qualidade à medida que garantem uma atenção obsessiva aos detalhes.

 

As raízes da lenda

O 33 Stradale de 1967 foi derivado diretamente do Tipo 33, o monarca do automobilismo mundial nessa época. O Projeto 33 marcou o regresso da Alfa Romeo às corridas, liderado pelo então Presidente da marca, Giuseppe Eugenio Luraghi, e por Carlo Chiti da Autodelta, o recém-formado departamento de competição. O contrarrelógio de Fléron, perto de Liège, foi escolhido para a sua estreia. O piloto era o chefe de testes da Autodelta, Teodoro Zeccoli. A 12 de março de 1967, o 33 entra no mundo da competição e obtém uma vitória imediata, a primeira de uma longa série de sucessos nos circuitos mais prestigiados que o levarão até ao topo, com vitórias no Campeonato do Mundo para Marcas em 1975 e 1977. Na onda do entusiasmo desportivo, a Alfa Romeo decidiu produzir o 33 numa edição muito limitada para clientes particulares, como um automóvel "fuoriserie" (construído à medida) que combinava as performances do Tipo 33 de competição com o conforto e a condução adequados ao uso quotidiano. design foi confiado a Franco Scaglione, que colocou toda a sua experiência técnica e ousadia criativa no design do 33 Stradale, resultando numa obra-prima onde a inovação no estilo se mistura com a procura pela eficiência aerodinâmica e funcionalidade.  O design do 33 Stradale de 1967, a quintessência da beleza num automóvel, é quase impossível de descrever: as suas expressões eram o equilíbrio das suas formas, a pureza das suas linhas, a elegância de todos os seus pormenores. Entre 1967 e 1969, foram produzidos apenas dezoito exemplares, um dos quais se encontra atualmente no Museu de Arese, o que faz dele uma peça extremamente rara e muito cobiçada pelos colecionadores. Seis destes chassis foram utilizados para a realização de protótipos, que anteciparam duas décadas de design automóvel: o Carabo (1968), o P33 Roadster GS (1968), o 33/2 Coupé Speciale (1969), o Cuneo (1971), o Iguana (1969) e o Navajo (1976). Em suma, o 33 Stradale é um modelo lendário que marcou não só a história da Alfa Romeo, mas também a do design italiano.

 

DESIGN - O MANIFESTO DA BELEZA NECESSÁRIA

 

  • A linha sensual e atraente torna este automóvel "fuoriserie" (construído à medida) único, combinando beleza e performance.
  • O exterior apresenta um equilíbrio perfeito entre proporções, volumes e processamento das superfícies e torna-se o epítome da "beleza necessária" da Alfa Romeo.
  • A frente apresenta a sinuosa curvatura típica da Alfa Romeo, com referências ao inconfundível "V" no capot e ao icónico escudo.
  • design lateral é elegante e dinâmico, com entradas de ar e portas "elytra" que melhoram a acessibilidade e a ergonomia, bem como oferecem uma vista panorâmica única para o condutor.
  • A traseira exprime a essência "brutal" do 33 Stradale, com um grafismo em forma de V e grupos óticos redondos.
  • A eficiência aerodinâmica é confirmada por um excelente Cx de 0,375, obtido sem a ajuda de elementos aerodinâmicos ativos.
  • Os interiores são propostos em dois níveis de acabamento base, "Tributo" e "Alfa Corse", caracterizados por materiais de elevada qualidade e design inspirado no seu antecessor de 1967.
  • O volante desportivo e a instrumentação "telescópica" realçam o conceito de orientação para o condutor, com uma sensação de condução precisa e direta.
  • tablier e o túnel central apresentam pormenores "mecânicos" inspirados na aviação, enquanto os envolventes bancos e painéis das portas contribuem para criar um ambiente exclusivo e confortável.

 

Alejandro Mesonero-Romanos, Diretor de Design da Alfa Romeo: "O projeto 33 Stradale surgiu como resultado da paixão e dedicação de uma pequena equipa de ‘designers’ e engenheiros do Centro Stile da Alfa Romeo. O ‘design’ é inspirado na obra-prima de Franco Scaglione de 1967, com uma visão arrojada das linhas dos futuros modelos Alfa Romeo. O resultado é possível graças à perícia e à melhor tradição do ‘design’ italiano. Um verdadeiro manifesto de ‘beleza essencial’: um número limitado de linhas, sensuais e ao mesmo tempo poderosas, capazes de despertar o desejo e emoções fortes".

A linha sensual e atraente - obra do Alfa Romeo Centro Stile - confere a este automóvel único "fuoriserie" (construído à medida) uma combinação de beleza e performance. Com o devido respeito por um autêntico ícone, mas com a mesma personalidade e audácia, o Alfa Romeo Centro Stile começou a estudar as suas proporções e a harmonia das suas linhas, enriquecendo a sua beleza escultural com alguns elementos de design da nova linguagem de estilo da Alfa Romeo. As proporções do automóvel estão em total consonância com o original: a distância entre eixos está relacionada com o comprimento e o diâmetro das rodas com a altura. Além disso, alguns detalhes de design foram alterados, mas a inspiração permanece a mesma: a traseira "brutal" é equilibrada pela frente sinuosa e o ponto de altura máxima não está ao nível do para-brisas, como em qualquer outro automóvel desportivo, mas a meio do tejadilho.

EXTERIOR

Um primeiro olhar cativa o observador com o equilíbrio perfeito entre proporções, volumes e processamento das superfícies do novo 33 Stradale. Uma combinação emocionante que é o epítome da "beleza necessária", ou seja, o princípio criativo inerente ao ADN da marca que vê a estética e a técnica profundamente interligadas.

Dianteira: o 33 Stradale tem um volume poderoso e musculado, com a sinuosa curvatura típica da Alfa Romeo, emblemática do 33 Stradale de 1967.  Alguns traços estilísticos remetem também para o inconfundível "V" no cofango - este termo identifica o componente único que integra o capot e o para-choques, para recordar a saída de ar do 33/2. A zona frontal do automóvel apresenta ainda o caraterístico escudo da Alfa Romeo em fibra de carbono - fica ao critério do cliente se com o logótipo clássico ou numa versão 3D - como ponto natural de convergência das duas nervuras que percorrem a frente. As características e o ADN do histórico 33 são preservados no visual do automóvel extremamente evocativo e claramente reconhecível. Este é o resultado dos faróis com a sua forma complexa sobre uma base elíptica, no interior da qual residem objetos refinados de design e tecnologia, para dar vida a funções e à performance com um toque moderno. Por fim, o design da frente é finalizado pelos apêndices aerodinâmicos em fibra de carbono situados na parte inferior.

Laterais: extremamente esguias e dinâmicas, as laterais transferem de forma ideal para o eixo traseiro toda a potência e energia expressas pela poderosa musculatura do automóvel. Duas grandes entradas de ar laterais, necessárias para alimentar os intercoolers, definem gráfica e volumetricamente a origem e o desenvolvimento dos músculos da traseira. A carroçaria é projetada para a frente, com superfícies modeladas de acordo com os critérios típicos da expressão formal da Alfa Romeo. As secções cilíndricas e os processos típicos da marca transmitem a sensualidade caraterística que une os modelos históricos e atuais. A abertura do cofango dianteiro e traseiro é uma caraterística que foi deliberadamente recuperada. Este é também o caso da nova criação Alfa Romeo, que proporciona uma abertura teatral e um acesso rápido às partes mecânicas em pleno estilo de competição. As portas com abertura "elytra" merecem uma secção à parte. Para além de homenagearem o histórico 33 Stradale - onde foram vistas pela primeira vez - a sua cinética garante uma excelente acessibilidade e ergonomia. Além disso, graças à abertura em ângulo das portas e ao grande tejadilho panorâmico envolvente, o condutor pode desfrutar de uma visão única da estrada, da paisagem e do céu, de tal forma que a sua experiência se torna muito semelhante à do cockpit de um avião. A visão global proporcionada pela abertura do cofango e das portas reforça o aspeto teatral do automóvel.

Traseira: Esta zona do automóvel encarna a essência "brutal" do Stradale. A forma central em V da traseira truncada aumenta a perceção da cor da carroçaria, mantendo à vista a parte técnica em fibra de carbono na parte inferior. Os farolins traseiros, cuidadosamente evoluídos, são uma referência poderosa aos seus homólogos redondos do antecessor deste automóvel. Os indicadores de direção laterais estão divididos em duas partes, uma integrada no centro do conjunto de luzes traseiras e outra que emerge do lado do guarda-lamas, dando vida a uma reinterpretação das saídas de ar laterais atrás da roda traseira.

Aerodinâmica: desde o início, o desenvolvimento do exterior do 33 Stradale foi caracterizado pela necessidade de melhorar o estilo e as especificações técnicas do automóvel, tanto do ponto de vista dinâmico como aerodinâmico. Por isso, todas as soluções de estilo adotadas foram otimizadas em função do objetivo final: a performance. Por exemplo, os faróis na parte inferior integram também uma entrada de ar para direcionar o fluxo de ar no sentido correto e alimentar o radiador; nas laterais, dão origem a uma ranhura aerodinâmica cujo objetivo é melhorar o Cx do automóvel. Da mesma forma, o braço de suporte dos espelhos retrovisores tem uma dupla função de spoiler para direcionar o fluxo de ar para as entradas de ar laterais, para maximizar o seu desempenho. Estas soluções, combinadas com formas esculturais, permitem que o 33 Stradale atinja os mais elevados níveis de eficiência aerodinâmica. O ar envolve o automóvel e segue o seu caminho natural, sem ser impedido por arestas e irregularidades. Isto resulta num “efeito de solo" que contribui para aumentar a estabilidade a altas velocidades. Do mesmo modo, uma análise inicial meticulosa em software CFD, seguida de testes em túnel de vento, permitiu obter um excelente Cx (coeficiente de resistência aerodinâmica) de 0,375, sem a ajuda de sistemas aerodinâmicos ativos.

INTERIOR

Os interiores - disponíveis na configuração Tributo, uma homenagem ao automóvel histórico, e na Alfa Corse, a expressão mais desportiva - distinguem-se também pelo minimalismo do design e dos materiais, todos eles concebidos com o objetivo de proporcionar o maior envolvimento possível na experiência de condução. No interior do 33, tal como no automóvel histórico, o condutor e os passageiros podem experimentar a intenção precisa de proporcionar uma abordagem à condução totalmente purificada de todas as interferências exigidas num automóvel convencional. Na consola central encontra-se um número limitado de comandos com uma utilização prática durante a condução. Diretamente à frente do condutor encontra-se um ecrã, cujo design "telescópico" 3D envolve o condutor numa interação inédita. Tal como em todos os Alfa Romeo, o volante é o principal "meio de comunicação" com o automóvel; desprovido de todos os botões que habitualmente o acompanham, proporciona-lhe uma experiência de puro prazer de condução, cortesia das prestigiadas patilhas em alumínio para mudança de velocidade. Como num cockpit de avião, os comandos estão localizados a diferentes níveis, na consola central baixa e num plano mais elevado, instalados no revestimento central do interior do tejadilho.

Volante desportivo e painel de instrumentos "telescópico": O 33 Stradale valoriza o conceito de orientação para o condutor, possível graças a dois componentes essenciais para qualquer Alfa Romeo: o volante e o painel de instrumentos. O primeiro tem uma forma compacta e desportiva, assegurando uma sensação de direção precisa e direta; é também embelezado por linhas depuradas, dada a ausência de comandos no volante, e pelos três braços em alumínio num dos acabamentos (Tributo) ou em fibra de carbono no outro (Alfa Corse). A segunda caraterística é o painel de instrumentos "telescópico", com uma clara matriz estilística Alfa Romeo, que reúne todas as informações necessárias à condução. A apresentação do painel de instrumentos varia em função do modo de condução selecionado - "Strada" ou "Pista" - e tem gráficos de fácil leitura, o que significa que o condutor pode manter tudo sob controlo sem distrações de comandos que seriam supérfluos neste tipo de automóvel.

Tablier  e túnel central: inspirado no mundo da aviação, um campo intrinsecamente ligado à história da marca, o túnel central apresenta interruptores "mecânicos" para as poucas funções onde não há absolutamente nenhuma margem para dúvidas ou erros. Assim, até mesmo o arranque do novo 33 Stradale é uma experiência imersiva a ser desfrutada ao máximo. O tablier, simples e funcional, combina a solidez fria do alumínio e/ou da fibra de carbono com o calor e a suavidade da pele e/ou da Alcantara. As saídas de ar tradicionais estão escondidas no volume do tablier, tornando-o um componente limpo e desportivo. Além disso, entre o tablier e o túnel central encontra-se um grande ecrã retrátil para gerir todas as configurações desta edição especial da Alfa Romeo. Por último, mas não menos importante, todos os modelos estão equipados com um refinado e potente sistema áudio premium com sete altifalantes, para uma imersão total no som.

Bancos e painéis das portas: confortáveis e envolventes, os bancos são a reinterpretação contemporânea dos originais, como se pode ver nas cores e nas famosas nervuras laterais; dispõem também de comandos elétricos de seis vias e quatro posições lombares. Por fim, os mesmos materiais e cores dos bancos são utilizados nos estofos dos painéis das portas, no tablier, no painel de instrumentos e no túnel central, criando um ambiente exclusivo.

 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS - UMA EXPERIÊNCIA DE CONDUÇÃO INESQUECÍVEL

 

  • O novo 33 Stradale ostenta o melhor da engenharia "Made at Alfa Romeo", incluindo a suspensão de braços duplos com amortecedores ativos e a evolução do motor V6 já presente nos automóveis de maior performance de marcas italianas.
  • Disponível com um motor V6 biturbo de 3,0 litros com mais de 620 cv e uma caixa DCT de oito velocidades, tração traseira e diferencial eletrónico de deslizamento limitado, ou na configuração BEV com mais de 750 cv de potência e com uma autonomia estimada de 450 km (WLTP).
  • Uma velocidade máxima declarada de 333 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de três segundos, com uma travagem a partir dos 100 km/h até a uma imobilização em menos de 33 metros.
  • Chassis em alumínio com estrutura em H e monocoque em fibra de carbono: a estrutura leve e rígida otimiza a agilidade e o comportamento do automóvel.
  • Suspensão de braços duplos com amortecedores ativos para um comportamento excecional e um conforto inigualável, além de um sistema de elevação do eixo dianteiro para enfrentar os obstáculos na estrada.
  • A afinação do automóvel beneficiará da colaboração do piloto de Fórmula 1 Valtteri Bottas para oferecer uma experiência de condução como a de um automóvel de pista, mantendo-se ao mesmo tempo adequado à utilização quotidiana na estrada.

 

A equipa Alfa Romeo dedicada ao novo 33 Stradale foi incumbida de um objetivo ambicioso: oferecer uma experiência de condução como a de um automóvel de pista, mas em uso quotidiano na estrada, onde o condutor possa viver a inerente emoção mesmo não sendo um profissional. De facto, o novo 33 Stradale está homologado para ser conduzido em estrada, mas apresenta níveis superiores de performance, condução e conforto. Para garantir isto, todos os modelos 33 serão desenvolvidos, testados e certificados por uma equipa de engenheiros dedicados, trabalhando com o piloto de F1 Valtteri Bottas. O piloto finlandês irá apoiar a afinação do automóvel na pista de testes de Balocco, na província de Vercelli, trazendo assim a experiência da F1 para a condução quotidiana e garantindo o comportamento inconfundível da Alfa Romeo. Os componentes que mais contribuem para o extraordinário desempenho da nova edição especial da marca italiana global são apresentados de seguida.

Configurações ICE e BEV: o 33 Stradale pode ser equipado com um motor V6 biturbo de 3,0 litros com mais de 620 cv e uma caixa de velocidades DCT de oito relações, tração traseira e diferencial eletrónico de deslizamento limitado, ou em configuração BEV com mais de 750 cv, com uma autonomia estimada de 450 km (WLTP). Em pormenor, o motor de combustão interna é a evolução do V6 que já equipa os automóveis de mais alto desempenho de marcas italianas. Está montado longitudinalmente em posição central e permite que o automóvel atinja uma velocidade máxima de 333 km/h, acelerando dos 0 aos 100 km/h em menos de três segundos. Sem esquecer o facto de o condutor poder selecionar o modo de condução utilizando os interruptores no túnel central: Strada e Pista. O primeiro é o modo ativado quando se liga o automóvel e que garante conforto e prazer de condução: entrega de potência moderada, sensibilidade habitual dos pedais, suspensão macia, transmissão fluida e válvulas de escape ativas abertas apenas acima das 5.000 rpm. No modo "Pista", o cliente pode optar por uma condução repleta de adrenalina: a potência está no seu auge, os pedais são ainda mais sensíveis e a suspensão é mais firme; em termos de especificações, o motor V6 biturbo e a caixa de velocidades revelam toda a sua rapidez e as válvulas de escape ativas estão sempre abertas. Além disso, neste modo de condução, o condutor pode optar por desativar totalmente o controlo de tração (ESC OFF).

Chassis em alumínio com estrutura em H e monocoque em fibra de carbono: o desenvolvimento dinâmico e a afinação são efetuados explorando a flexibilidade oferecida pela estrutura rígida e leve do 33 Stradale, para a qual foi feita uma utilização extensiva de materiais leves, resultado de uma produção que combina processos de alta tecnologia com o mais rigoroso trabalho artesanal. Em pormenor, o chassis em H é fabricado em alumínio para obter a máxima rigidez torsional e garantir uma condução precisa e segura, enquanto o monocoque é construído em fibra de carbono. A escolha foi motivada pela necessidade de reduzir o peso o mais possível, mas também de otimizar o centro de gravidade do automóvel, com vantagem para a agilidade e a facilidade de condução nos percursos mais exigentes. Também para garantir elevadas qualidades de rigidez e segurança, foi concebida uma estrutura de tejadilho em fibra de carbono e alumínio, com dobradiças especialmente desenvolvidas para as portas com abertura do tipo borboleta. As molduras das janelas também são feitas em fibra de carbono e o vidro traseiro é em policarbonato.

Suspensão: O novo 33 Stradale adota um esquema de suspensão de braços duplos com amortecedores ativos e direção semi-virtual nos eixos dianteiro e traseiro. Esta tecnologia 100% Alfa Romeo proporciona um ótimo controlo do volante e o mais elevado grau de precisão da direção. Também proporciona uma ótima aceleração lateral, garantindo o melhor comportamento em todas as condições de condução. Além disso, o sistema pode filtrar as irregularidades da superfície da estrada para proporcionar maior conforto ao condutor.

Elevação do eixo dianteiro: o sistema permite a elevação da frente ao passar por obstáculos como lombas, calhas ou ao entrar em parques de estacionamento ou garagens, para evitar danos na carroçaria. O condutor pode ativar esta função através do comando "Assetto" (configuração) na consola central quando conduz a menos de 40 km/h. O sistema hidráulico eleva o eixo dianteiro em cerca de 50 mm para ultrapassar o obstáculo, regressando depois à altura normal ao desativar manualmente o sistema ou ao exceder o limite de velocidade estabelecido.

Controlos de performance: para desfrutar plenamente da emocionante experiência de condução a bordo do 33 Stradale, é possível definir determinados parâmetros. Por exemplo, quando o automóvel está no modo "Pista", o condutor pode ativar o procedimento "Fast Start" através do botão "Quadrifoglio" no túnel central. O sistema atua sobre a caixa de velocidades, o controlo de tração e a potência para maximizar a aceleração, evitando a perda de motricidade das rodas. Em alternativa, através do seletor "Suspension", o condutor pode alterar as configurações da suspensão em ambos os modos de condução, passando de branda a uma afinação média no modo "Strada", ou de firme a média se o modo "Pista" estiver ativado.

Sistema de travagem: o novo 33 Stradale está equipado com o sistema de travagem integrado Alfa Romeo Brake-By-Wire, o qual permite controlar a pressão de travagem e garantir a estabilidade na sensação do pedal, que depende também do modo de condução selecionado. Produzidos pela Brembo para a Alfa Romeo, os travões em carbono-cerâmica garantem um elevado desempenho e asseguram uma travagem reativa com um reduzido efeito de fadiga a altas temperaturas. Na frente e atrás, os discos são ventilados e perfurados com uma pinça monobloco de seis êmbolos em alumínio na frente e com uma configuração de quatro êmbolos na traseira. Para além das cores clássicas Rosso, Nero e Giallo, as pinças podem ser personalizadas noutras soluções de cores, a pedido.

 

A "BOTTEGA" - ARTESÃOS AO SERVIÇO DOS CLIENTES

 

  • Inspirada nas boutiques do Renascimento e nos construtores de carroçarias dos anos 60, uma equipa de profissionais da Alfa Romeo trabalhou com os clientes para conceber 33 exemplares únicos e exclusivos.
  • Os 33 modelos da nova edição especial Alfa Romeo esgotaram-se em poucas semanas.
  • Presidido pelo CEO da Alfa Romeo, o Comité 33 é composto pelos responsáveis de vários departamentos e aprova os pedidos dos clientes, garantindo que a história e o estatuto icónico do automóvel são respeitados.

Criar uma obra de arte única e irrepetível, esculpindo a matéria e as cores numa forma de pura beleza. Este princípio tem as suas raízes no Renascimento italiano, onde os mestres artesãos davam vida a objetos de grande apelo e qualidade, de acordo com as especificações dos seus clientes. A mesma filosofia estava em vigor nas oficinas dos mais famosos construtores de carroçarias italianos dos anos 60: a pedido dos fabricantes de automóveis ou de compradores individuais, produziam alguns dos mais belos ícones da indústria automóvel, tudo feito à mão. O mesmo princípio vive hoje na "Bottega", uma equipa de profissionais da Alfa Romeo que trabalhou durante um ano em estreito contato com os clientes para chegar primeiro à definição do conceito do novo 33 Stradale e, em seguida, à conceção de 33 exemplares únicos e exclusivos.

Os primeiros encontros com potenciais compradores foram realizados no Grande Prémio de Monza de 2022, onde colecionadores e fãs da marca puderam apreciar os primeiros esboços do automóvel, criados através da paixão e orgulho do Alfa Romeo Centro Stile. A ideia de ressuscitar o ícone tocou tão profundamente estes fãs que, em poucas semanas, as 33 unidades já tinham sido vendidas.

A Alfa Romeo decidiu então reabrir a Sala del Consiglio do Museu em Arese, onde o projeto do 33 Stradale foi aprovado em 1967, como sede da Bottega. Os clientes foram aí recebidos para registar os seus desejos para os seus automóveis, com total respeito pela história e pelo carácter icónico do automóvel original.

Uma grande responsabilidade recaiu sobre o Comité 33, presidido pelo CEO da Alfa Romeo e composto pelos responsáveis de oito departamentos da marca: Design, Heritage, Museu de Arese, Produto, Projetos Estratégicos, Marketing, Comunicação e Competição. Uma vez aprovados, os pedidos de cada cliente foram posteriormente analisados pela Engenharia para verificar se eram viáveis em termos de produção.

 

TRABALHO ARTESANAL E INOVAÇÃO PARA UM NÍVEL DE PERSONALIZAÇÃO SEM PRECEDENTES

 

  • Produzido em apenas 33 exemplares, cada um personalizado e único com base em inúmeras variações de cores exclusivas da carroçaria, revestimentos de prestígio e materiais inovadores.
  • A Alfa Romeo irá recorrer à Carrozzeria Touring Superleggera para construir esta edição limitada, combinando processos artesanais, inovação tecnológica e os desejos dos clientes.
  • Os clientes podem escolher entre quatro pinturas exclusivas, diferentes acabamentos em fibra de carbono e vários logótipos.
  • Dois estilos distintos para o interior: "Tributo" com pele e alumínio, e "Alfa Corse" com fibra de carbono e Alcantara, ambos com diferentes combinações de cores e acabamentos para engrandecer o carácter do automóvel.

O 33 Stradale será produzido em apenas 33 unidades, personalizadas através da seleção de inúmeras variações de cores de carroçaria, estofos e tecidos; haverá também um programa dedicado a clientes com pedidos específicos que queiram personalizar ainda mais o seu automóvel, para deixar uma assinatura indelével e pessoal na história da Alfa Romeo. Por conseguinte, não haverá dois automóveis idênticos no mundo, tornando-os obras-primas "sobre quatro rodas", com a ambição de se tornarem parte da história da Alfa Romeo. Cada automóvel foi concebido para ser único, pelo que cada um é registado de acordo com um procedimento exclusivo e com um VIN específico. Especificamente, as primeiras três letras identificam a marca Alfa Romeo - "ZAR" - enquanto os últimos cinco dígitos foram escolhidos em conjunto com os 33 clientes e definem o veículo como "33STR". Além disso, os últimos oito dígitos podem ser personalizados pelos 33 proprietários e funcionam como a "assinatura" do cliente. Este código de identificação será gravado e posicionado por cima do túnel central numa placa - inspirada no seu homólogo dos anos 60 - e colocada no compartimento traseiro para certificar a especificidade de componentes como o chassis, o motor, a caixa de velocidades/bateria e o monocoque.

Com uma experiência consolidada no domínio dos mais exclusivos automóveis feitos à medida, a Alfa Romeo vai recorrer à Carrozzeria Touring Superleggera, uma das empresas mais famosas do mundo que já deixou a sua marca em alguns dos mais belos Alfa Romeo de todos os tempos. Por conseguinte, o novo modelo "fuoriserie" da marca do Biscione representa uma nova forma de conceber a produção de edições limitadas, combinando habilmente processos artesanais, inovação tecnológica e os desejos dos clientes, um pouco à semelhança do que acontecia no início do século XX, quando a Alfa Romeo modelava as suas criações com a colaboração de famosos construtores de carroçarias italianos. O cliente será então acompanhado ao longo do processo de personalização, traduzindo os seus desejos e sonhos em algo tangível e real. Para apoiar esta viagem através da personalização do automóvel, foram desenvolvidas duas propostas de estilo interior (Tributo e Alfa Corse) como base para a configuração do 33 Stradale. Graças à flexibilidade do trabalho artesanal, também são possíveis pedidos pessoais, por exemplo, a utilização de um revestimento ou de uma cor de carroçaria específica, que serão realizados mediante a aprovação do Comité 33.

Inicialmente, os clientes podem escolher entre três cores de carroçaria exclusivas que recordam a história do 33 Stradale: O clássico Rosso Alfa em tons pastel, uma reinterpretação do azul real, e o mais sofisticado e brilhante Rosso, conhecido como "Villa d'Este". O automóvel também pode ser "vestido" com uma pintura branca e vermelha, em homenagem ao lendário automóvel de competição Tipo 33.  Os clientes têm ainda a opção de selecionar e personalizar os acabamentos visíveis em fibra de carbono, escolher entre diferentes configurações de entradas de ar, optar pelo logótipo Quadrifoglio ou Autodelta a afixar na lateral e escolher a configuração clássica ou 3D da grelha frontal. A assinatura "Alfa Romeo" na traseira também está disponível em preto, dourado ou prateado. As mesmas cores aparecem nas jantes de liga leve "Tributo" de 20 polegadas, para além da opção refinada de dois tons. Por fim, as pinças de travão estão disponíveis opcionalmente em preto, vermelho ou amarelo e as ponteiras de escape duplas podem ter um acabamento cromado escovado ou preto.

Passando ao interior, o novo 33 Stradale está disponível em dois níveis de acabamento base: Tributo e Alfa Corse. O primeiro é marcado pela pele e pelo alumínio e presta homenagem ao 33 Stradale de 1967, exposto no Museu de Arese. O destaque aqui são os estofos interiores em dois tons de pele biscuit e ardósia, utilizados nos bancos, tablier, painéis das portas e túnel central. Os clientes podem também optar por outras soluções de dois tons, como vermelho/preto ou azul/ardósia. Por outro lado, o nível de acabamento "Alfa Corse" é o triunfo da desportividade, com a combinação de fibra de carbono e Alcantara: os estofos dos bancos, tablier, painéis das portas e túnel central combinam Alcantara e pele em tons como preto, vermelho/preto ou azul/preto.

 

AS RAÍZES DA LENDA

  • Uma combinação perfeita de beleza e performance, o 33 Stradale de 1967 encarna o conceito de "beleza necessária" da Alfa Romeo e deriva diretamente do Tipo 33, o monarca do desporto automóvel mundial.
  • O projeto 33 marcou o regresso da Alfa Romeo à competição, liderado pelo seu Presidente Giuseppe Eugenio Luraghi e com contribuições da Autodelta de Carlo Chiti, o recém-formado departamento de competição da marca do Biscione.
  • design do 33 Stradale foi concebido por Franco Scaglione, um dos maiores designers automóveis da época e que criou uma obra-prima de equilíbrio, linhas puras e elegância até ao mais ínfimo pormenor.
  • Entre 1967 e 1969, foram produzidos apenas 18 exemplares, um dos quais se encontra atualmente no Museu de Arese, o que o torna uma peça extremamente rara e muito cobiçada pelos colecionadores.
  • O 33 Stradale inspirou muitos designers italianos famosos, os quais contribuíram para deixar a sua marca na história do automobilismo italiano e do design mundial.

O Alfa Romeo 33 Stradale de 1967 é um dos automóveis mais fascinantes alguma vez produzidos pela marca italiana: é a combinação de beleza e performance, encarnando o conceito-chave da Alfa Romeo de "beleza necessária", ou seja, o equilíbrio perfeito entre a mecânica sofisticada e o estilo que a envolve. Podemos reconstituir brevemente a sua história, prestando homenagem aos visionários audazes que tiveram a determinação de transformar um sonho ambicioso num automóvel "fuoriserie" (construído à medida) que continua a servir de fonte de inspiração para o futuro da marca Alfa Romeo.

Viviam-se os Swinging Sixties, uma época de renascimento económico e de redenção sociocultural. O automóvel era um objeto de desejo, um símbolo de elegância, velocidade e exclusividade. Naquela altura, a Alfa Romeo era dirigida por Giuseppe Eugenio Luraghi, um gestor multifacetado e culto que queria levar a Alfa Romeo de volta ao palco internacional do desporto automóvel, depois das glórias da primeira metade do século. Basta pensar nas vitórias nos Grandes Prémios do primeiro Campeonato do Mundo em 1925, nas onze edições da Mille Miglia, em quatro edições consecutivas das 24 Horas de Le Mans e, no auge da sua glória desportiva, nos dois primeiros Campeonatos do Mundo de Fórmula 1 com os lendários pilotos Farina e Fangio.

Em 1964, o presidente da marca, Luraghi, considerou que já era altura de um regresso oficial à competição. Para reconstituir um departamento de competição, adquire a Autodelta, uma empresa de Udine que já era um parceiro privilegiado na produção do TZ. Com a Autodelta, Carlo Chiti - que já tinha trabalhado em Portello de 1952 a 1957, e que depois se tornou diretor da equipa oficial - também regressou à Alfa Romeo. No mesmo ano tem início o projeto do 33. Luraghi pediu à sua equipa um automóvel que pudesse competir nas "classes do momento" com vista ao sucesso público e à atenção dos media: o Campeonato do Mundo de Sportscar.

Em meados da década de 1960, a Autodelta mudou-se para Settimo Milanese - mais perto da fábrica da Alfa Romeo, mas acima de tudo da pista de testes de Balocco. O primeiro chassis do Tipo 33 concebido pela Alfa Romeo, inspirado na aeronáutica, chegou às oficinas da Autodelta em 1965. Tinha uma estrutura tubular assimétrica em "H", feita em liga de alumínio, com depósitos de combustível internos integrados. No painel dianteiro, uma estrutura em magnésio proporcionava um suporte ideal para a suspensão dianteira, radiadores, direção e pedais. O motor e a caixa de velocidades foram montados longitudinalmente numa posição central traseira. A carroçaria era feita de fibra de vidro, para limitar a massa total do automóvel a 600 kg - o peso mínimo regulamentar. Mais uma vez, a leveza era a arma secreta da Alfa Romeo.

Os prazos de desenvolvimento curtos eram irrealistas para um projeto tão ambicioso (e inovador). Passariam quase dois anos até que o 33 estivesse pronto para correr. Para os primeiros testes, o automóvel adotou o motor de quatro cilindros de 1.570 cc do TZ2; entretanto, foi desenvolvido um motor completamente novo, com uma configuração de oito cilindros em "V", dois litros de capacidade e uma potência de 260 cv.

O primeiro 33 a correr foi imediatamente apelidado de "Periscopica", devido à entrada de ar que se destacava acima da barra de proteção. O contrarrelógio de Fléron, perto de Liège, foi escolhido para a sua estreia. O piloto era o chefe de testes da Autodelta, Teodoro Zeccoli. Após anos de preparação meticulosa, o 33 entrou no mundo do desporto automóvel de competição a 12 de março de 1967 e obteve uma vitória imediata, a primeira de uma longa série de conquistas nos circuitos mais prestigiados. Esta série de vitórias, incluindo no Campeonato do Mundo para Marcas de 1975 e 1977, fez do 33 um líder mundial.

Na onda de entusiasmo pelo seu regresso às corridas, em 1967 a Alfa Romeo decidiu produzir o 33 numa edição muito limitada para particulares, como um automóvel "fuoriserie" (construído à medida) que combinava as performances do Tipo 33 de competição com o conforto e a condução adequados à utilização quotidiana. O projeto foi confiado a Franco Scaglione. Nascido em Florença, no seio de uma antiga família aristocrática, Scaglione estudou engenharia aeronáutica até ser recrutado para o exército. Partiu então para a frente líbia e foi feito prisioneiro em Tobruk. Regressa a Itália em finais de 1946. Determinado a não retomar os estudos, optou por se tornar designer de automóveis: primeiro com a Pininfarina, depois com a Bertone e, por fim, trabalhando por conta própria. Scaglione colocou todos os seus conhecimentos técnicos e ousadia criativa no design do 33 Stradale, resultando numa obra-prima onde a inovação no estilo se mistura com a procura pela aerodinâmica e funcionalidade.

O resultado foi o Alfa Romeo 33 Stradale, um coupé com apenas 99 cm de altura e portas de abertura vertical, um dos raros automóveis de estrada baseados no modelo de competição, do qual herdou excelentes soluções técnicas que ainda hoje conseguem ofuscar as dos automóveis modernos sofisticados, 56 anos depois. O seu design, a quintessência da beleza de um automóvel, é quase impossível de descrever: as suas expressões eram o equilíbrio das suas formas, a pureza das suas linhas, a elegância de todos os seus pormenores. O cofango do 33 Stradale abre-se totalmente para melhorar o acesso aos componentes mecânicos. Pela primeira vez num automóvel homologado para estrada, as suas portas "elytra" facilitam o acesso a um veículo que se eleva menos de um metro do chão. As outras diferenças em relação à versão de pista são a extensão da distância entre eixos em dez centímetros, para beneficiar o espaço no habitáculo, e uma estrutura em aço em vez de alumínio.

Para além do design, a componente mais emocionante de um Alfa Romeo é o seu motor e o 33 Stradale não é exceção. Derivado do motor que equipava a versão de competição e feito de ligas de alumínio e magnésio, com injeção mecânica indireta e uma taxa de compressão de 10:1, o motor de dois litros de cilindrada tem 8 cilindros em V e debita 230 cv às 8.800 rpm e um binário de 206 Nm. Num automóvel tão leve, estes valores traduziam-se num verdadeiro desempenho de supercarro para a época: a velocidade máxima ultrapassava os 260 km/h e a aceleração dos 0 aos 100 km/h era feita em apenas 5,5 segundos. Trata-se, portanto, de uma autêntica joia do automobilismo italiano, concebida pelo lendário engenheiro Giuseppe Busso e aperfeiçoada pela equipa de Carlo Chiti para ser aplicada ao projeto 33.

O 33 Stradale foi oficialmente apresentado no Salão Automóvel de Turim de 1967, tendo sido revelado algumas semanas antes a uma audiência entusiasta de especialistas no Autódromo de Monza, pouco antes do GP de Itália de Fórmula 1. A escolha do local não foi uma coincidência, pois simbolizava a ligação entre o mundo das corridas e o dos automóveis de estrada. Uma ligação selada pela presença do Quadrifoglio, utilizado pela primeira vez por Ugo Sivocci em 1923 e adotado a partir dos anos 60 como símbolo oficial dos Alfa Romeo com maior desempenho desportivo.

Aquando do seu lançamento, o 33 Stradale era o mais belo e o mais caro desportivo do mercado, sendo então vendido por quase 10 milhões de liras italianas, em comparação com os 6 ou 7 milhões dos seus rivais mais prestigiados. Entre 1967 e 1969, foram produzidos apenas dezoito exemplares, um dos quais se encontra atualmente no Museu de Arese, o que faz dele uma peça extremamente rara e muito cobiçada por colecionadores de todo o mundo. Ao longo dos anos, foi celebrado em muitos eventos, exposições e concursos de elegância, consolidando o seu estatuto de ícone do automobilismo mundial.

A beleza imortal do 33 Stradale - cortesia da inspiração de Franco Scaglione e da tecnologia diretamente derivada do Tipo 33 - fazem dele um dos ícones mais representativos da Alfa Romeo. Este atrativo foi fomentado ao longo dos anos pelas interpretações dos maiores designers da época. De facto, alguns dos dezoito chassis do 33 Stradale foram usados para fazer protótipos, que anteciparam duas décadas de design automóvel. O primeiro automóvel de sonho foi o Alfa Romeo Carabo, concebido por Marcello Gardini para a Bertone e apresentado no Salão Automóvel de Paris de 1968. Seguiram-se três projetos Pininfarina: o P33 Roadster GS no mesmo ano, o 33/2 Coupé Speciale em 1969 e o Cuneo em 1971, que herdou o chassis do P33 Roadster GS. O Iguana de 1969 foi o primeiro Alfa Romeo desenhado por Giorgetto Giugiaro, quando a Italdesign era uma empresa recém-fundada. Alguns anos mais tarde, foi acrescentado o "futurista" Navajo de 1976, apresentado pela Bertone. Em suma, o 33 Stradale é um modelo lendário que marcou não só a história da Alfa Romeo, mas também a do design italiano.

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